Os caças produzidos pela Dassault continuamente formaram um tipo especial de “hi-lo mix” no Armée de l’air (Força Aérea Francesa) ao longo de décadas, na medida em que uma nova aeronave, mais avançada, ia substituindo modelos mais antigos e convivendo com seus antecessores na prancheta, até surgir o próximo avanço.

Foi assim com a família  Mirage III e seu sucessor em prestígio e sucesso, o Mirage F1, somando forças nos anos 70. Foi assim nos anos 80 e 90, com o Mirage 2000 substituindo os últimos modelos de Mirage III enquanto formava a primeira linha com o Mirage F1, que hoje está no final da vida operativa (isso falando apenas em aviões de combate da Dassault –  não estamos tratando, aqui, de aeronaves como o Jaguar).

E tem sido assim no novo século, com o Rafale entrando gradualmente em operação e dividindo os céus com o Mirage 2000, que nessas fotos está representado pelo modelo “-5”, capaz de operar o míssil ar-ar Mica.

Cenas como as desta matéria (mas em especial com modelos de ataque biplace Mirage 2000 D, preferencialmente modernizados) ainda deverão ser bastante comuns na próxima década, rendendo boas fotos dessas belas aeronaves, em formação. 

Isso porque a estratégia de modernização da Força Aérea Francesa visa, para os próximos anos, manter uma força de 300 aeronaves de combate polivalentes, dos tipos Mirage 2000 D e Rafale, com a capacidade de deslocar 70 deles a 7.000 km de distância em caso de conflitos de maior intensidade.

Clique aqui para ler outros detalhes desta estratégia, no site do Armée de l’air, em francês. E clique nos links abaixo para ver algumas das diversas matérias do Poder Aéreo que referem-se a aspectos dessa estratégia.

FOTOS: Armée de l’air (Força Aérea Francesa)

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo

Essa segunda foto esta linda com o rafale, é uma pena ser um caça caro, caso contrario seria uma otima opção para o Brasil!

Gripen continua com certeza o conjunto é o melhor custo/beneficio para o Brasil!

Luiz Ricardo

muita semelhança se olhar os detalhes…. o rafaele é um mirage 2000 com 2 motores e canards aUHUAUH

Ivan

HI LO Mix é o normal.

Acontece em quase todas as forças aéreas operacionais do mundo.

Haverá apenas uma diversidade menor de aeronaves de combate, bem como uma quantidade menor, mas a ‘mistura’ deve continuar.

Abç,
Ivan.

grifo

Enquanto isso, a coisa ficou preta para o Rafale nos EAU. Vespão na área:

http://www.defensenews.com/story.php?i=4775556&c=FEA&s=CVS

“PARIS – Os Emirados Árabes Unidos (EAU) solicitaram informações técnicas sobre o Boeing F/A-18E/F Super Hornet, uma ação surpreendente que transforma uma compra antecipada de Dassault Rafales em uma competição a de$10 bilhões de dólares, segundo uma fonte ligada a área de defesa do golfo pérsico.”

Drcockroach

Os EAU estao investindo num Centro Aeroespacial. Jah tem parcerias com a Sikorsky, Piaggio, Universidade e muitas outras empresas. Somente na infraestrutura de onde serah localizado o cluster (zero de impostos) jah foram investidos 1 bilhao de dolares. Imagino que um fator preponderante p/ venda dos fighter jets serao os offsets. Recentemente a Mubadala aerospace (braco de investimento do fundo soberano de Abu Dhabi) formou uma joint-venture com a GE, inclusive for MRO. Apenas na GE joint-venture foram investidos 4 bilhoes de dolares (os outros 4 vieram da propria GE); e a GE fornece os motores do SH. Pois eh,… Read more »

RenanZ

Hmmm

E o GF achando que irá conseguir imitar a Armée Del Air.

Rodrigo

grifo disse:
12 de setembro de 2010 às 7:00

Mais uma pá de cal em mais uma venda certa do Rafale.

Luiz Ricardo

Viiixeeee…. vespão vai passar a Jaca? será? não é difícil não =P

AUHAHAUHAUHAha

Colt

Belas fotos.
Um grande caça o Rafale, como é o Mirage 2000-5
Realmente, a indústria francesa tem tradição em desenvolver armas extremamente eficazes.
Quando o Rafale entrar em serviço na FAB teremos uma arma eficaz e não somente boa de fotos. rs

Black Hawk

putz…
isso q e falta de sorte!!!!
tem gente ai fazendo macunba pro rafale!!!!!
todas as vendas dele quando estao quase certas algo vem e derruba o negocio!!!!
nao ganha uma!!!!
eita acho q ajaca vai perder aki tb….
eita macumba braba!!!!!

