Antes tarde do que nunca: ‘walkaround’ noturno de F-5EM na AFA em… 2010!

15

Finalizada a série de matérias sobre o Domingo Aéreo 2011 da Academia da Força Aérea (AFA), este editor se lembrou de uma pendência do evento de 2010, uma matéria há muito planejada mas, por diversos motivos, esquecida: o’walkaround’ (ensaio fotográfico de detalhes ao redor de uma aeronave) noturno de um F-5EM da FAB.

 

Na ocasião, anoitecia e o evento já havia terminado, quando os editores do Poder Aéreo perceberam uma movimentação num dos hangaretes, ao redor de um F-5EM que já deveria ter decolado à tarde, mas ficara no solo devido a um pneu murcho (o da bequilha). Um pneu substituto tinha acabado de chegar à AFA, então tivemos a oportunidade de presenciar e fotografar todo o trabalho de troca (clique aqui para ver matéria da época sobre a troca do pneu. E clique aqui para ver vídeo do “warm up” posterior e decolagem noturna do caça).

Mas também aproveitamos para fotografar alguns detalhes interessantes da aeronave, nem sempre vistos na internet, e que vão dos lançadores de chaff / flare aos trilhos lançadores de mísseis. Passando o mouse sobre as fotos para ler as legendas, e clicando para ampliá-las, você poderá ver estes e outros detalhes.

Nas fotos dos trilhos lançadores de mísseis nas pontas das asas e nos pilones sob as mesmas, podem ser vistas as placas que indicam a procedência de cada peça, além do fato de dois deles terem a inscrição “Modified to Derby” (modificado para Derby).

Outro detalhe interessante e nem sempre percebido é um “recesso” que existe na parte frontal superior dos pilones instalados sob as asas do caça. Essa reentrância é coberta por uma peça retrátil que permite o livre acionamento dos dispositivos hipersustentadores do bordo de ataque das asas (comumente chamados de “slats” ou “flaps”, conforme sua atuação), quando estes se deslocam para baixo.

Vale a pena também reparar na criatividade para armazenar artigos como os protetores (de cor vermelha) de várias partes do caça quando em exposição. Fora de sua base, e em uma missão de apenas fazer demonstrações aéreas e estáticas, sem previsão de entrar em um combate real, são aproveitados os espaços do compartimento do canhão para armazenar diversos itens.

 

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Eu posso estar errado, mas o F-5 não tem slats no bordo de ataque, mas sim flapes. A diferença é que os flaps apenas abaixam, os slats avançam e abaixam, aumentando artificialmente a área alar.

Veja que o movimento da peça no bordo de ataque do Mirage 2000 e do AMX é diferente do F-5. Nos outro dois modelos, ao se movimentar, o slat mostra uma área de asa com uma cor diferente, o que não ocorre no F-5 quando o flape é acionado.

tplayer

Bacana as fotos.

Porém vendo os detalhes de perto fico ainda mais desanimado com a velharia que compõe nossa linha de frente.

S.Cintra

Nunão

Na foto da sonda revo, aparece o bocal (a entrada de ar) da turbina parcialmente. Nessa foto e em outra postada por vocês, na ocasião da Cruzex, aparece uns quadrados, acho que 6, adesivados parece. Chegou a observar esses detalhes? Fico curioso e entrigado o que significam.

Boas fotos dos detalhes, e só assim, percebe-se os novos “recheios”.

Nick

Belas fotos, parabéns Nunão!

Alguém sabe dizer o que são aquelas protuberâncias próximos ao nariz?

Nas tubeiras provavelmente é o RWR, mas e esses na frente??

[]’s

Demóstenes

É uma vergonha o Brasil com aviões tão velhos!!!

Temos condições de comprar bons caças mas os políticos não dão a devida atenção à defesa…

Darkman

A fotos ficaram perfeitas, mas é uma pena ter ainda em nosso inventário esses caças antigos e ainda pior ser venerado até hj.
Infelizmente acho que vamos continuar por um bom tempo ainda veneramdo o F5 até ele soltar as peças pelo ar.

Abs.

S. Cintra

Nunão V. matou a pau a minha duvida, com as fotos do parque. Os meus “adesivos”, na lateral da entrada de ar, nas fotos do parque – bem esclarecedoras – demonstram a existência de uma parte destacada / retirada e uma pancada de fios pendurados, concluindo ser um painel – é a isso que me refiro, não as persianas. Em outro detalhe aparece os 5 pares (3 mais abaixo e 2 mais acima) de “adesivos”. Realmente chego a conclusão de ser sensores, mas do que? Na entrada da tomada de ar? Sabemos que é um ponto de reflexo de ondas… Read more »

MOsilva

Caros… O F-5M foi reformado, com recuperação estrutural e revisão de motores, além de ter sua aviônica atualizada. É, neste sentido, um aparelho “novo em folha”. Não há duvidas sobre a limitação do seu desempenho. Aliás, qualquer aparelho tem limitações, mesmo os mais recentes. Não se trata de venerar ou menosprezar o modelo. Trata-se de se conhecer o vetor que hoje é o nosso principal (pelo menos numericamete) caça. Ah, mas o Chile e a Vanezuela tem aparelhos melhores, mais modernos e mais capazes. Para quem pensa desta forma, vale lembrar que equipamentos constituem apenas metade da equação de defesa/ataque… Read more »

Yuri

Nossa a ultima foto ta legal , pois numca tinha visto o interior da turbina de um F5M tem um formato legal.

Nautilus

Se com “velharia” vocês se referem à aparente sujeira que aparece em várias fotos, digo que ela é normal em aeronaves de combate. Já viram outros caças de perto? Vejam um F/A-18E Super Hornet num NAe da US Navy ou um Rafale de um esquadrão operacional e entenderão o que quero dizer. Um caça após sair de fábrica, seja moderno ou modernizado, parece novo. Basta alguns meses de operação para ficar imundo. Principalmente quando a pintura é de camuflagem (fosca), que por ser áspera, acumula mais resíduos. Vejam a lateral de um Super Tucano, como fica totalmente manchada pela fuligem… Read more »

Bruno Rocha

Nas 6ª, 7ª e 8ª foto, da para perceber algo como um “parafuso” solto. Será?