As B-17 (Fortalezas Voadoras) foram os primeiros aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) a atravessar o Oceano Atlântico para apoiar o Batalhão de Suez. Foram utilizadas também para apoiar a Marinha do Brasil na “Guerra da Lagosta” em 1963. Leia na revista Aerovisão o que essas aeronaves fizeram pelo Brasil nos Anos 50 e 60.

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LuppusFurius

Na Guerra da Lagosta e hoje “eles” continuam iguais, EC 725,Subdiesel à preço de nuclear e o “famijerado”……EL Jaca….

Giordani RS

O pessoal da MB foi no peito e na raça…caso o clado houvesse entornado, a MB haveria de ter marcado uns gols, mas o resultado teria sido uma derrota, pois o Foch (e seus F-8) navegava ao largo da África, na altura de salvador…
Já naquela época as deficiencias da MB eram…vejam só…as mesmas de hoje…

Marcos

Atenção:

Segundo informações do site “grandestrategy”, o vencedor do programa inidano MMRCA é o Eurofighter Typhoon.

Ainda, segundo o site, embora a decisão ainda não tenha sido assinada, as informações procedem de fontes oficiais.

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos,

Na verdade, eles dizem que as informações vêm de fontes não oficiais (mas que o autor do artigo bota fé).

Acabou de virar matéria para o debate de todos (independentemente da veracidade), por causa da análise que o autor faz, que a meu ver merece discussão. Obrigado pela dica.

Marcos

em “assinadas”, leia-se “divulgadas”.

Vinicius Donadio

Essa aeronave é linda d++, tenho uma replica aqui em casa é uma bela aeronave. Mas infelizmente nem tudo é alegria esse é um dos B-17 ultilizados pela FAB —-> http://www.youtube.com/watch?v=0L9RgD2bAuI

mmls10

Não Giordani

Sinceramente e para o bem de evitar dissiminação errada das forças envolvidas ainda bem que não houve nada, senão, dse depedesse da MB ,,, (sugiro ver as condições dos navios nossos envolvidos na época .. cuidado para contatações e surpresas …

Giordani RS

mmls10 disse:
13 de janeiro de 2012 às 21:41

Agora explica. Acabei de reler meus textos sobre tal e consultei alguns artigos, até “da casa”, e faltava munição…faltavam peças…haviam navios docados à bastante tempo por falta de recursos…

mmls10

Então, é justamente isso

Marcaria gol nenhum ou ate perderia de WO

foi isso que quis dizer

Fernando "Nunão" De Martini

Marcelão, Mudando de pato (voando) para ganso (nadando), como era bonito esse Tartu, não? A classe Surcouf (T 47) é uma das mais bonitas de CTs dos anos 50, na minha opinião, e no caso da variante T53 (DuPerré) à qual pertence o Tartu, o mastro mais robusto para a antena maior de radar a deixa ainda mais bela, não acha? Acho especialmente interessante a disposição do armamento de tubo à vante da superestrutura, com a torre dupla de 57mm acima da dos 5″ (127mm). 6 canhões de 127mm dupla função, 6 de 57mm AAe, uma bateria de respeito para… Read more »

Clésio Luiz

Só para esclarecer, essas B-17 da FAB eram desarmadas, pois sua função na FAB era servir na missão de busca e salvamento, no que sua grande autonomia e persistência no ar era de grande valor.

Fernando "Nunão" De Martini

De fato, Clésio. Mas além de busca e salvamento (SB-17G) também eram usadas para reconhecimento aerofotográfico (RB-17G), e por isso teriam acompanhado o Tartu, como mostra a foto.

Saudações!

mmls10

verdade fernandinho

a mao francesa é normalmente meio esquisitinha vide os Jean Bart, os Sucourf, os La Fayette e as FREMM da vida, alias so coisa feia

mas esta mao deles dos anos 50 ficaram uito bacaninhas, bonitos mesmo alias a parte dos ingleses da época

os franceses so voltaram a acertar com os Avisos A 69, mas depois dels nada …

Sobre o assunto (B 17) pena poucos interesse especifico demonstrado para avioes tao classicos, realmente uma pena a falta do povo do aviaozinhum neste tema