Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Uitinã

Acabei de ler um artigo muito instrutivo sobre o Uso dos F-14 iranianos na guerra irã, Iraque estes eram os terrores da força aérea iraquiana tendo derrubado inúmeras aeronaves iraquianas principalmente a longa distancia, devido ao uso de misseis AIM-54 Phoenix, durante o regime do Xá os pilotos iranianos eram sem duvida os melhores daquela região foram treinados inclusive por instrutores da US.Navy que ensinaram aos iranianos que mesmo em desvantagem e melhor engajar do que fugir. O irã na época do Xá adquiriu 800 misseis AIM-9P e cerca de 500 ou 700 misseis AIM-54, tanto que depois da revolução… Read more »

Renato Oliveira

Pois é, uitinã, 30 anos atrás. Hoje, isso é questionável. E com certeza tanto a USAF quanto a IAF podem jamear o AIM-54A.

Giordani RS

Existe um detalhe que pouca gente conhece ou se dá conta; Durante a guerra irã-iraque, israel ajudou o irã na manutenção dos F-14. Parece um absurdo isso, mas o mossad concluiu que era melhor os dois se manterem ocupados enquanto tentavam se matar a ficar incomodando e ameaçando israel…portanto, se tem algo que a USN-IAF/DF sabe é jamear esses AIM-54 Phoenix…ah, os iraquianos receberam ajuda oficial dos states…

Corsario137

Caro Uitinã,

Interessante o seu comentário porque eu tinha/tenho uma visão completamente diferente do AIM54. Li certa vez, se não me engano na Military Review, que os Phoenix não eram essa coca-cola toda. O índice de acertos por disparo tinha uma média bem ruim e não era incomum os mísseis “se perderem” durante a trajetória até o alvo.

Sou muito cético quanto a qualquer coisa que leio nesse meio militar mas nesse caso eu até considerei já que eram os próprios americanos criticando o armamento.

Saudações,

Corsario137

E sim, Tomcat, o caça mais bonito e charmoso da história da aviação moderna. Pra competir com ele só mesmo o Spitfire.

Vader

Alvos pro Tio Samuel e Tio Jacó. 🙂

Uitinã

Corsario137 disse: 9 de janeiro de 2012 às 0:49 Sim eu também já li isso mas na guerra os Phoenix foram muitos uteis tendo derrubado Migs-25 a mas de 100 km de distancia mais foi na década de 80 quando os F-14 ainda eram armas modernas e também na época a Força aérea iraquiana não tinha nenhum caça capaz de enfrentar os F-14, certo que muitos deles foram derrubados segundo o Iraque foram cerca de 60 a 80 mas nunca foi confirmado pelo irã. Em 1984 os iranianos iniciaram estudos para encontrar uma arma de longo alcance para substituir os… Read more »

Alfredo Araujo

Então Uitinã…

Parece q eles conseguiram integrar o Hawk aos F-14…
Existem fotos na internet de Tomcats voando com Hawks debaixo das asas…

Não lembro se chegaram a efetuar lançamentos reais…

maxi47

Acredito que as condições operacionais desses Tom Cat iranianos seja lá essas coisas,mesmo com as estórias de que motores russos foram adaptados para empurrar o gatão.Já em relação ao Phonexis ,eles eram uma senhora arma , aliada ao radar Hughes AN/AWG-9,mas hje a realidade é bem diferente.Parafraseado o Vader,nada que Tio jacó e Tio Samuel não possam resolver.

Marcelo Martins

Esses F-14 iranianos ainda estão voando?

joseboscojr

Vivendo e aprendendo.
Toncats levando Hawks…
Essa eu realmente nunca tinha ouvido falar.
Valeu!!!

Guilherme Poggio

joseboscojr disse:

Toncats levando Hawks…
Essa eu realmente nunca tinha ouvido falar.

Se não estiver enganado tem até foto aqui no Poder Aéreo sobre isso

joseboscojr

Toncat = Tomcat.
Mudei o nome do gato. rssss…