Tucano é retirado de serviço na Força Aérea Francesa

34

tucano-sai-de-servico-na-forca-aerea-francesa-foto-armee-de-lair-sirpa-air1

Último voo foi no dia 22 de julho, após 15 anos de serviço. Mudanças na evolução dos cursos de treinamento de pilotos ditaram a aposentadoria.

O último voo dos aviões de treinamento Tucano no Armée de l´air (Força Aérea Francesa) foi realizado na manhã de 22 de julho. Os Tucanos franceses comemoraram recentemente, em 10 de junho, 15 anos de operação na Força e sua despedida oficial foi realizada no último dia 9 de julho, na Base Aérea de Salon de Provence, de onde operaram. Dos cerca de 20 aviões do tipo que permaneciam em serviço, alguns serão utilizados para a instrução de sub-oficiais mecânicos em Rochefort, e outros serão destinados a museus.

A retirada dos Tucanos de serviço no Armée de l´air deve-se a mudanças na sistemática de treinamento dos pilotos franceses, em que tanto o tronco comum da instrução quanto a pré-especialização em transporte ou caça deverá ser realizada em modelos Grob e Epsilon, em Cognac.

FONTE e FOTO: Armée de l’air / Sirpa Air

NOTA do BLOG: a Força Aérea Francesa recebeu um total de 48 treinadores Tucanos a partir de 1993, em substituição aos jatos Fouga Magister. Por volta de 2002, 36 dos turboélices de treinamento fabricados pela Embraer permaneciam em linha (outros 10 ficavam estocados, em reserva). Em 2006, foi tomada a decisão de aposentar prematuramente a frota, devido à modificação na sistemática de instrução de voo, e a última turma a passar pela aeronave iniciou treinamento em março do ano passado.

Leia mais sobre o Tucano na Força Aérea Francesa e em outra Força europeia, a RAF, clicando nos links abaixo:

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Calabrio

Prezados
Será substituido pelo super tucano?
sds

Wilson Johann

Alguns poderiam ser remetidos de volta para o Brasil, já que possuem muito menos horas de vôo do que as unidades da Fab, que aqui ainda vai usá-los por um bom tempo ainda. Com isso poderíamos substituir as unidades que estamos enviando para Angola e para o Paraguai. Essas doações dão a entender que estão sobrando tucanos na FAB.

Abraços!

Lucas Calabrio

Prezado Wilson Johann
Esse é o avião perfeito para a esquadrilha da fumaça e logicamente outros para patrulhamento ou reserva de peças poque não sei se a Embraer ainda o está produzindo ou se o grau de compatibilidade com o super tucano é alta?
Abraço

Lucas Calabrio

ops
correção
? =.

Lucas Calabrio

Prezados desculpem pelo off topic …..estão brincando e lá fora já estão questionando. E a matéria não está num jornaleco de quinta categoria. Ninguém pergunta de quem é a Sibéria, ou as grandes florestas do Canadá. Ninguém pergunta a quem pertence as florestas da Nova Guiné, e de toda a África, que por sinal estão quase destruídas exatamente por quem vive questionando sobre a posse da floresta amazônica. Interessante. 18/05/2008 – 08h01 ‘De quem é a Amazônia, afinal?’, diz ‘NY Times’ Uma reportagem publicada neste domingo no jornal americano The New York Times afirma que a sugestão feita por líderes… Read more »

william

sempre aquele mesmo pensamento do Brasileiro de comprar coisas usadas, porque?

Carpe

Parece até comentário de louco, mas o Rafale, teria um valor maior se viesse com algumas bombinhas nuclear. Ninquém mais téria interesse na Amazônia. Por este motivo eu acho valido uma parceria com a Russia,Irã. Infelizmente os EUA parece que estão prontos para dar o bote, por este motivo eles não tem interesse nenhum em repassar tecnologia, nem do SH ou mesmo do “Gripen Sueco” com turbina americana.

Sds.

Cantarelli

Meu caro Wilson Johann a FAB comprou 100 super tucanos da embraer pra que commprar uma versao inferior? se eu fosse o governo faria asim se o rafale for escolhido no f-x em contra partida obrigar a frança a comprar super tucanos que acham.

Walderson

Caro colega Carpe,

realmente parece comentário de louco. Desculpe-me, mas achei totalmente fora de propósitos.

Um abraço.

Pedro Rocha

Olá senhores! Os nossos T-27 Tucanos serão modernizados! Eu li na revista Flap que 70 serão modernizados quanto à aviônica! O Tucano é extremamente robusto, necessita somente de upgrade na aviônica que os deixarão equivalentes ao A/T-29! Essa modernização será muito interessante, pois o T-27 ficaria com as funções de treinamento do A/T-29 liberando este para dedicação exclusiva a missões de caça! Acredito que esse seja o plano da FAB! Estão estocados os A/T-27 que pertenciam aos Terceiros, esses são excedentes que podem ser comercializados com nações amigas! Para o Brasil é muito interessante participar da reestruturação das forças armadas… Read more »

Mauricio R.

