No dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, estava acompanhando parentes de outro estado numa vista panorâmica a partir do edifício Altino Arantes (também conhecido como “banespão”), no centro da cidade. Reparei com curiosidade numa silhueta de avião lá embaixo, na área do Parque D. Pedro II (para quem não conhece, bem ao lado do centro, junto ao rio Tamanduateí). Os contornos inconfundíveis de um DC-3 apareciam junto à arquitetura bastante eclética, também difícil de passar desapercebida, do antigo “Palácio das Indústrias” (construído nos anos 1920), que até pouco tempo era sede da prefeitura.

Juntando os pontos, concluí que a aeronave deveria ser uma atração do espaço cultural e educacional “Catavento”, inaugurado em 2009. Como havia crianças na “comitiva” que olhava a cidade do alto, sugeri uma visita ao Catavento – e aproveitaria para conferir de perto o DC-3.

E lá estava a bela aeronave, “pousada” praticamente às margens do rio Tamanduateí, no centro da cidade. Compartilhando com ela a área externa, estavam também muitas locomotivas antigas, além de canhões navais (clique aqui para ver matéria no Poder Naval). Só essas atrações já valeriam a visita, mas as exposições internas são bem interessantes, e nesse caso principalmente para crianças e adolescentes: 4 áreas que mostram de forma bastante interativa o Universo (espaço, sistema solar, Terra), a Vida (evolução das espécies), o Engenho (explicações sobre máquinas e equipamentos em geral) e a Sociedade (esta não deu tempo de ver – fica para outra vez). A criançada se divertiu bastante. De minha parte, foi bom perceber que parte do acervo (a aeronave e os canhões navais, para citar alguns itens) do velho “Museu de Tecnologia de S. Paulo”, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), encontrou um destino com maior potencial de visitação.

Na foto que abre a matéria, pode-se ver o DC-3 com o citado edifício Altino Arantes ao fundo. Na imagem abaixo, a aeronave e o espaço Catavento vistos do topo do mesmo edifício (cuja vista panorâmica vale o passeio, embora o topo do prédio só abra para visitação de segunda a sexta das 10h às 15h, ou em ocasiões como a do aniversário da cidade, quando também a bandeira do Estado, no seu topo, é trocada por uma bandeira da época colonial, de sua fundação).

Recomendo a visita ao Catavento, seja para conferir as atrações internas ou, no caso dos mais aficcionados a aeronaves como o DC-3, além de locomotivas ou canhões navais, a externa. A visitação é de terça a domingo, das 9 às 17 horas (entrada até as 16h). Ingressos custam 6 reais (inteira) e 3 reais (meia-entrada). Há estacionamento, a 5 reais.

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Claudio Moreno

Um ícone da aviação! O burro de carga alado dos aliados na II WW.

CM