KF-X / IF-X: fabricante da Indonésia já mandou equipe à Coreia do Sul

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A fase de desenvolvimento tecnológico deste caça de 4,5ª geração deverá ser realizada até o final de 2012. Projetos preliminar e detalhado sucedem-se a partir de 2013, para início de produção em 2021

Segundo o jornal Antara News, a fabricante estatal de aeronaves PT Dirgantara Indonesia (PT DI) já mandou 35 pessoas para a Coreia do Sul, com o objetivo de realizar as preparações para o programa de cooperação entre o país e a Coreia do Sul, que deverá desenvolver um caça a jato de 4,5ª geração.

O programa para desenvolvimento do caça recebeu o codinome KF-X / IF-X  (Korea Fighter Experiment /Indonesia Fighter Experiment – experimento de caça coreano / experimento de caça indonésio).

O diretor de desenvolvimento de tecnologia e de negócios da PT DI, Dita Asdonni Jafri, afirmou: “Mandamos 35 pessoas para a Coreia no mês passado. Eles deverão cumprir uma missão dada à PT DI pelo governo, no caso pelo Ministério da Defesa.” Ele ainda disse que as preparações deverão tomar bastante tempo, já que a certificação só seria conferida em 2020.

Por meio desse programa, que inclui atividades de projeto, produção, integração e testes, o governo da Indonésia deseja, indiretamente, desenvolver a indústria de aviação doméstica.

O caça deverá ser de uma classe superior ao F-16 ou Sukhoi 30, porque seria de 4,5ª geração. Porém, estará ainda abaixo do norte-americano F-35, que é uma aeronave de 5ª geração. O caça deverá ter um raio de combate de 600 milhas náuticas (pouco mais de 1.000 km – porém não foi detalhado, na matéria do Antara News, se esse raio é para missões ar-ar ou ar-solo, muito menos em que configuração e perfil de voo) uma persistência / autonomia de 4,5 horas e capacidade de carregar até 6 toneladas de armamento.

Os governos dos dois países assinaram diversos documentos relativos ao projeto: uma carta de intenções em 6 de março de 2009, um memorando de entendimento (MOU) em 15 de julho de 2010, um termo de confidencialidade ou acordo de não divulgação (non-disclosure agreement) em 20 de novembro de 2010, assim como os direitos de propriedade intelectual e acordo de projeto em 11 de março de 2011.

Por meio desses acordos, o programa KF-X/IF-X deverá começar por uma fase de desenvolvimento tecnológico de um ano de duração (2011 – 2012) para a realização de estudos relativos aos requisitos de sistemas, de configuração, assim como o desenvolvimento de tecnologias fundamentais (core technology). De 2013 a 2020, o programa passará pelas fases de desenvolvimento de engenharia de produção, projeto preliminar, projeto detalhado e certificação da produção do protótipo. A produção em larga escala é esperada para 2021.

Enquanto isso, a Indonésia e a Coreia do Sul assinaram, no início de setembro deste ano, um memorando de entendimento em cooperação de defesa, o que inclui cooperação na indústria de defesa. O acordo foi assinado pelo Ministro da Defesa Indonésio Purnomo Yusgiantoro e sua contraparte sul-coreana, Kim Kwan-Jin.

 

FONTE: Antara News (tradução, adaptação e edição: Poder Aéreo)

NOTA DO EDITOR: se o cronograma acima for realmente seguido, outros países que eventualmente se interessem pelo programa não podem demorar muito a se juntar às duas nações já envolvidas, se quiserem ter alguma influência nas decisões importantes do projeto. É na fase preliminar que várias dessas decisões são tomadas, refletindo na maior parte do desenvolvimento posterior – sem falar que muito do desenvolvimento preliminar provavelmente já foi realizado pela Coreia do Sul (o vídeo acima, já mostrado aqui no Poder Aéreo, traz algumas imagens desses trabalhos, que sofreram algumas interrupções ao longo do tempo).

Depois, sobram as participações no desenvolvimento de componentes, na produção e, é claro, no financiamento do projeto. No ano passado, a Turquia já demonstrou interesse no programa, sinalizando entrar com uma parcela financeira semelhante à da Indonésia. Para saber mais detalhes, clique nos links abaixo.

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