Clique na imagem para ver o Saeqeh, a versão modificada do F-5E do Irã. Será que ele voa melhor com cauda dupla? O Brasil conseguiria fazer uma modificação desse nível no F-5?

BATE-PAPO ONLINE: Converse com outros leitores sobre este e outros assuntos no ‘Xat’ do Poder Aéreo, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

14 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Uma coisa interessante desse Saeqeh é a ausência dos trilhos de misseis na ponta das asas. Eu lembro que se dizia que no F-5 eles tinham função anti-flutter. Será que os iranianos conseguiram aumentar a rigidez da asa a ponto de dispensar os trilhos?

Fernando "Nunão" De Martini

Clésio, outras coisas interessantes e sutis são a nova posição do tubo pitot e o fato do caça (se não for só um caso de um pouco mais de tinta preta, é claro…) já ter um radome de maiores proporções quando comparado a um F-5E normal. Reparar que o radome já começa imediatamente à frente do cano do canhão, como nos F-5M da FAB: http://www.aereo.jor.br/2011/11/08/pama-sp-2011-comparando-os-novos-e-os-velhos-bicos-dos-bicudos/ Outra mudança mais fácil de ver é a tomada de ar. Nesse ângulo é difícil perceber, mas talvez a extensão do bordo de ataque na raiz das asas também é maior. As tubeiras / área… Read more »

Vader

Eu não tenho a menor, a mais remota, a mais minúscula dúvida de que nossos F-5EM são infinitamente melhores, mais capazes e mortíferos do que essa estrovenga dos aiatolás.

Se é para comparar com aeronaves modificadas, sou muito mais esse aqui:

http://vaderbrasil.blogspot.com/2011/06/aidc-f-ck-1-ching-kuo-o-f-16-chines.html

Edgar

Aproveitando-se da dica do Nunão no comentário deste post: http://www.aereo.jor.br/2011/11/15/f-20-um-f-5e-sem-defeito/#comments gostaria de que os colegas discutissem qual seria a viabilidade de adquirirmos e investirmos no projeto do F-20 para a criação de uma nova aeronave, tendo em vista o know-how que possuímos de todos esses anos de operação e modernização dos nossos F-5, o total desinteresse da banda podre desse país e a inevitável necessidade de a FAB utilizar-se apenas de seus próprios recursos para quaisquer tipos de investimentos.

Ivan

Vader e Edgar, Não precisamos de FCK-1 Ching Kuo chinês, nem do J-10 da outra China, nem do Saeqeh iraniano ou mesmo dos Thunder paquistaneses. Também é totalmente desnecessário recriar o F-20 Tigershark com uma nova turbina General Eletric F-414, colcar um par de tanques conformais ou dar ao mesmo uma aviônica moderna ou comandos ‘meio’ flybywire. A solução para um caça ½ indígena com custos de produção e opearação toleráveis já foi oferecida no F-X2. E já vem com a excelente turbina da GE, que por incrível que pareça já está instalada em Petrópolis, no Rio de Janeiro. É… Read more »

Rogério

Ótimo comentário Ivan, tb sempre pensei assim, esse blá blá blá de quem é melhor no df, sempre achei besteira, os suecos nos ofereceram a co-propriedade do projeto, é humilde, mais diminuiriamos o gap tecnologico que só aumentou nas decadas de 80 e 90, já com o RAfail seria a compra de prateleira mais cara e inutil de todas, pois nem usaríamos os nossos mísseis, apenas os franceses.

[]s

Fernando "Nunão" De Martini

Ivan, Respondi essa questão pra você na matéria do F-20, mas acho que vale a pena reproduzir a resposta aqui, pois acho essa nova matéria mais pertinente (já que o próprio texto pergunta sobre possibilidades de mexer no F-5 como os iranianos fizeram): Ivan, Estava apenas respondendo ao Edgar. Longe de mim defender o JF-17 na FAB, com todo o respeito que ele merece, assim como os responsáveis por seu desenvolvimento. Mas, como você tocou no assunto… A princípio, acho que não precisaríamos, pois, como você, também vejo com bons olhos o Gripen para o F-X2, desde o F-X1 (quando… Read more »

Vader

Ivan disse: 15 de novembro de 2011 às 20:20 Ivan, não mencionei o Ching Kuo como proposta para a FAB não. Apenas quis mostrar que, solução estrambólica por solução estrambólica, sou muito mais modificar um F-16 do que um F-5. Um outro excelente exemplo seria, a propósito, o Mitsubishi F-2 japonês, que em muitos aspectos consegue ser ainda superior ao “original”. No meu entendimento essa porcaria iraniana duraria hoje, se muito, dez minutos minutos em combate contra um F-5EM bem armado e dotado do que há de mais moderno em matéria eletrônica. Contra qualquer aeronave melhorzinha acho que nem mesmo… Read more »

Vader

Ah sim, deixo a pergunta: porque será que os aiatolás tentaram emular a pintura dos Blue Angels? 🙂

Edgar

Vader, Nunão e Ivan,

Levando-se em consideração a inércia previsível de nossos caciques corruptos, seria possível para a FAB entrar no projeto do NG sem a necessidade da caneta da Sra. Vana?

Vader

Edgar disse:
15 de novembro de 2011 às 22:10

Prezado Edgar, a FAB não tem sequer um único bilhão, quanto mais meia dúzia deles.

Sds.

Marcelo

“O Brasil conseguiria fazer uma modificação desse nível no F-5?”

Nem uma cópia 100% nova acredito que seja…deve ser apenas um F-5E modificado estruturalmente. O recheio não deve ter mudado nada. Mais, quem garante que essas 2 caudas são melhores que uma? Tenho certeza que os nossos F-5EM são muitíssimo mais capazes e são (pelo menos isso) os melhores F-5 voando no mundo, hoje.

Observador

Voltando ao genérico iraniano…

Não ficou com um jeitão de Super-Hornet? Ainda mais com esta pintura dos Blue Angels.

glaison

Pega um F-5, põe cauda dupla e pintura dos Blue Angels: Temos um F-18. Supimpa. Obvio, como não pensamos nisso antes?!