Até que ficou bom, mas… 🙂 Geração 1: seria a soma da geração 1 e 2 do chart. Geração 2 : Seriam a geração 3 do chart, com a inclusão do Mirage III e Viggen. Geração 3 :Seriam as primeiras versões do F-16, F-15, F-18, MIG-29, SU-27 e M-2000. Geração 4 : Seriam as versões mais modernas dos caças citados acima, com a inclusão do Gripen, que já nasceu geração 4. Geração 4+ : Concordo, trocando o SU-30 pelo SU-35. Geração 4++ : Seria o Su-35 BM, F-15 Silent, F-18 E Silent Hornet, Rafale batch 5 e o Typhoon 2020.… Read more »
Roberto F Santana
Visitante
12 anos atrás
Muito bom tópico.
Deixa eu só dizer qual é o melhor de cada geração, na minha muitíssima humilde opinião:
Por que os caças de motor com hélice (ex:p40) não se encacham como primeira geração?
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
Esse assunto é sempre polêmico, pois raramente se chega em consenso. Mas se levarmos a coisa para o básico, podemos até mudar nossa opinião com relação a certas aeronaves. O que define a geração de um caça? Seu ano de fabricação? Seu desempenho? Sua eletrônica embarcada? As capacidades do armamento que ele transporta? Um caça modernizado pode pular de geração? Eu acho que a geração de uma aeronave engloba tudo o que eu disse no paragrafo acima, menos a última afirmação. Um caça modernizado não pula de geração, mas suas capacidades aumentam de forma a botar respeito no caça mais… Read more »
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
2ª geração: é a geração perdida. Foram criados levando em consideração o modo de lutar da 2ª guerra, e sua tecnologia e capacidades se encontram exatamente no meio do caminho entre a primeira e a terceira gerações. Foi a primeira geração a incorporar novidades surgidas inteiramente após a 2ª Guerra, frutos do incrível avanço científico ocorrido na década de 1950. Motores com pós-combustão, canopi rebaixado para ajudar na aerodinâmica (mas com perdas de visibilidade), asas ainda com grande espessura e alongamento, forçando o uso de grande enflechamento para atingir pela primeira vez velocidade supersônica em voo nivelado. A eletrônica ainda… Read more »
joseboscojr
Visitante
12 anos atrás
Rafa,
Porque esta classificação define os caças à jato.
Os caças desde a PGM podem ser definidos por uma classificação à parte.
Eu particularmente proporia que houve antes 3 gerações.
A Primeira, representada pelos primeiros caças da PGM.
A Segunda, representada pelos primeiros caças que adotaram as metralhadoras que atiravam por entre as hélices, desenvolvida por Roland Garros.
E a Terceira, representada pelos caças feitos de alumínio, com motores mais potentes, típicos da SGM.
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
3ª geração: fruto do tremendo avanço científico da década de 1950, foi feita basicamente para deter o B-52 e o Tu-95. Naquela época, os caças atingiram o nível mais baixo de preocupação com o combate entre caças, com baixas taxas de curva sustentada, péssima visibilidade traseira (e nas aeronaves soviéticas até para frente…), aeronaves sem canhão, extrema dependência de mísseis. Aqui já se usava materiais exóticos como o titânio com frequência, havia um fascínio com a velocidade mach 2, fazendo com que o emprego de asas de baixa espessura e alongamento, junto com entradas de ar variáveis se tornasse algo… Read more »
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
Outro meio de definir as gerações, é toda vez que a USAF bota em serviço uma aeronave de combate aéreo de primeira linha, pra superar tudo que existia antes.
No lugar do F-106 na terceira geração seria interessante colocar o F-104. Ele foi o primeiro a entrar em operação e nenhum caça de 3ª geração chegou a superar seu desempenho.
Clésio, concordo com vc mas só a partir da 3a geração! o Mig-15 veio antes do F-86 e este não era tão superior assim e os Mig-17/19 não são piores que o F-100…
Marcelo
Visitante
12 anos atrás
Quanto ao F-104, era muito veloz, mas pouco manobrável. Foi derrubado em dogfight por Mig-21 na guerra indo-paquistanesa.
Clésio Luiz
Visitante
12 anos atrás
O F-86 decolou e entrou em operação nos mesmos anos do MiG-15, mas alguns meses antes, então ele chegou primeiro de todo jeito 🙂 Quanto ao F-100, ele também chegou antes do MiG-19. Essa lista tomando por base os caças de linha de frente da USAF é apenas uma referência do que marcaria o início de uma geração, não significa necessariamente que o aparelho americano foi indiscutivelmente o melhor de sua geração. Aliás, o F-86 não foi o primeiro caça da primeira geração, essa honra cabe ao espetacular Me-262, mas pelo menos para mim foi o melhor, na frente do… Read more »
Até que ficou bom, mas… 🙂 Geração 1: seria a soma da geração 1 e 2 do chart. Geração 2 : Seriam a geração 3 do chart, com a inclusão do Mirage III e Viggen. Geração 3 :Seriam as primeiras versões do F-16, F-15, F-18, MIG-29, SU-27 e M-2000. Geração 4 : Seriam as versões mais modernas dos caças citados acima, com a inclusão do Gripen, que já nasceu geração 4. Geração 4+ : Concordo, trocando o SU-30 pelo SU-35. Geração 4++ : Seria o Su-35 BM, F-15 Silent, F-18 E Silent Hornet, Rafale batch 5 e o Typhoon 2020.… Read more »
Muito bom tópico.
