USAF enviará 12 novos aviões de combate à Coreia do Sul

4

A Força Aérea dos EUA enviará na próxima semana 12 aviões de combate F-16CM e 240 pilotos à Coreia do Sul para a defesa de seu aliado asiático, informou nesta quinta-feira a agência local “Yonhap”.

O esquadrão chegará ao país no domingo na base aérea americana de Gunsan, a 274 quilômetros ao sul de Seul, onde permanecerá durante três meses para manter a estabilidade na região, comunicou à “Yonhap” a 7ª Força Aérea dos EUA.
Em novembro, os EUA desdobraram em Gunsan outro esquadrão composto de 12 aviões F-16CS e 200 pilotos.

O tenente-general Jan-Marc Jouas, comandante da 7ª Força Aérea, declarou em comunicado que com os desdobramentos os EUA reafirmam seu compromisso “de oferecer poder e capacidade adequada de combate aéreo na defesa da República de Coreia”.
As autoridades americanas mantêm 28,5 mil soldados na Coreia do Sul para defender o país no caso de uma hipotética agressão da Coreia do Norte.

Seul e Washington intensificaram seu alerta militar diante do risco de que as possíveis instabilidades derivadas da sucessão na Coreia do Norte possam desembocar em provocações militares do regime norte-coreano ao vizinho do Sul.
O Tratado de Defesa Mútua assinado pela Coreia do Sul e os EUA ao término da Guerra da Coreia em 1953 estabelece um sistema de defesa combinada e compromete que Washington defenda seu aliado diante de eventuais ameaças da Coreia do Norte.

FONTE: EFE

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio ASC

472 pilotos para 24 caças? É isso mesmo?

Fernando "Nunão" De Martini

Fabio, talvez o texto original dissesse “airmen”, o que corresponderia a pessoal como mecânicos etc. Pelo que vi agora, esse possível erro está em diversas versões da notícia em espanhol.

É o que suponho. O uso do termo airmen na USAF para designar o pessoal de apoio é comum, como nessa notícia recente “Seven Airmen, one mission, seven hours”: http://www.af.mil/news/story.asp?id=123285388

Franco Ferreira

Não sei de quem é a tradução (do Galante ou do editor original). Penso que haja engano e que deva estar na tradução da palavra “crew”, a qual, em inglês, tanto pode significar “o piloto” como “a tripulação” como os “membros de apoio” (pessoal INDISPENSÁVEL em terra).

Imagino que uma unidade aérea desdobrada no terreno há de ter 2 a 3 pilotos para cada avião (considerada a média de disponibilidade diária).

Lembro que é exatamente na distorção desta relação que está o maior dos feitos do Senta a Pua! Chegaram a ter mais aviões que pilotos!

Clésio Luiz

Eu ainda não saquei essas letras após o “C”. CS significa que é um block 50? Eu tinha vis com frequência F-16CJ, agora tem esse CM e CS.