domingo, janeiro 23, 2022

Gripen para o Brasil

Programa PAK FA atinge a marca de cem voos

Destaques

Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

 

Após vinte e um meses do primeiro voo em Komsomolsk-on-Amur (Sibéria), os protótipos do Sukhoi T-50 PAK-FA atingiram a marca de cem voos no dia 3 de novembro.

Como comparação, o programa Lockheed Martin F-35 precisou de 31 meses desde a primeira decolagem do protótipo AA-1 até o centésimo voo.

Neste período, o PAK-FA já se apresentou para o público e para o Primeiro ministro Vladimir Putin. Na apresentação do MAKS 2011 houve um problema com um dos motores do caça.

No entanto, a Rússia anda bem ocupada no front de exportação. A Rosoboronexport assinou um contrato com o a Índia para desenvolver uma versão denominada FGFA. A Sukhoi também ofereceu o PAK-FA para a Coreia do SuL para o programa F-XIII, mas curiosamente a delegação russa não compareceu ao Seoul Air Show no mês passado.

A Força Aérea da Rússia anunciou planos de receber o primeiro avião de produção em 2013, e introduzir o PAK-FA no serviço operacional dois anos depois.

FONTE:
Flightglobal

- Advertisement -

5 Comments

Subscribe
Notify of
guest
5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Era comum na URSS armamentos entrarem em serviço em formato básico/simplificado, para depois serem rapidamente sucedidos na linha de produção por versões aperfeiçoadas. Provavelmente esse será o caso do T-50: a versão inicial poderá ter motores e aviônicos provisórios, enquanto os modelos definitivos não ficam prontos.

Ivan

Clésio,

Concordo com sua avaliação.

A versão inicial de produção do T-50 deve voar com os motores e aviônicos do Su-35BM, que, por sua vez, se beneficiou de tecnologias que estavam sendo desenvolvidas para o programa PAK-FA.

No final é o pragmatismo russo de contínuo desenvolvimento, até tirar o máximo de cada projeto exitoso.

Sds,
Ivan.

Vader

Esse protótipo está para o F-35 como a pipa para o avião.

Clésio Luiz

Taí uma pipa pra botar qualquer Raio no bolso…

Gueorgui Jukov

Concordo contigo Clésio, uma pipa dessa na mão já era lucro pra alguém.

Últimas Notícias

Argentina também negocia a compra de caças F-16 da Dinamarca

Segundo o site argentino Pucara.org, as Forças Aéreas da Argentina e da Colômbia estão analisando ofertas para aeronaves Lockheed...
- Advertisement -
- Advertisement -