TAP Manutenção e Engenharia Brasil é certificada para fazer manutenção nos caças F-5 da FAB

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Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2011 – Após vistoria técnica realizada pela DGEQ, Assessoria de Gestão da Qualidade do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, a TAP Manutenção e Engenharia Brasil S.A. (TAP M&E Brasil) foi certificada, no último dia 12 de setembro, pela DIRMAB (Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico), para realizar serviços de inspeções periódicas nas aeronaves F-5E/FM da FAB (Força Aérea Brasileira).

O F-5 é uma aeronave de caça, fabricada pela Northrop Grumman, dos Estados Unidos, empregada na Força Aérea Brasileira e por Forças Armadas de vários países, inclusive dos Estados Unidos, como aeronave de treinamento para pilotos de caça e emprego em operações reais de superioridade aérea e ataque ao solo. A FAB emprega esta aeronave desde 1974 e dada a qualidade e performance avançada de sua plataforma, mereceu uma modernização em sua aviônica e sistemas d’armas, que deixou a frota equipada com o que existe de mais atual em tecnologia embarcada.

Para obter a certificação para realizar revisões nesta complexa aeronave de caça, a TAP M&E Brasil precisou cumprir uma série de exigências técnicas, como obtenção de publicações técnicas, ferramental específico, equipamentos especiais e adequação das instalações, bem como organizar um curso inteiramente dedicado à formação de seus Engenheiros e Técnicos neste equipamento. Foram 30 profissionais formados em uma escola de formação de profissionais em manutenção aeronáutica, cujas aulas foram ministradas por especialistas no F-5.

A TAP M&E Brasil realiza, há mais de 50 anos, serviços de manutenção e incorporação de modificações em airframe e componentes de diversos aviões da FAB, como C130, F5, C115, B707, B737, ERJ145, EMB110, EMB120, entre outros, e também atende às Forças Aéreas de países como Argentina, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. Com esta certificação emitida pela DIRMAB, a TAP M&E Brasil habilita-se a participar de licitações de serviços de revisões na aeronave F-5 no Brasil e junto a outros países operadores desta aeronave.

Em julho de 2008, o então Vice-Presidente de Marketing e Vendas da TAP M&E Brasil, Eng. Nestor Koch, hoje Presidente, já anunciava o interesse da Empresa em fazer parceria com as Forças Armadas, oferecendo serviços avançados de manutenção, quando recebeu a visita de uma Comitiva do Ministério da Defesa, que começava a estudar a TAP M&E Brasil como uma prestadora de serviços que abrangesse o maior número possível de atividades de manutenção para os equipamentos das Forças Armadas, quando comentou “Iniciamos as negociações para que a empresa comece a atuar na complexa atividade de prestação de serviços de manutenção para equipamentos da Defesa Nacional como um todo”. Com esta certificação, a TAP M&E Brasil tornou-se a única empresa de MRO (Maintenance, Repair & Overhaul) no Brasil e uma das poucas no mundo habilitada a oferecer o serviço de revisões em airframe de F-5.

“Nosso próximo passo é obter a certificação para os componentes reparáveis da aeronave, cujo processo já está em fase final”, destaca o Presidente. “Poderemos realizar serviços de revisão e reparo em componentes que estão sendo enviados para o exterior, pela falta de oficinas certificadas no Brasil. Isso garantirá a permanência de divisas no País, diminuirá o tempo dedicado ao reparo, manterá no Brasil empregos de pessoal altamente qualificado, diminuirá a dependência externa de manutenção de equipamentos estratégicos e contribuirá para aumentar a participação de nossa empresa no complemento das atividades de manutenção dos Parques de Material Aeronáutico, tudo dentro dos interesses da Política Estratégica da Defesa e Segurança Nacional”.

FOTO: Poder Aéreo

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Mauricio R.

Agora??? Tinha que ser a termpo de fazer o update dos F-5 ex-Jordânia, no lugar da Embraer.

Marcelo

Poderia explicar o que tens contra a Embraer? Sinceramente não consigo entender. Preferia que tudo fosse feito no exterior?

Mauricio R.

Ué qual o problema, em capacitar mais uma empresa nacional???
Não foi essa a justificativa p/ a presença da Embraer, que não sabe pinóia a respeito de F-5, no projeto???
Qnto a “fazer tdo no exterior”, se vc prestar realmente atenção nas matérias a respeito dos F-5 “Mike” e “Fox”, talvez perceba o tanto de capacidade industrial existente dentro da própria FAB.