Apesar da USAF não falar abertamente do futuro substituto do F-22A Raptor as indústrias americanas já estão mostrando seus conceitos. A foto acima é um conceito da Boeing de um caça monoposto sem cauda de superioridade aérea. A imagem abaixo é um conceito da Northrop Grumman do seu conceito de aeronave mãe controlando várias aeronaves de combate não tripuladas. As imagens foram mostradas na convenção da Air Force Association.

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Corsario137

Custo unitário: USD$ 1 bilhão.
Hora de Vôo: USD$ 150.000,00.
Ter o melhor caça do mundo em 2050: Não tem preço.

Tem coisas que só a USAF faz por você, para todas as outras existe o FMI.

Ricardo Cascaldi

KKKKKKK Ótimo Corsario137!

Já digo que gostei da frente da boeing e a da parte de trás da Northrop =)

Giordani RS

Acredito que a proposta da Northrop é a que mais se aproxima do Futuro.
Eu vou mais além, penso que o “caça” do Futuro será uma espécie de B-1, de altíssima velocidade e teto operacional, armado com lasers e controlando uma duzia de UAVs. O míssil também deixará de existir e a tecnologia stealth estará tão desenvolvida que os velhos dogfights e tiros de canhão(magnético) voltarão a ser travados olho-no-olho, ou melhor, monitor-a-monitor…

Nick

Em termos de design, a proposta da Boeing me parece mais refinada, ou pelo menos o 3D dele está bem mais detalhado.

[]’s

joseboscojr

Uma coisa está ficando clara. Mísseis estão ficando cada vez mais resistentes à interferência ou sedução. Hoje, já são praticamente imunes aos chafs e flares. Mesmo o cegamento laser pode ser evitado e já há mísseis que são imunes a ele. Também não há como escapar deles manobrando dentro da NEZ, a menos que ensinemos polvos a pilotarem caças, rsrrsrs A NEZ está se expandindo até o limite da detecção e será impossível se evadir. Sem falar que a redução do RCS das aeronaves ajuda nisso. Ou seja, tirando a discrição (tecnologia stealth), a única forma de defesa em caso… Read more »

ricardo_recife

A definição de sexta geração ainda está para ser feita, mas observando para as fotos e as poucas informações dispostas além de ser furtivo e super ágil: 1. fará toda a ação de guerra eletrônica (como as do EA-18G Growler), 2. utilizará laser de forma intensiva, 3. o radar será uma arma ativa, 4. o avião será uma nave mãe para aviões robô, 5. voará mais longe e mais rápido e utilizará combustíveis alternativos (talvez até multifluel), 6. o avião terá completa interatividade com o piloto, possivelmente até inteligência artificial. Conversando com o piloto e sugerindo alternativas durante as missões.… Read more »

heberth_thaylon

muitíssimo interessante!
a ultima foto me lembra claramente o UCAV Extreme Deep Invader(EDI), do filme Stealth. para quem não conhece este aviao:
http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&safe=off&biw=1280&bih=605&tbm=isch&sa=1&q=e.d.i+stealth&btnG=Pesquisar

joseboscojr

Mudando de assunto mas falando praticamente da mesma coisa, rsrs, os EUA precisam acelerar o desenvolvimento de um caça pós-Raptor, ou então iniciarem o quanto antes um upgrade do F-22, além de aumentarem a quantidade. Levando-se em conta a atual tecnologia de radares russa, que está implantando radares de varredura eletrônica extremamente potentes, capazes de detectarem alvos com RCS de 1 a 2 m2 (compatível com um caça armado de 4,5ªG) a mais de 250 km, a coisa parece que vai ficar difícil. Tá certo que nem falam de tecnologia LPI (baixa probabilidade de interceptação) para seus radares, ou seja,… Read more »