…ao menos no recorde de acessos dos leitores do Poder Aéreo

Como já publicamos em editorial de ontem, no último dia de janeiro deste ano o Poder Aéreo teve a maior audiência diária de sua história, com 36.867 “page views” – o que, para uma mídia brasileira especializada em Defesa, é um número de destaque.

Faltou apenas informar que o “recorde” anterior tinha completado seu segundo aniversário apenas dois dias antes: foi em 29 de janeiro de 2010, com o voo inaugural do primeiro protótipo do caça russo PAK FA, que o Poder Aéreo atingiu a marca de 35.370 “page views”.

A audiência daquele dia permaneceu imbatível até anteontem, embora várias vezes nesses dois anos nossos leitores quase batessem a marca, como quando surgiu o caça chinês J-20. Mas a ampla cobertura do anúncio do Rafale como vencedor do MMRCA acabou quebrando o recorde de acessos anterior. Ambos os recordes podem ser comparados nos gráficos abaixo, embora a apresentação visual seja diferente.

Mas, apesar da marca ter durado no quesito “pico de audiência”, o que vem sendo construído desde então é a consistência desses números. Em janeiro de 2010, as discussões sobre o F-X2 estavam quentíssimas: poucos meses antes, em 7 de setembro de 2009, o então presidente Lula havia anunciado que iria negociar o Rafale com a França.

Além disso, naquele mesmo mês de janeiro de 2010, saiu no dia 6 a notícia do vazamento do relatório do F-X2, gerando a marca anterior de recorde de acessos (32.060) com a mais lida matéria do dia, nosso  editorial “Decisão pelo Gripen: a FAB aposta na continuidade da penúria?”. É interessante ver como vários pontos daquele editorial de dois anos atrás, escrito numa época em que se esperava que o F-X2 finalmente fosse decidido, continuam válidos até hoje, quando o mesmo programa continua sem definição. O mesmo vale para muitas opiniões expressas por comentaristas de ontem e de hoje.

Com tudo isso, ao final daquele mês de janeiro de 2010 tivemos 669.104 “page views”.

Mas agora, em janeiro de 2012, chegamos a um novo recorde: 788.068 “page views”, e vem sendo comum ao longo dos meses que a audiência ultrapasse 700.000 mensais.

Só que, nesse primeiro mês de 2012, a única notícia realmente “bombástica” foi a escolha do Rafale pela Índia, e isso no último dia do mês. Isso significa que, mesmo num mês mais “tranquilo” em notícias, o Poder Aéreo tem uma consistência na sua quantidade de acessos, e isso independe dos “picos” específicos gerados por fatos como o de anteontem.

Caminhamos consistentemente para 1.000.000 de “page views” mensais, devido à fidelidade de nossos leitores. A eles, nosso muito obrigado. Lembrando que, somando os acessos do Poder Aéreo com os do Poder Naval e das Forças Terrestres, que também crescem a cada mês,  já temos mais de 1.700.000 “page views” mensais. Trabalhamos para que a qualidade do nosso conteúdo continue alimentando esse crescimento, visando chegar num futuro próximo à marca de dois milhões de “page views” mensais dos três sites que integram nossas Forças de Defesa.

E, falando em futuro e voltando para assuntos mais relacionados à Defesa, vale a pena pensar que versões desses dois poderosos caças mostrados nas fotos desta matéria poderão, ao final desta década, estar voando juntos numa mesma Força Aérea, a indiana, formando sua linha de frente. Parabéns para eles!

FOTOS: Dassault e Sukhoi

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Até nisso o Rafale derruba o T-50 futuro Su-50, kkkkkk!

Abraços,

Marcos

Não é bem assim.
É justamente nessa fase que os franceses se enrolam.
É daqui em diante que começam as negociações sobre transferência de tecnologia, suporte pós venda, manutenção (entenda-se por fornecimento de códigos fonte, ar

Marcos

… fornecimento de códigos fonte, arquitetura de software e hardware) para independência na manutenção do sistema.
Isso se não aparecerem indicios de que os franceses tenham ofertado algo mais que transferência de tecnologia, como é comum.

uitinaxavier

Como podem ver como sempre, as informações mais acessadas são sempre sobre equipamentos russos e até franceses os antipáticos podem negar podem falar mal podem esculachar dá até apelidos mais a verdade que quando fala de Sukhoi, ou Rafale enche meus amigos, Negar isso e dar tiro no próprio pé. É não é só aqui e em qualquer site, blog, comunidade, tem um blog que tem o maior e melhor artigo sobre o Sukhoi Su-35 que eu já achei tem todas as informações técnicas, motores, sensores, armamentos e uma ficha técnica que eu nunca havia visto em nenhum outro site,… Read more »