Estatísticas mostram a superioridade aérea dos EUA sobre a União Europeia

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Novas estatísticas divulgadas pelos controladores aéreos europeus mostram a enorme superioridade da Força Aérea dos EUA frente às suas congêneres dos países da União Europeia (UE). Também mostram a densidade do tráfego aéreo militar dos EUA nos céus europeus.

Os números foram publicados na última quarta-feira (12 de outubro) pelo Eurocontrol, baseado em Bruxelas. Os dados mostram que os EUA possuem um total de 13.195 veículos aéreos militares e paramilitares, comparados ao total combinado de 8.111 aeronaves dos 27 países da União Europeia. Os maiores poderes aéreos da UE, a França (1.338), o Reino Unido (1.296), Alemanha (1.096) e Itália (901) não chegam nem perto do total norte-americano.

Quando se fala de aviões de combate, a diferença cresce ainda mais. Os EUA possuem 3.630 jatos de combate (não estão senco contados os helicópteros), enquanto a França possui 380, a Alemanha tem 346, o Reino Unido 213 e a Itália, 164. Ao mesmo tempo, a Grécia aparece como um “mini poder aéreo”, com seus 304 jatos de combate. Sua “espinhosa” vizinha e aliado da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), a Turquia, possui 401.

A França e o Reino Unido utilizam jatos de combate fabricados localmente, como o Rafale e o Typhoon. A Alemanha e a Itália favorecem aeronaves fabricadas nos EUA ou com tecnologia britânica. A Grécia possui jatos norte-americanos e franceses.

A comparação do tráfego aéreo militar

Em 2010, os EUA realizaram nada menos que 38.482 voos militares no espaço aéreo da Conferência Europeia de Aviação Civil, uma zona que cobre a União Europeia, Ucrânia, Os Bálcans ocidentais, Turquia, o sul do Cáucaso e também as ilhas remotas de Islândia e Groenlândia. A Itália, com 39.985 voos e a França, com 31.962, foram os únicos países da UE a apresntarem volume de trávego comparável aos Estados Unidos sobre seus “quintais”.

A Rússia, que já foi uma superpotência da Guerra Fria (como URSS) e um adversário do ocidente, realizou apenas 558 voos na zona. De qualquer modo, as pegadas da antiga União Soviética podem ser vistas nos tipos de aviões militares utilizados por países da União Europeia.

A Bulgária utiliza aeronaves MiG-21, MiG-29 e Su-25. A Romênia e a Eslováquia empregam apenas o MiG-21 e o MiG-29. A Polônia tem um punhado de caças norte-americanos F-16 mas o grosso de sua frota é de aeronaves MiG-29 e Su-22. Os Países Bálticos não têm caças, mas utilizam aviões de transporte russos Antonov.

Já a República Tcheca e a Hungria romperam com o passado adquirindo caças suecos Gripen.

FONTE: EU Observer

FOTOS: USAF

NOTA DO EDITOR: como curiosidade, vale a pena reparar que os caças MiG-21 búlgaros da última foto que selecionamos para ilustrar esta matéria (tirada num exercício conjunto com a USAF em maio do ano passado) são de versões diferentes, e também consideravelmente distantes quanto à época em que entraram em serviço nas forças aéreas da URSS e dos países do Pacto de Varsóvia. Clique para ampliar e perceber os diversos detalhes que diferenciam as versões.

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Roberto F Santana

E na América do Sul?
Já sei, já sei…
O campeão é o Brasil, com os inúteis vai-e-vens do GTE e as piruetas enfadonhas do EDA.

Giordani RS

O primeiro, se não me engano e sem pesquisar, é um MiG-21Bis e o que está em segundo plano deve ser um Fishbed-C.

Roberto F Santana

Bem que a Presidente Dilma, em sua recente viagem à Bulgaria, poderia ter pedido esses MiGs como doação para a Força Aérea Brasileira.
Uma mão de tinta aqui, um remendo ali, um pouco de sorte e…
BOOOM! Corram traficantes com seus Cessninhas!

Corsario137

O interessante será avaliar os mesmos dados daqui a 15, 20 anos. A redução das aeronaves de combate será drástica, não somente pela substituição de aeronaves dedicadas em prol das multifunção mas também pelo efeito da crise econômica, que segundo os analistas, será sentida ainda até o final da década. Em especial, independente da crise econômica, sempre achei que a Grécia tinha uma força aérea descomunal. F-16 Block 50/52, Mirage 2000-5 Mk2, Eurofighter… Qual a grande ameaça da Grécia? A Turquia? Fala sério… Independente da ameaça, ter duas aeronaves com o mesmo perfil como o 16 e 2000-5? ter dois… Read more »

Marcelo

bom comentario Corsario. Se for para escolher apesar dos pesares, prefiro a situaçao do Brasil…mas acho que precisamos buscar o equilibrio entre esses 2 extremos.

Luis

A Grécia não tem Eurofighter, só F-16 e Mirage 2000.

Observador

Caro Corsário:

É, os F-16 são o símbolo da gastança grega: 30 F-16 block 52 tinindo de novos, recém adquiridos em substituição dos vetustos A-7.

Bem que a FAB poderia tentar negociá-los a preço de ocasião, não?

Corsario137

Marcelo, Obrigado. Pois é, se correr o bicho pega e se ficar ele mata! O equilíbrio é sem dúvida o melhor caminho. Ameça x Orçamento x Bom Senso. -x- Luis, Correto Luis, obrigado pela correção. Eu tenho um registro na memória de que a Grécia estava na lista dos clientes do Eurofighter. No entanto, se ainda não compraram vão comprar. Agora a Alemanha é dona daquilo e tudo será Made in Germany. É a colonização dos tempos modernos. -x- Observador, 30! Não imaginei que eram tantos. O pior não é isso, mas complementar com Mirages 2000-5 Mk2. Eu fico aqui… Read more »

jacubao

Caramba, esses MIGs estão um lixo.
Cruz credo.