F-5EM: revendo o novo painel, o ‘detalhe’ mais interessante de todos

9

Chegamos à nona e última matéria desta série sobre o F-5EM, onde pudemos conhecer com mais profundidade diversos detalhes deste jato que é a espinha dorsal da Aviação de Caça da FAB. E resolvemos mostrar novamente, mas sob uma perspectiva comparativa o que é muito mais que um mero “detalhe” da versão modernizada do velho caça da Northrop: o novo painel, do tipo “glass cockpit”, formado por telas multifuncionais que mostram os parâmetros de voo e de missão de forma muito mais organizada e completa, contribuindo enormemente para diminuir a carga de trabalho do piloto e aumentar sua eficiência. Uma imagem que sintetiza o quanto o caça avançou em sistemas.

Percebemos que, entre todas as fotos da série, a imagem que abre esta matéria chamou mais a atenção dos leitores, atraindo uma profusão de “cliques”. Assim, decidimos colocar essa foto novamente em destaque, mas desta vez comparando com o painel anterior, analógico.

Comparare a foto do alto, que mostra a nova configuração do painel, com a foto logo acima e as duas abaixo, tiradas de um F-5 ainda não modernizado, em 2002. O mais surpreendente dessa comparação é pensar que, até os primeiros anos deste século XXI, os caçadores da FAB ainda voavam rotineiramente jatos supersônicos de primeira linha com esse painel mostrado nas fotos de 2002!

Mas antes tarde do que nunca. Desejamos que o caminho da Aviação de Caça da FAB seja, daqui pra frente, de evolução constante a partir do que foi alcançado depois de tanto tempo com o F-5EM. E que novos vetores não demorem para chegar e  colocar, nas mãos dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira, tecnologias mais avançadas que as já conquistadas com o nosso “bicudo” modernizado.

Mesmo porque, com todo o respeito a esta aeronave que os editores do Poder Aéreo têm grande apreço, o que mais gostaríamos é de fazer uma série de matérias, em breve, com “detalhes interessantes” de um caça supersônico adquirido novo – coisa que a FAB não conhece há algumas décadas. Um desejo que acreditamos ser o mesmo de nossos leitores.

Clique nas fotos para ampliar e confira, nos links abaixo, todas as matérias publicadas nesta série e mais “algumas” já mostradas no Poder Aéreo, ao longo dos últimos três anos, sobre a família F-5.

É leitura para todo o final de semana!

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Latino dark

Belissima matéria ; parabens ao aereo ,muito detalhes do nosso (bicudo) foram minuciosamente relevados leitura obrigatoria para os amantes de aviação de caça .

SDS

Marcelo

Parabéns pela matéria, e por mostrar o excelente trabalho feito pela Embraer na modernização do F-5, apesar da opinião “do contra” de alguns comentaristas.
Algumas fotos quase deixam a impressão de que se trata de uma avião novo em folha.

asbueno

Parabéns mesmo pelas matérias. Mostram muito sobre os detalhes dos F-5.

OFF TOPIC

FAB apresenta avião ‘quarentão’ que patrulhará o pré-sal

http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5386138-EI306,00-FAB+apresenta+aviao+quarentao+que+patrulhara+o+presal.html

Marcos

Excelentes matérias apresentadas pelo P.A. Revelando o nosso F5 (Espinha Dorsal da FAB), e o que a “Embraer” fez na sua modernização.

Giordani RS
Vader

Belíssimas matérias, está de parabéns o Poder Aéreo.

Tadeu Mendes

Essa foi a ultima vez que os F-5 mostraram os dentes????

http://www.youtube.com/watch?v=sOOE9JZj878&feature=related

Antonio M

Bela matéria mesmo.

Quem sabe ainda farão companhia aos Gripen !

Mauricio R.

O “santo” não foi a Embraer, mas a imensa paciência da Elbit, em atura-la.