Deixa eu só dizer qual é o melhor de cada geração, na minha muitíssima humilde opinião:
Geração 1: Yak-23.
Geração 2: MiG-15
Geração 3: MiG:21
Geração 4: F-16
Geração 4+:SU-30
Geração 4++:F-15SG
Geração 5: F-22
Por que os caças de motor com hélice (ex:p40) não se encacham como primeira geração?
Esse assunto é sempre polêmico, pois raramente se chega em consenso. Mas se levarmos a coisa para o básico, podemos até mudar nossa opinião com relação a certas aeronaves. O que define a geração de um caça? Seu ano de fabricação? Seu desempenho? Sua eletrônica embarcada? As capacidades do armamento que ele transporta? Um caça modernizado pode pular de geração? Eu acho que a geração de uma aeronave engloba tudo o que eu disse no paragrafo acima, menos a última afirmação. Um caça modernizado não pula de geração, mas suas capacidades aumentam de forma a botar respeito no caça mais… Read more »
2ª geração: é a geração perdida. Foram criados levando em consideração o modo de lutar da 2ª guerra, e sua tecnologia e capacidades se encontram exatamente no meio do caminho entre a primeira e a terceira gerações. Foi a primeira geração a incorporar novidades surgidas inteiramente após a 2ª Guerra, frutos do incrível avanço científico ocorrido na década de 1950. Motores com pós-combustão, canopi rebaixado para ajudar na aerodinâmica (mas com perdas de visibilidade), asas ainda com grande espessura e alongamento, forçando o uso de grande enflechamento para atingir pela primeira vez velocidade supersônica em voo nivelado. A eletrônica ainda… Read more »
Rafa,
Porque esta classificação define os caças à jato.
Os caças desde a PGM podem ser definidos por uma classificação à parte.
Eu particularmente proporia que houve antes 3 gerações.
A Primeira, representada pelos primeiros caças da PGM.
A Segunda, representada pelos primeiros caças que adotaram as metralhadoras que atiravam por entre as hélices, desenvolvida por Roland Garros.
E a Terceira, representada pelos caças feitos de alumínio, com motores mais potentes, típicos da SGM.
3ª geração: fruto do tremendo avanço científico da década de 1950, foi feita basicamente para deter o B-52 e o Tu-95. Naquela época, os caças atingiram o nível mais baixo de preocupação com o combate entre caças, com baixas taxas de curva sustentada, péssima visibilidade traseira (e nas aeronaves soviéticas até para frente…), aeronaves sem canhão, extrema dependência de mísseis. Aqui já se usava materiais exóticos como o titânio com frequência, havia um fascínio com a velocidade mach 2, fazendo com que o emprego de asas de baixa espessura e alongamento, junto com entradas de ar variáveis se tornasse algo… Read more »
Outro meio de definir as gerações, é toda vez que a USAF bota em serviço uma aeronave de combate aéreo de primeira linha, pra superar tudo que existia antes.
1ª F-86
2ª F-100
3ª F-106/F-4
4ª F-15
5ª F-22
E estamos conversados.
Pergunta ao Vader 🙂
Heheheh, boa Clésio!
No lugar do F-106 na terceira geração seria interessante colocar o F-104. Ele foi o primeiro a entrar em operação e nenhum caça de 3ª geração chegou a superar seu desempenho.
Detesto essas classificações… coisa mais besta…
Clésio, concordo com vc mas só a partir da 3a geração! o Mig-15 veio antes do F-86 e este não era tão superior assim e os Mig-17/19 não são piores que o F-100…
Quanto ao F-104, era muito veloz, mas pouco manobrável. Foi derrubado em dogfight por Mig-21 na guerra indo-paquistanesa.
O F-86 decolou e entrou em operação nos mesmos anos do MiG-15, mas alguns meses antes, então ele chegou primeiro de todo jeito 🙂 Quanto ao F-100, ele também chegou antes do MiG-19. Essa lista tomando por base os caças de linha de frente da USAF é apenas uma referência do que marcaria o início de uma geração, não significa necessariamente que o aparelho americano foi indiscutivelmente o melhor de sua geração. Aliás, o F-86 não foi o primeiro caça da primeira geração, essa honra cabe ao espetacular Me-262, mas pelo menos para mim foi o melhor, na frente do… Read more »