Darkman

Esse aí vai ser o caça do FX2 infelizmente !!!
Vamos nos acostumar com essas fotos e videos por muitos anos a frente.

Abs.

eduardo

se der o rafale sim ne:pois gripen na parada e comendo pelas beiradas,como ta acontecendo la no golfo persico com o vespao so de zoio pronto p/ dar o bote no rafale [dassult] e tirar mais uma que tava ja garantida,tem que ficar mais barato e desenvolver o bicho sem encarecer a fera; senao mais uma vai p/os vespao ,f16 e outras concorrencia vao p/ o gripen ,ai desse jeito nao tem empresa ou grupo que aguente tanto fracasso.

kwhvelasco

Tou começando a achar que vai ser negócio fazer uma compra de M2000-5. O Brasil está sem grana, os M2000 estão saindo, mas na versão -5 servem bem. Compra-se mais 36 M2000-5, e a gente desiste de vez deste desgraçado FX-sei lá o que. E se a grana der, parte-se para o gripen ou para p F-18. Afinal de contas, o f-18 tb está um negoção, já que a Boeing vai fabricar mais 350 desses… vamos virar freguês do AMRRAG sorrindo… Brasil? Hi-LOW com M2000/F-5BR no Litoral ou F/A-18 e AMX/SuperTucano nas fronteiras do norte e centro-oeste. Façam as contas,… Read more »

Mauricio R.

M-2000 e Rafale, 2 porcarias francesas que não fazem a mínima falta á FAB.

lucio da silva moraes

voçés fala só em custo, mais o rafale em combate ar-ar eu ar – te ,dá um banho no gripen-ng ;e pouco aviõa do mundo tem acapacidade que o rafale tém. ( o que é bom é caro )

Nick

Composição Hi-Lo Mix é o mais racional, em qualquer Força Aérea. A AdlA fazem de uma maneira não declarada, mas fazem. Para a FAB, a composição Hi-Lo mix deveria ser planejada também. Esquadrões Hi End, para missões de Domínio Aéreo e Ataque em profundidade, e caças Low para Apoio tático, e Defesa de ponto.

Gripen Ng para Lo(pode ser até o C/D com AESA) e Su-50 para Hi.

[]’s

Mauricio R.

O Rafale não dá banho em ninguém, pq é uma colcha de retalhos mto mal ajambrados. O radar é inferior ao que há em serviço de esquadrão no planeta e o prometido radar AESA é igualmente capenga, não tem bom alcance e compromete a geração de energia da aeronave. A suite Spectra vive de press release, pois não tem desempenho a oferecer, além de interferir c/ o radar. A suite óptica é uma piada, qq targeting pod americano ou israelense atual, é mais sofisticado e útil. Preciso malhar a propulsão tb, ou o que já se escreveu aqui pelo blog… Read more »

lucio da silva moraes

MAURICIO R É MICO UM AVIÃO DE PAPEL (GRIPEN-NG KÁ´KÁ KÁaaaaaaaa esmola de mais SONTO discofiaKÁKÁKÁáaaaaaaaa

HUdson

O Rafale é caça com um grande poder de combate, quem critica os equipamentos dele esta mal informado, ele perde para ty. no combate ar-ar mas no restante ele da show, ele é melhor do FX.

HUdson

Os Custo do Rafale são altos mas ele é o melhor.
O NG só esta no papel, e o F-18 é um caça naval, a marinha americana é boa em atacar alvos em terra.

Seal

…Se tivessemos pelo menos uns 20 Mirage 2000-5 funcionando ,já ficava mais sossegado!!!

Melhor que esperar esse FX-2 que nunca sai.

Rodrigo

lucio da silva moraes disse:
12 de setembro de 2010 às 13:32

O EAU é mais um que considera o Rafale inferior ao que já usam há 10 anos e já estão de olho em um avião de combate moderno e atual, o SH!

Gumpy

Rafales duelando com Super Hornets…

Nos intervalos 3:05 e 4:05 o SHornet fica na mira fácilmente…

http://www.dailymotion.com/video/x6bnpq_rafale-vs-superhornet_sport

rodrigo ds

Luiz Ricardo disse:
12 de setembro de 2010 às 1:10
“muita semelhança se olhar os detalhes…. o rafaele é um mirage 2000 com 2 motores e canards aUHUAU”

É vero!!!!! hahahah!!!!

Cade pessoal do fotoshop, tira o Rafale e coloca o Gripen no lugar e muda a camuflagem para o padrão FAB e uuaalllá!!!, fica perfeito

rodrigo ds

Modificando um pouco, mas concordando com o ZE disse em outro post:

ZE disse:
11 de setembro de 2010 às 22:52 (Saab mira Leste Europeu e Ásia para sustentar a linha do Gripen)

“Cá entre nós, você(s) poderia(m) nos elucidar em que o Rafale é superior ao Gripen NG ?????????????????????????????????”

