Segundo informe divulgado pela Força Aérea Suíça no último dia 20 de abril, o chefe do Departamento de Defesa, Proteção Civil e Esportes do país, Ueli Maurer, instruiu tanto as forças armadas quanto a armasuisse (organização responsável pela obtenção e venda de equipamento bélico) a analisar a viabilidade de modernizar os caças F-5 suíços. O estudo de viabilidade deverá ser completado até o final de 2011.

O objetivo é evitar uma lacuna na defesa aérea, devido à decisão do Conselho Federal do país de adiar a compra de novos caças para a substituição parcial dos F-5. Atualmente, os F-5 só são empregados em missões diurnas, com boa visibilidade. Modernizados, poderão apoiar com melhor capacidade a frota de 33 caças F/A-18 Hornet em missões de policiamento aéreo.

O programa de substituição dos F-5 deverá ser retomado em 2019, para que novos caças estejam disponíveis a partir de 2025.

 
FONTE / FOTOS: Força Aérea Suíça
 
VEJA TAMBÉM:  
Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

O Brasil/Embraer não poderiam fazê-lo devido a vivência com o F5M?

Creio que seria um bom intercâmbio para a FAB também….

Mauricio R.

A Ruag, empresa aeroespacial suiça que já presta suporte logístico ao F-5, pode faze-lo sem necessitar da Embaer, p/ nada.

Antonio M

Mauricio R. disse:
28 de abril de 2011 às 14:36

É verdade. A pouco vi uma matéria em revista da área neste mês.

Tadeu Mendes

Voces ficam colocando uma materia como essa no site, ai assim a FAB acaba se empolgando de vez, e vao acabar comprando todos os F-5 mundo afora, para reciclar essas latas velhas para o GDA. Rsrsrsrs.

Nick

Tomara que todas as outras Forças Aéreas mundo afora modernizem também seus F-5 E para usarem até cair o canopy.

[]’s