“…ou se o grau de compatibilidade com o super tucano é alta?”

Não tem nada a ver, seria de certo modo um T-27 modificado, pois a longarina principal da asa tem vida utíl de 10.000 horas contra 6.000 horas do T-27 padrão.
E a aviônica é Sextant Avionique, francesa.

Lucas Calabrio

Prezado Mauricio R.
Creio que tu devas postar a frase correta para não pareças incauto
pois a frase ficou incorreta e sem a correção posterior pois da maneira que foi colocada parece uma assertiva e não um questionamento que foi o caso . Entretanto EU SEI que o tucano é diferente do super tucano. por isso que postei para ser respondido.
“não sei se a Embraer ainda o está produzindo ou se o grau de compatibilidade com o super tucano é alta.”
Abraço

Lucas Calabrio

Creio que nenhum de nós seja o dono da verdade ou tenha a pretensão
para tal e aqui neste blog é O local IDEAL para trocas de conhecimentos e tirada de dúvidas (que são muitas).
sds

Baschera

Nunão, Desta vez você foi mais rápido……rsrssss. Tenho uma dúvida…., ao pesquisar a matéria, a Wikipedia menciona que a França teria comprado 80 unidades, porém acho que o correto mesmo é que foram vendidos 50 Und. O Tucano francês foi designado EMB-312 F (de França) pois teria aviônicos franceses. Lucas Calabrio, Não. Não será substituído pelo Super Tucano. Já está sendo substituído pelo alemão Grob G-120, da Grob Aircraf AG, uma subsidiária da H3 Aerospace GmbH & Co KG. É um avião pequeno, de dois lugares, desenvolvido para treinamento e acrobacias, com muitos compostos de fibra de carbono e fibra… Read more »

Nunão

Baschera, na verdade não teve nada de rápido nessa matéria: vi a notícia no Armée de l´air e comecei a escrever na sexta à noite, mas o problema no servidor do Aéreo a deixou de molho até domingo à noite. Vc estava tentando escrever também sobre esse assunto? Quanto ao número, o que sei é que foram 48 Tucanos entregues, com duas perdas logo no início da vida operacional devido a um probleminha nos motores que logo foi resolvido. Acho que ainda vai levar um tempo pra se entender direito como vai funcionar o salto dos Episilon e Grob para… Read more »

Nunão

Aliás, falando em Alpha Jet, acho que o Armée de l´air deve estar mais preocupado com a necessidade de um sucessor pra ele, no médio prazo pelo menos, do que com a transição do Grob / Epsilon para o mesmo.

Baschera

Olá Nunão.

Pois é…. zé mané aqui preparou a matéria….mas resolvi entrar no Word Press e checar os dados …aí vi sua matéria e ….rsrsrsrsrsrssss.

Nunão, também quero ver o desempenho destes Grob/Epsilon os quais acho fraquinhos comparando com um T-27 Tucanão. Vamos ver…..

Sobre a lingua francesa… putz só sei três palavras…. bouclê, abajur e bonjour….rsrsrsss.

Um Abraço.

Nunão

Baschera, na verdade não teve nada de rápido nessa matéria: vi a notícia no Armée de l´air e comecei a escrever na sexta à noite, mas o problema no servidor do Aéreo a deixou de molho até domingo à noite. Vc estava tentando escrever também sobre esse assunto? Quanto ao número, o que sei é que foram 48 Tucanos entregues, com duas perdas logo no início da vida operacional devido a um probleminha nos motores que logo foi resolvido. Acho que ainda vai levar um tempo pra se entender direito como vai funcionar o salto dos Episilon e Grob para… Read more »

Lucas Calabrio

Prezados
Será substituido pelo super tucano?
sds

Wilson Johann

Alguns poderiam ser remetidos de volta para o Brasil, já que possuem muito menos horas de vôo do que as unidades da Fab, que aqui ainda vai usá-los por um bom tempo ainda. Com isso poderíamos substituir as unidades que estamos enviando para Angola e para o Paraguai. Essas doações dão a entender que estão sobrando tucanos na FAB.

Abraços!

Lucas Calabrio

Prezado Wilson Johann
Esse é o avião perfeito para a esquadrilha da fumaça e logicamente outros para patrulhamento ou reserva de peças poque não sei se a Embraer ainda o está produzindo ou se o grau de compatibilidade com o super tucano é alta?
Abraço

Lucas Calabrio

ops
correção
? =.

