O que está caindo na cabeça dos líbios

16

Na foto acima aparece um modelo em escala natural do AASM (Armement Air-Sol Modulaire) em exposição no estande da Safran na LAAD 2011. O AASM é um tipo de armamento aerotransportado de precisão desenvolvido pela Sagem Défense Sécurité.

A França, desde o início do conflito na Líbia, andou empregando o AASM em diversas ocasiões para atingir alvos terrestres. Nestes tipos de ação o principal vetor utilizado é o Rafale. Veja nos links abaixo o emprego real deste tipo de armamento.

Para saber mais sobre o AASM clique aqui.

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

É possível saber o custo, aliás, se foi oferecido ao Brasil no FX2?

joseboscojr

Essa de 125 kg é uma concorrente direta da SDB americana e salvo engano ainda não está homologada.
As “normais” têm 250 kg.

Observador

É, para população civil, não deve haver coisa mais apavorante do que um ataque aéreo. Vem de surpresa, não se sabe para onde correr, onde a bomba vai cair…

Isto me lembra as pichações nos muros de Berlim, no final da segunda guerra:

“ANTES UM RUSSO NA BARRIGA, QUE UM AMERICANO SOBRE A CABEÇA”.

Nick

Caro Antonio M,

Pelo que foi discutido, o AASM foi sim oferecido no pacote. Mas o Brasil está desenvolvendo um armamento similar, o ACUAN.

Inclusive foi divulgado na LAAD 2011 que já está em testes finais. Ou seja, a nós a princípio não interessaria uma arma dessa classe.

[]’s

Antonio M

Nick disse:
13 de abril de 2011 às 19:12

Obrigado!

edcreek

Olá,

Nick não é bem isso o ACAUAN não tem guiagem a laser, coisa já disponivel na AASM, a principio a versão Brasileira será mais limitada em alcançe.

Mas isso não é o pior, estamos desenvolvendo essas armas a decadas então eu não contaria com elas para agora, coisa de republica bananeira…..

Tomara que eu esteja errado….

Abraços,

Nick

Caro Edcreek,

Segundo reportagem do Vinicius do DB, em junho/julho começarão os testes de certificação dos sistema de guiagem, portanto a bomba guiada brasuca está mais próximo da realidade.

Concordo que o ACAUAN deveria ter pelo menos um sistema de guiagem final por Laser ou IR. De qualquer modo este poderia no futuro ter seu alcance expandido com um booster e asas planadoras.

Mas.. entre um AASM mande in France, e um ACAUAN brazuca, fico com o segundo.

link da matéria:

http://www.defesabrasil.com/portal/coberturas/laad-2011/mectron-e-britanite-anunciam-testes-finais-do-acauan.html

[]’s

joseboscojr

Não é o fato de uma bomba guiada não ter um sistema de orientação terminal que a torna menos ou mais moderna ou menos ou mais eficiente. Depende! A JDAM, sem orientação terminal, só foi desenvolvida na década de 90, mais de 30 anos depois do desenvolvimento das bombas guiadas à laser/TV/IIR, e foi aclamada como excepcional e muito bem vinda. Uma bomba guiada por GPS seria usada contra alvos fixos e sua precisão a torna eficiente em 99% das situações contra esses alvos sem que haja necessidade de refinar a precisão com algum sistema terminal. Já contra alvos móveis… Read more »

Antonio M

Srs.,

Creio que o desenvolvimento do sistema ACAUAN é significativo, importante sim mas o principal é que esteja à disposição de nossas FAs, que a utilizem o suficientemente para que desenvolvam uma doutrina eficiente, com tiros reais!

Senão pode ser o melhor produto do mundo, não sabendo usar de nada adianta!

joseboscojr

Teria até sido um desenvolvimento mais natural se antes de uma bomba guiada por INS/GPS tivéssemos desenvolvido uma guiada por laser semiativo. Na verdade, nesse caso específico, demos um salto tecnológico. Vale lembrar que é possível extrair as coordenadas geográficas de um alvo de oportunidade, com auxílio de um designador de alvos, abastecendo o sistema de orientação da bomba em pleno vôo, antes de ser lançada. Também é possível a tropas no solo dotadas de designadores, enviarem as coordenadas de um alvo ao avião atacante, o que possibilita a esse tipo de bomba até o apoio direto às tropas em… Read more »

DrCockroach

Apenas complementando o titulo, talvez nao somente caindo na cabeca dos libios; varias reportagens sugerem que imigrantes estao participando das milicias pro-ghadaffi, alguns por $$$ e outros por terem tido os passaportes confiscados (A Libia tem um grande numero de imigrantes).

[]s!

DrCockroach

Rasmussen said NATO needed more aircraft to attack Gadhafi’s forces in populated areas.

“To avoid civilian casualties we need very sophisticated equipment, so we need a few more precision fighter ground-attack aircraft for air-to-ground missions,”
http://www.forbes.com/feeds/ap/2011/04/14/general-eu-nato-foreign-ministers_8408045.html

Enquanto isto Qatar estah fornecendo anti-tank Milan p/ os rebeldes.

[]s!

P.S.: Eh verdade Ivanildotavares, um abraco.

Wagner

Blz Otan Graças a vcs vamos reduzir nosso deficit mais de um ano antes do previsto !! Se tivessem deixado o ditador louco ganhar, a crise ja teria acabado e o petroleo ja estaria em baixa, MAS : “””Russia will receive an extra one trillion rubles in oil and gas revenues this year, Finance Minister Alexei Kudrin says. The government is thus submitting proposals to the lower house of parliament in connection with the need to amend the 2011 federal budget. It suggests a 300-billion-ruble increase in spending to raise pensions and student grants and support the farming sector and… Read more »

Renato Oliveira

O Brasil tem também a opção de comprar armas da Rafael, de melhor custo/benefício, como a SPICE.

DrCockroach

“Spares Shortages Ground Typhoon Jet Pilots”

It said only eight of the RAF’s 48 Typhoon pilots qualified for ground attack operations – the role it is currently being used for in Libya.

The RAF is currently having to cannibalise aircraft for spare parts in order to keep the maximum number of Typhoons in the air on any given day.
http://news.sky.com/skynews/Home/UK-News/Typhoons-Spares-Shortage-Grounds-Pilots-Of-RAF-Fighter-Jets-Due-To-Lack-Of-Flying-Time-MPs-Reveal/Article/201104315972747?lpos=UK_News_Carousel_Region_1&lid=ARTICLE_15972747_Typhoons%3A_Spares_Shortage_Grounds_Pilots_Of_RAF_Fighter_Jets_Due_To_Lack_Of_Flying_Time%2C_MPs_Reveal

a Inglaterra e a Franca simplesmente nao conseguem dar conta do recado. Um editorial do NYT hoje, bem atipico, pede que os EUA coloquem os A-10 e os AC-130 em acao.

[]s!

rui mendes

Afinal parece que não foi preciso.
Kkkkkkjk.