Iraque assina contrato com os EUA para compra de 18 caças F-16

10

O governo do Iraque assinou contrato com os Estados Unidos para compra de 18 caças F-16, informou nesta terça-feira (27) à Agência Efe uma fonte ligada ao primeiro-ministro do país árabe, Nuri al Maliki.

O Iraque já pagou parte do valor estipulado para os fabricantes americanos, informou a fonte, que não disse o valor total.

O primeiro-ministro árabe disse, no dia 30 de julho, que o governo tinha interesse em adquirir 36 caças F-16 para reforçar sua força aérea.

Al Maliki afirmou na ocasião que as aeronaves serão financiadas com o superavit das exportações do petróleo, matéria-prima que vem aumentando de preço recentemente.

O anúncio das negociações aconteceu três meses antes da retirada total da tropa americana do Iraque, em cumprimento do acordo de segurança assinado entre os dois países em 2008.

FONTE: UOL

COLABOROU: asbueno

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Franco Ferreira

Isto me lembra a venda de F-14 e F-5 para o Irã em1975!

Alexandre Galante

Franco Ferreira, o Iraque foi destruído, reconstruído, comprou caças e nós ainda não compramos os nossos! Vamos declarar guerra aos EUA? rs

jacubao

É… Mais uma goiaba de país tirando onda com a nossa cara. 🙁
Parabens ao iraque e bem feito parao Brasil.

Storm Rider

Nada melhor para a economia. Invade um país, destroi a infraestrutura, desintegra o arsenal, depois reconstroi tudo e ainda vende caça em cima.
bem americano de ser1

Luiz Paulo

Storm Rider disse:
28 de setembro de 2011 às 0:43

De fato storm, é só olhar pro Japão e pra Alemanha…

tplayer

É Galante, tudo isso aconteceu no decorrer do F-X/2.

Ô paizinho esse nosso em alguns aspectos.

andersonrodrigues1979

Mui amigos em !!!! esse é a filosofia estadunidense destrói depois ganha muito na reconstrução, e não é só eles os europeus na Líbia iram fazer a mesma coisa.

edcreek

Olá,

Mais um tapa na cara da republica bananeira, um pais destruido e semi-falido consegue comprar caças. E nos não temos dinheiro para nada, só para verba parlamentares, pagar funcionarios ociosos que não podem ser demitidos, e desvio de verba de ministerios.

Para sustentar essa corja? a maior carga de imposto do mundo, para sustentar uma elite que se vangloria de ser populista ou esquerdista….

Deitado eternamente em berço explendido….

Abraços,

Mauricio R.

E p/ nos “ajudar” ainda temos, essa estranha “parceria” estratégica, em que helicópteros tem preço semelhante ao de caças, submarinos convencionais trarão a tecnologia necessária ao delirante submarino nuclear nacional e tem o “Rafale”.
É que como os helicópteros já custam o mesmo que alguns caças disponíveis no mercado, faltou parâmetro adequado p/ comparar o preço do cujo dito.

edcreek

Olá, Mauricio R., no caso dos Helis para mim vejo como claro que ele foi incluido no pacote para o acesso as tecnologias do NucSub e para iniciar a produção Brasileira de Helis daqui a uns 10 anos, por isso o preço maior que o normal. O Subnuck Brasileiro não vejo ele como delirante, muito pelo contrario, com ele(espero que venham mais que um) estaremos num novo patamar, sem concorrencia na America do Sul e com um padrão de negar o mar nunca antes alcançado, com um alcançe fantastico, capaçidade de misseis de cruzeiro, e misseis anti-navio e ainda sendo… Read more »