Tailândia pretende modernizar parte de seus caças F-16A/B Block15

4

 

A DSCA (Defense Security Cooperation Agency) dos EUA informou ao congresso norte-americano, no dia 29 de setembro, sobre um possível programa de modernização de 18 caças F-16 A/B Block 15 da Tailândia, a ser realizado em três fases. Em cada fase, com duração de três anos, deverão ser modernizadas seis aeronaves. O final de cada fase deverá coincidir em um ano com o início da fase seguinte.

O programa compreende uma modernização de meia vida (Mid-Life Upgrade – MLU) das aeronaves via FMS (Foreign Military Sale), num pacote com custo estimado de 700 milhões de dólares.

Estão incluídos, na modernização de meia vida, o radar APG-68(V)9, o transponder e interrogador APX-113, o sistema de gerenciamento de guerra eletrônica ALQ-213, o sistema dispensador de contramedidas ALE-47 , além de sobressalentes, ferramentas, equipamentos de apoio, publicações e dados técnicos, treinamento de pessoal, serviços de apoio e engenharia, além de apoio logístico.

NOTA DO BLOG 1: os caças F-16, em versões A e B Block 15 operadas anteriormente pela USAF (Força Aérea dos EUA), formam a espinha dorsal da aviação de combate da RTAF (Royal Thai Air Force – Força Aérea Real Tailandesa), e operam com alguma frequência em exercícios no exterior (as fotos desta matéria são de exercícios realizados junto à Força Aérea Real Australiana). 

Nos próximos anos, a entrada em operação de 12 aeronaves Gripen (associadas a um sistema de alerta aerotransportado também adquirido recentemente junto à Suécia) e de 18 F-16 MLU (caso a modernização detalhada acima seja concretizada), contribuirão para modernizar parte da Força (que também inclui na sua frota o F-5), o que vinha sendo cogitado há tempos: a RTAF chegou a ter planos de operar F-18 novos (versões C/D) nos anos 1990, mas estes foram postergados devido à crise asiática do final daquela década, levando à aquisição de F-16 ex- USAF.

NOTA DO BLOG 2: equipamentos mencionados para o MLU dos F-16 tailandeses, como o radar APG-68(V)9, o transponder e interrogador APX-113 e o sistema dispensador de contramedidas ALE-47 constam de propostas já publicadas no Poder Aéreo de caças F-16 novos para o Iraque e para o Egito.

FONTE: DSCA   FOTOS via MoD Australia (caças F-16 da Royal Thai Air Force participando dos exercícios Pitch Black de 2004 e 2008)

Subscribe
Notify of
guest

4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
juggerbr

700 milhões me parece muito para apenas atualizaçao. Comprar novos talvez fosse mais barato…

juggerbr

Apesar que se fosse o GF atualizando as Jacas seria uma pechincha…

Mauricio R.

Em um outro post relacionado aqui do blog, o orçamento p/ o upgrade de 6 células de F-16, era cotado em 209 milhões USD.

(http://www.aereo.jor.br/2010/01/28/tailandia-aprova-compra-de-mais-6-gripen/)

krluz

eu acho que o f16 mais o gripen serão uma bela dupa