sábado, setembro 25, 2021

Gripen para o Brasil

Leilão de aeroportos termina com ágio de 347%

Destaques

Alexandre Galante
Jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

Aeroportos de Guarulhos e Viracopos, de São Paulo, e Juscelino Kubitschek, de Brasília, foram privatizados

 

Nesta segunda-feira foi realizado na sede da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), o leilão da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), visando transferir para o setor privado a exploração dos aeroportos de Cumbica, Viracopos e Juscelino Kubitschek. Ao todo, as ofertas vencedoras somam a quantia de R$24.535 bilhões.

No total, o leilão teve um ágio (valor acima do mínimo determinado) que superou 347%. Os três terminais detêm 30% da demanda de passageiros do país.

As empresas, anunciadas nesta segunda, disputaram a concessão de mais de 20 anos para ampliar e manter os aeroportos internacionais. Uma das principais exigências da licitação foi que a concessionária de cada aeroporto concluísse as obras para a Copa do Mundo de 2014, disse a Anac em seu comunicado oficial.

O aeroporto de Guarulhos foi arrematado pelo consórcio Invepar, composto pela Invepar Investimentos e Participações e Infraestrutura, com participação de 90%, e operadora Airport Company South Africa, com 10%.

A concessão de Viracopos, em Campinas, ficou com o consórcio Aeroportos Brasil, 45% pela Triunfo Participações e Investimentos, 45% da UTC Participações e 10% da Egis Airport Operation, da França.

Por fim, o terminal de Brasília ficou com o consórcio Inframérica Aeroportos, 50% da Infravix Participações e 50% da Corporation America, da Argentina. A assinatura de todos os contratos está prevista para até 45 dias. Após esta fase, os terminais serão administrados em conjunto pela a Infraero e os respectivos consórcios por um período de seis meses, antes que a concessionária assuma total responsabilidade pelo seu próprio terminal.

FONTE: Band.com.br

- Advertisement -

15 Comments

Subscribe
Notify of
guest
15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Cascaldi

Quem sabe com o dinheiro arrecadado poderiam comprar uns caças!

tplayer

Acabou a desculpa de que “não existem recursos” para finalização do F-X2.

Corsario137

Aleluia, Aleluia e Aleluia!

Giordani RS

“Ricardo Cascaldi disse:
6 de fevereiro de 2012 às 13:44
Quem sabe com o dinheiro arrecadado poderiam comprar uns caças!”

Vão torrar tudo e muito mais em estádio de futebol!

Giordani RS

“tplayer disse:
6 de fevereiro de 2012 às 14:07
Acabou a desculpa de que “não existem recursos” para finalização do F-X2.”

Avião pra quê? Pra meia dúzia de brigadeiros brincar de guerrinha? (FHC)

uitinaxavier

Caramba as empresas tem cerca de dois anos pra finalizar obras pra copa isso tem cara que não vai dar certo.

Giordani RS

“uitinaxavier disse:
6 de fevereiro de 2012 às 18:09
Caramba as empresas tem cerca de dois anos pra finalizar obras pra copa isso tem cara que não vai dar certo.”

Claro que vai! Nada como o BNDE$ para “empresDAR” um troquinho para finalizar as obra$…

O brasil para os brasileiros…

Vader

Corsario137 disse:
6 de fevereiro de 2012 às 14:08

Aleluia, Aleluia e Aleluia! (2)

Só faltam mais uns duzentos aeroportos, extinguir a Infraero e por todo mundo no olho na rua que talvez funcione… 🙂

edcreek

Ola,

Demorou tudo que e publico no Brasil nao funciona direito.

Mas e importante dizer que o partido Ptralha escomungou o partido tuccano por fazer coisas similares, faca o que falo nao faca o que faco!

Abracos,

Vader

Muito, mas muito bem lembrado prezado Ed.

É o PT se rendendo definitivamente ao capitalismo… (:

Isso é pros socialistinhas de grêmio estudantil que temos aqui e ali entenderem de uma vez por todas que, em economia, não há alternativa que funcione a não ser o capitalismo.

Abc.

Hammadjr

É FHC aprendeu com Collor, Lulla aperfeiçou onde há Privatização há o BNDS para emprestar dinheiro público para um negócio da xina, coisa do capitalismo por isso que funciona

DrCockroach

Em vez de entregar nosso maior e mais movimentado aeroporto para suíços, alemães e cingapurianos comprovadamente competentes, o governo preferiu “vendê-lo” para fundos de pensão de estatais brasileiras e para uma estatal sul-africana. E com recursos do BNDES, é claro, pois capitalismo e risco não são coisas com as quais estamos acostumados — principalmente fundos de pensão de estatais e empreiteiras que sempre trabalharam em parceria com o governo. Portanto, ficamos assim: três estatais irão operar o mais movimentado aeroporto da América Latina. Nada menos que 80% do empreendimento será financiado pelo BNDES (leia-se ‘dinheiro tomado dos pagadores de impostos… Read more »

DrCockroach

“Iata critica privatização de aeroportos brasileiros

Entidade que reúne as 280 maiores empresas aéreas acusa o governo de falta de transparência e diz que passagens podem ficar mais caras ”

http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,-iata-critica-privatizacao-de-aeroportos-brasileiros,102157,0.htm

[]s!

Vader

Não sabia dos detalhes, caro Barata. Pelo visto de fato foi mais uma das privatizações do Capitalismo-de-Estado da PeTralhada.

Nada de novo já que era altamente previsível que iria dar porcaria, dada a incompetência atávica dessa corja…

Abraço.

asbueno

É impressionante a vocação das “elites políticas” deste país em fazer porcaria . Concordo com as críticas ao PT, mas de modo geral as ações são somente recheadas de interesse de grupos de partidos.
Vou aprender sueco e mudar para uma cidade média na Suécia.

Últimas Notícias

USAF seleciona o turbofan F130 da Rolls-Royce para o programa de remotorização do bombardeiro B-52

A Força Aérea dos EUA anunciou em 24 de setembro que deu à Rolls-Royce um contrato de US$ 500...
- Advertisement -
- Advertisement -