FAB destaca lançamento de foguetes brasileiros na Suécia e no CLBI

3

Foguete brasileiro é lançado com sucesso na Suécia

A Suécia lançou com sucesso o foguete brasileiro VSB-30, projeto desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O VSB-30 V14 foi lançado com a carga útil TEXUS 48, contendo experimentos do Programa Microgravidade europeu.

O foguete, fabricado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), atingiu altura maior do que o previsto e caiu com precisão no ponto de impacto. De acordo com o Chefe da Subdiretoria de Espaço (SESP) do IAE, Coronel Aviador Avandelino Santana Junior, isso demonstra a qualidade de projeto do foguete brasileiro, favorecida pelas ótimas condições atmosféricas que contribuíram para o sucesso do lançamento.

O lançamento ocorreu nesta semana (27/11), em Esrange (Suécia), às 10h10 horário local, 7h30 pelo horário de Brasília.

O VSB-30 é certificado pela Agência Espacial Européia e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Foi 12º lançamento do foguete de sondagem VSB-30, que faz parte da cooperação entre Brasil e Agência Espacial Alemã (DLR). Três lançamentos aconteceram no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, e os demais em Esrange.

Dados do voo:

  • Apogeu: 258,4 km (estimado); 263 km (real);
  • Alcance da carga útil: 74,16 km (estimado); 72 km (real);
  • Dispersão do ponto de impacto = 1 sigma;
  • Tempo de microgravidade: 6 min 11 seg.

Foguete ORION V05 é lançado em exercício noturno da Operação Brasil-Alemanha, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI)

Foram divulgadas hoje (29/11) as imagens do lançamento do foguete ORION V05, a partir do Lançador Móvel de Foguetes, recebido da Agência Espacial Alemã (DLR). O voo faz parte da Operação Brasil-Alemanha que marca os 40 anos do acordo tecnológico internacional entre os dois países. O lançamento aconteceu no final de semana (25/11), às 20h, no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN).

Durante todo o voo do foguete, desde o lançamento até a queda da carga útil no mar, foi realizado rastreamento e obtidos os dados de telemetria. O exercício serve de preparação para o lançamento do foguete VS-30 V08, previsto para o dia 2 de dezembro, que vai carregar carga útil científica portando dois experimentos: um do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), visando estudo sobre o início da geração de bolhas ionosféricas e outro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

O objetivo do voo é o treinamento das equipes no emprego da Estação de Telemedidas Móvel, bem como a verificação dos meios de lançamento. Esse foi o quinto voo do ORION no Brasil, na versão monoestágio. Os vôos anteriores foram realizados por meio de operações no Centro de Lançamento de Alcântara – CLA (MARACATI I e II) e no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno – CLBI (Parelhas e Camurupim), todos transportando cargas úteis tecnológicas.

A Operação Brasil-Alemanha marca os 40 anos do acordo tecnológico internacional entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centro Espacial da Alemanha (DLR). Os principais objetivos da operação são o lançamento e rastreamento do foguete de sondagem VS-30 V08. O evento servirá também para o treinamento dos profissionais do CLBI para operar a estação Móvel de Telemedidas e o Lançador Móvel, além de interligar as estações (Telemetria, Radar e CTDL) do CLA e do CLBI.

 FONTE: FAB (Agência Força Aérea/CLBI/IAE)

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos

Temos uma das melhores locais para efetuar lançamento de foguetes do mundo, no entanto, além de não locarmos para outros fazerem lançamentos aqui, ainda locamos a dos outros para efetuar os nossos lançamentos.
Isso é o Brasil “Potência”!!!!

Tadeu Mendes

Enquanto isso…

http://www.foxnews.com/world/2011/11/29/satellite-image-shows-extensively-damaged-iranian-missile-site/?test=latestnews

Supresa…quem foi que destruiu toda essa instalacao, com edificios espalhados por toda a parte ?????Rsrsssrrs.

Qual seria a arma secreta usada para causar tantos danos???

Leonardo

É tem cara do Mossad!!!

Somente o fato de levar a morte do chefe do programa do programa de mísseis balísticos do Iran, ou seja, estava no lugar errado(certo) na hora errada(certa).