Ari Cunha e Circe Cunha

Centro de Pesquisas da direita norte-americana está unido para atacar a Embraer e oferecer o contrato da americana Hawker Beechcraft. Jeffrey Mazzella considera apavorante “uma empresa subsidiada e controlada por governo estrangeiro, às vezes hostil aos interesses norte-americanos, produzir equipamentos de defesa dos EUA”. Diz ainda que “outra arma é o populismo em meio à crise dos Estados Unidos”. A Hawker pensa que, vencendo a concorrência, manterá 1.400 empregados, 800 deles no Kansas. A empresa informa que o Super Tucano vai se situar dentro das regras do programa Buy American, com 80% produzidos nos Estados Unidos. Diz mais: que o caso é semelhante ao da briga entre a Boeing e a europeia Airbus pelo contrato de sistema de reabastecimento aéreo de 18 aviões por US$ 3,5 bilhões. Vê-se que o tema não é sério, e deseja se aproveitar da situação para maior ganho em suas atividades. Tanto assim que, às vezes, fica contra os próprios Estados Unidos.

FONTE: Correio Braziliense, via Notimp

IMAGEM: Builtforthemission

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JapaMan

Não sei vocês, mas esse post me deixa animado, sabe porque? isso esta com cara de desespero, ninguém se preocupa com o que não tem potencial, ou seja acredito que o ST esta muito bem obrigado nessa concorrência, e os caras começaram a jogar sujo para tentar reverter a situação.

sds.

Marcelo

estão jogando sujo como a Boeing jogou sujo contra a EADS…realmente é muito difícil vender material militar lá, deve ser o lobby mais poderoso dos EUA. Carros conseguiram (Honda, Toyota, etc.), mas material de de defesa…

Mauricio R.

Jogar sujo???

Replicando essa situação aqui, é o mesmo que aquele orgão da FIESP, o Comdefesa, exigir reserva de mercado nas compras de materiais de defesa do Brasil.
Ou a Embraer recorrer a bancada do PT, p/ impor a compra de ERJ a FAB, isso depois de a força haver avaliado e selecionado o Lear Jet.
As regras são as deles, não a nossa falta de regras ou o “jeitinho”.

Mauricio R.

“…realmente é muito difícil vender material militar lá, deve ser o lobby mais poderoso dos EUA.”

A mesma EADS, supostamente sacaneada pela Boeing (?), através da Eurocopter, emplacou o Lakota UH-72.
E aí???

Storm Rider

Vamos ver quando a direita americana rever o tratado de reciprocidade Brasil-EUA funcionar, e as vendas do F-18 serem assim descartadas do FX2.

Corsario137

Eu fico com o companheiro Storm Rider.

Além do mais, não tem ninguém bonzinho no mercado. Como lembrou o Mauricio R., temos aqui nossa reserva de mercado também. O mesmo se aplica a Europa e a Israel. Não há nada de errado nisso, é lobby, e o melhor ganha.

Cada um joga com as armas que tem, e a nossa é a presença do F-18 no short list do FX2. O lobby da Boeing é maior do que o da Hawker, disso não tenho dúvida. Se a Embraer souber conduzir bem a situação, leva a concorrência.

jacubao

É aquele ditado, “uma mão lava a outra”. É só comprar os ST que nós compramos os SH. É bem simples!!!!! 😉

Mauricio R.

Duas questões, importantes:

1-) Não há toma lá, dá cá; ou vence a concorrência ou se perder, apela-se ao GAO.

2-) A Embraer não controla o processo, em momento algum.

No mais duvído que essa suposta “direita americana” vá rever algo de modo a inviabilizar a possível venda do SH ao Brasil, basta a economia americana continuar patinando e esses supostos direitistas “linha dura” terão que “amolecer” um pouco.