O nova aeronave de patrulha marítima P-3AM Orion realizou hoje (22/11) a sua primeira missão real de busca e salvamento (SAR). Depois de dois dias à deriva, o veleiro holandês Rolleman foi encontrado às 11h32 (horário de Brasília), a cerca de 315 quilômetros do litoral do Estado do Rio de Janeiro.

Recém-incorporada à Força Aérea Brasileira (FAB), a aeronave do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (1º/7º GAV), o Esquadrão Orungan, foi acionada no início da manhã pelo serviço de busca da Marinha (SALVAMAR) para auxiliar na procura da embarcação. Para encontrar o veleiro, a tripulação utilizou os modernos sensores eletrônicos do P-3AM, como o radar e o FLIR, além da busca visual.

De acordo com informações do Salvaero Brasília, o passageiro do veleiro passa bem.

FONTE: BASV

NOTA do PODER AÉREO: Foto do veleiro Rolleman cedida por tripulantes do 1°/7° GAV

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Padilha

Bravo Zulu ao Esquadrão Orugan!

eraldocalheiros

Começou a se pagar,salvar vidas independente de raça,credos ou nacionalidade não tem preço. Parabens aos bravos orungans.

Joker

Pra quem andou reclamando que o Orugan estava brincando de FS nos aeroportos e bases aéreas…

Antonio M

Em uma série que está sendo exibida na TV paga, afirmaram que os EUA estão reativando (ou nunca desativarm totalmente?) vários P3 para trabalharem em conjunto com a Marinha no combate a imigração ilegal, SAR e narcotráfico. E na falta de uma guarda costeira, a FAB se desdobra bem como a MB. Parabéns, deve ser muito gratificante principalmente quando salvam vidas. E lembrando, há quem defenda que com a chegada dos novos SH60 da Marinha, os SH3 poderiam ser modernizados aqui no Brasil mesmo para operarem exclusivamente como SAR. Acredito que seja uma boa idéia, pois preencheriam uma lacuna importante… Read more »

edcreek

Olá,

Sempre fui e sou muito apoiador do P-3 BR continuo achando ele sem a menor sombra de duvida a melhor opção para as operações que ele desenpenhará.

Copiando o Padilha, na saldação da missão cumprida:
“Bravo Zulu ao Esquadrão Orugan”

Parabens FAB!!!

Abraços,

Dario

É isso aí. Parabéns a equipe!

cfsharm

Olha aí gente! Quero ver o que aquele pessoal que escreveu que era uma velharia e etc sobre o P3-BR vai dizer agora. Pode ser antigo mas cumpre com sua missão. E sem sombra de dúvida marca uma grande evoluçaõ no patrulhamento.
Parabéns a FAB – apesar de tudo e de todos, cumprindo com seu dever!

[]s