Quem sabe com novas informações sobre o Rafale, muitas pessoas mudam de opinião, inclusive eu, que torcia (muito) para o Rafale, mas que hoje, acha (certeza) que é um tiro no pé.

ouragan

Pois é Gripetes… Por mais que vocês sonhem na Gripelandia, aqui no mundo real o vencedor é o RAFALE. Todos sabem disso, só não quem não quer ou não pode… no mais, será emocionante ver esse caça voar com as cores do Brasil. Não deixaremos à desejar a nenhuma outra força aérea. Finalmente veremos um vetor de primeira linha mundial a voar na nossa FAB.
O resto de discurso morto de Au Au.

Renato

Hi-lo mix, claro, ultra-caro e super-caro rsrs

Eu sou mais F-18 + Gripen

Rodrigo

ouragan disse:
12 de setembro de 2010 às 14:41

O que vocês gênios do MD acham de sermos os muito prováveis únicos usuários externos do Rafale ?

ouragan

Colega, a hora que você tiver RESPEITO comigo, sem adjetivos outros, talves te responda alguma coisa. Enquanto isso, viva no seu “mundinho” de fantasia e deixa o resto para os adultos.

Rodrigo

ouragan disse: 12 de setembro de 2010 às 14:51 Gênio é elogio, eu fico estupefato com a capacidade analítica de vocês e não consigo pensar em outro adjetivo que seja grandioso o suficiente para expressar a minha alegria e admiração pelo vosso trabalho e de vossos colegas. Mas como eu gosto de você por ser meu “colega de profissão”, vou dar a dica. Sempre que surge algum revés no programa do Rafale, como mais esta “venda certa para o EAU” que já foi pro saco, sempre surge um espertão para falar a mesma coisa que você falou… Que está tudo… Read more »

M1

Eu pensei que já tinha visto de tudo, mas nunca imaginei que iria ver um avião peidando….
caraca….

Gabriel T.

Ouragan :”Pois é Gripetes… Por mais que vocês sonhem na Gripelandia, aqui no mundo real o vencedor é o RAFALE. ”

Essa provocação é necessária?

lucio da silva moraes

RECHIO ELETRONICO o coraçáo do rarale é, sem duvida,a sua avançada eletronica.sua suite integrada de aviõnico,quase que totalmente fornecida pela (thale) dá´ os caça francese notá´veis capacidade de combate ar-ar e ar-mar ar-terra ,bem como de navegaçãõ diurno e noturna em qualquer contição meteorologica e de sobrevivencia no teatro de operaçoes. CUSTO/BENEFICIO apesar do custo unitário do rafale estar na faixa dos US$70 MILHOES ,seu mordeno conceito de manutenção e de logistica torna-o econonicamente interessate ao longo dos anos de operação.para assegurar o funcionamento normal e permamente da aeronave,o rafale esta dotado com um sistema de monitoramento de todos os… Read more »

Klevston

Gente olha o nível! Assim fica feio.Cada um tem sua opinião….

Klevston

Eu só quero, que a FAB acabe com aquelas latas velhas voadoras F-5, que venha F 18 Super Hornet ou Rafale ou Gripen NG (este precisa andar rápido porque ainda está no papel); ou então montem outro FX sem transferência e compre logo uns 80 F 35 para compor a frota urgente. Nossa eu nunca vi este alvoroço todo para comprar 36 cacinhas é triste viu.Eu não aguento mais, isto já virou palhaçada.

Baschera

grifo disse:
12 de setembro de 2010 às 7:00

Corre Sarko… corre…… corre…..

Quanto ao mix de Rafale com Mirage 2000… esqueceram de mencionar o binóculo de Us$ 200 pratas…

Sds.

Juarezj

ouragan disse: 12 de setembro de 2010 às 14:41 Pois é Gripetes… Por mais que vocês sonhem na Gripelandia, aqui no mundo real o vencedor é o RAFALE. Todos sabem disso, só não quem não quer ou não pode… no mais, será emocionante ver esse caça voar com as cores do Brasil. Não deixaremos à desejar a nenhuma outra força aérea. Finalmente veremos um vetor de primeira linha mundial a voar na nossa FAB. O resto de discurso morto de Au Au. Seu comentário vem, realmente, de acordo com um “prato” que está sendo vendido como um “especiaria mdos Deuses”,… Read more »