Lucas Calabrio

Prezados desculpem pelo off topic …..estão brincando e lá fora já estão questionando. E a matéria não está num jornaleco de quinta categoria. Ninguém pergunta de quem é a Sibéria, ou as grandes florestas do Canadá. Ninguém pergunta a quem pertence as florestas da Nova Guiné, e de toda a África, que por sinal estão quase destruídas exatamente por quem vive questionando sobre a posse da floresta amazônica. Interessante. 18/05/2008 – 08h01 ‘De quem é a Amazônia, afinal?’, diz ‘NY Times’ Uma reportagem publicada neste domingo no jornal americano The New York Times afirma que a sugestão feita por líderes… Read more »

william

sempre aquele mesmo pensamento do Brasileiro de comprar coisas usadas, porque?

Carpe

Parece até comentário de louco, mas o Rafale, teria um valor maior se viesse com algumas bombinhas nuclear. Ninquém mais téria interesse na Amazônia. Por este motivo eu acho valido uma parceria com a Russia,Irã. Infelizmente os EUA parece que estão prontos para dar o bote, por este motivo eles não tem interesse nenhum em repassar tecnologia, nem do SH ou mesmo do “Gripen Sueco” com turbina americana.

Sds.

Cantarelli

Meu caro Wilson Johann a FAB comprou 100 super tucanos da embraer pra que commprar uma versao inferior? se eu fosse o governo faria asim se o rafale for escolhido no f-x em contra partida obrigar a frança a comprar super tucanos que acham.

Walderson

Caro colega Carpe,

realmente parece comentário de louco. Desculpe-me, mas achei totalmente fora de propósitos.

Um abraço.

Pedro Rocha

Olá senhores! Os nossos T-27 Tucanos serão modernizados! Eu li na revista Flap que 70 serão modernizados quanto à aviônica! O Tucano é extremamente robusto, necessita somente de upgrade na aviônica que os deixarão equivalentes ao A/T-29! Essa modernização será muito interessante, pois o T-27 ficaria com as funções de treinamento do A/T-29 liberando este para dedicação exclusiva a missões de caça! Acredito que esse seja o plano da FAB! Estão estocados os A/T-27 que pertenciam aos Terceiros, esses são excedentes que podem ser comercializados com nações amigas! Para o Brasil é muito interessante participar da reestruturação das forças armadas… Read more »

Mauricio R.

“…ou se o grau de compatibilidade com o super tucano é alta?”

Não tem nada a ver, seria de certo modo um T-27 modificado, pois a longarina principal da asa tem vida utíl de 10.000 horas contra 6.000 horas do T-27 padrão.
E a aviônica é Sextant Avionique, francesa.

Lucas Calabrio

Prezado Mauricio R.
Creio que tu devas postar a frase correta para não pareças incauto
pois a frase ficou incorreta e sem a correção posterior pois da maneira que foi colocada parece uma assertiva e não um questionamento que foi o caso . Entretanto EU SEI que o tucano é diferente do super tucano. por isso que postei para ser respondido.
“não sei se a Embraer ainda o está produzindo ou se o grau de compatibilidade com o super tucano é alta.”
Abraço

Lucas Calabrio

Creio que nenhum de nós seja o dono da verdade ou tenha a pretensão
para tal e aqui neste blog é O local IDEAL para trocas de conhecimentos e tirada de dúvidas (que são muitas).
sds

Baschera

Nunão, Desta vez você foi mais rápido……rsrssss. Tenho uma dúvida…., ao pesquisar a matéria, a Wikipedia menciona que a França teria comprado 80 unidades, porém acho que o correto mesmo é que foram vendidos 50 Und. O Tucano francês foi designado EMB-312 F (de França) pois teria aviônicos franceses. Lucas Calabrio, Não. Não será substituído pelo Super Tucano. Já está sendo substituído pelo alemão Grob G-120, da Grob Aircraf AG, uma subsidiária da H3 Aerospace GmbH & Co KG. É um avião pequeno, de dois lugares, desenvolvido para treinamento e acrobacias, com muitos compostos de fibra de carbono e fibra… Read more »

Nunão

Aliás, falando em Alpha Jet, acho que o Armée de l´air deve estar mais preocupado com a necessidade de um sucessor pra ele, no médio prazo pelo menos, do que com a transição do Grob / Epsilon para o mesmo.

Baschera

Olá Nunão.

Pois é…. zé mané aqui preparou a matéria….mas resolvi entrar no Word Press e checar os dados …aí vi sua matéria e ….rsrsrsrsrsrssss.

Nunão, também quero ver o desempenho destes Grob/Epsilon os quais acho fraquinhos comparando com um T-27 Tucanão. Vamos ver…..

Sobre a lingua francesa… putz só sei três palavras…. bouclê, abajur e bonjour….rsrsrsss.

Um Abraço.