Baschera

lucio da silva moraes disse: 12 de setembro de 2010 às 15:54 Amigo, me diga da onde vc tirou o que escreveu ??? Vou contrapor apenas três itens, para não encher o saco do pessoal…. 1- Sistema que realiza “check-up”, meu carro já tem á pelo menos 8 anos, logo….. 2- Sobre o mico, quer dizer o MICA, procure se informar melhor….. “letal capacidade de combate ar-ar contra alvo situado entre 500 metro ” ….. Se algum dia você estiver em um vetor militar a esta distância do inimigo, você já morreu e não sabe…. 3- O Rafale não tem… Read more »

Colt

Klevston disse:
12 de setembro de 2010 às 16:51

Vc está certo. É muita conversa para 36 jatos.
Imagine se tivesse ocorrido isso para os subs, carros de combate ou qdo forem comprar fragatas… etc.
Eu acho que estão fazendo onda num copo d’água. rs

Rodrigo

lucio da silva moraes disse:
12 de setembro de 2010 às 15:54

Tudo isto é muito bacana, mas não tem sentido em comprarmos um avião caríssimo e 10 anos atrasado em relação a concorrência.

Luiz Eduardo

grifo disse: 12 de setembro de 2010 às 7:00 Caraca! Imagina agora, eles solicitam aquele velho Upgrade no Vespão (como gostam de fazer com todas as aeronaves que compram), aumentar mais a potência de seu já excelente radar AESA, nova Motorização, e tirar a estrutura naval (reforço no trem de pouso, asas flexíveis, etc.) e com uma vantagem em relação a França – tais adaptações seriam disponibilizadas em menos tempo e bem mais barato que no vetor Gaulês… O que era bom, vai ficar ainda melhor 😀 P.S: Lindas fotos, não há como negar, os “bicho” são bonitos demais da… Read more »

lucio da silva moraes

BASCHERA fonte;TECNOLOGIA & DEFESA N 111 p/30 a 35 ver a reportagem toda; que belo avião de combate. RODRIGO, RAFALE 3 atrasado em relação a concorrencia ; porque o gripen-ng aida estar no papel , F-18 S H não é esta coisa maravilhosa . rodrigo isto já é pessoal seu problema não rafale é com a frança BASCHERA OLHA SÓ envergamento 10,90m comprimento 15,30m altura 5,34m superficie alar 46m2 peso vazio equipado 9.670kg peso maximo de decolagem 22.500kg cargo maxima externa 9.500kg carga militar usual 6.000kg a 8.000kg capacidade interna de combustivel 5.325 Ls volume m/de combustivel transportado 6.600 Ls… Read more »

Rogério

lucio da silva moraes disse:
12 de setembro de 2010 às 20:55

Lucio o Rafale esta 10 anos atrasado em relação ao F-16, que tem um radar 10% superior ao do Rafale, segundo o proprio Gen frances, veja uma entrevista com o Gen Alain Silvy, onde ele cita entre outras coisinhas o fato de que o Rafale é uma regressão em relação ao F-16:

….Eles querem evitar qualquer regressão com o Rafale, pelo menos no alcance do radar, em relação ao F-16 Block 60…..,

http://www.aereo.jor.br/?s=entrevista+com+o+gen+frances

[]s

lucio da silva moraes

BASCHERA tém mais;
o RAFALE STANDARD F-3 téra capacidade de ataque maritimo e sera compativel com missil anti-navio, como o am EXOCET , e o futuro missil supersonico ( ANF ) FONTE ;tecnologia & defesa n 111 p/30 a 35

Rogério

Lucio, enquanto o alcance do MICA é de 60km, o alcance do AIM-120C7 é de 112km e o alcance do AIM-120D é de 165km, então pq pagar mais por menos?

lucio da silva moraes

F- 16 JÁ é passado. nei o tio que ele mais.

juggerbr

Ah…. busca 36 Tie Fighters com o Luke Skywalker e não se fala mais em fx-2 por aqui!!!!!

Aos defensores do Rafale, uma única pergunta?
Quantas horas de voo por ano cada Rafale terá com o orçamento da FAB?
Lembrando que não vale cortar o rancho dos soldados para comprar a gasosa…

Mauricio R.

Trolls não tem consciência, somente repetem aquilo que seus mestres mandam.
Não alimente aos trolls.

su35

perguntaram em que o Rafale é superior ao Gripen ng, a resposta é simples, ele existe!!!

su35

lucio concordo com vc, o problema não é o Rafale o povo tem birra é da frança mesmo, mas vamos ficar em paz a cruzex vem ai e os resultados do Rafale vão certamente deixar muitos daqui imprecionados, aguarde e confie…alem do mais se sair o fx 2 e realmente escolherem o melhor hehehe o povo vão se incomodar muito com um delta voando sobre nossas cabeças….