Novas Fotos do F-X

Apesar da USAF não falar abertamente do futuro substituto do F-22A Raptor as indústrias americanas já estão mostrando seus conceitos. A foto acima é um conceito da Boeing de um caça monoposto sem cauda de superioridade aérea. A imagem abaixo é um conceito da Northrop Grumman do seu conceito de aeronave mãe controlando várias aeronaves de combate não tripuladas. As imagens foram mostradas na convenção da Air Force Association.

Tags: , , ,

8 Responses to “Novas Fotos do F-X” Subscribe

  1. Corsario137 22 de setembro de 2011 at 11:51 #

    Custo unitário: USD$ 1 bilhão.
    Hora de Vôo: USD$ 150.000,00.
    Ter o melhor caça do mundo em 2050: Não tem preço.

    Tem coisas que só a USAF faz por você, para todas as outras existe o FMI.

  2. Ricardo Cascaldi 22 de setembro de 2011 at 12:26 #

    KKKKKKK Ótimo Corsario137!

    Já digo que gostei da frente da boeing e a da parte de trás da Northrop =)

  3. Giordani RS 22 de setembro de 2011 at 14:33 #

    Acredito que a proposta da Northrop é a que mais se aproxima do Futuro.
    Eu vou mais além, penso que o “caça” do Futuro será uma espécie de B-1, de altíssima velocidade e teto operacional, armado com lasers e controlando uma duzia de UAVs. O míssil também deixará de existir e a tecnologia stealth estará tão desenvolvida que os velhos dogfights e tiros de canhão(magnético) voltarão a ser travados olho-no-olho, ou melhor, monitor-a-monitor…

  4. Nick 22 de setembro de 2011 at 17:29 #

    Em termos de design, a proposta da Boeing me parece mais refinada, ou pelo menos o 3D dele está bem mais detalhado.

    []‘s

  5. joseboscojr 22 de setembro de 2011 at 18:22 #

    Uma coisa está ficando clara. Mísseis estão ficando cada vez mais resistentes à interferência ou sedução.
    Hoje, já são praticamente imunes aos chafs e flares.
    Mesmo o cegamento laser pode ser evitado e já há mísseis que são imunes a ele.
    Também não há como escapar deles manobrando dentro da NEZ, a menos que ensinemos polvos a pilotarem caças, rsrrsrs
    A NEZ está se expandindo até o limite da detecção e será impossível se evadir. Sem falar que a redução do RCS das aeronaves ajuda nisso.
    Ou seja, tirando a discrição (tecnologia stealth), a única forma de defesa em caso do ataque ocorrer será a interceptação direta do míssil, ou com outro míssil ou com uma arma de energia direta (laser, etc), como estão fazendo os veículos de combate, navios, etc.
    Eu imagino que no futuro próximo, caças e outros aviões terão mínimísseis antimísseis, não muito maiores que um Igla, dispostos internamente sob painéis distribuídos em vários pontos na célula que serão lançados automaticamente pelo sistema defensivo da aeronave.
    Ao invés de chafs e flares, o sistema defensivo lançará um míssil antimíssil.
    Pronto! Já dei minha colaboração com o futuro da aviação de combate e com certeza meu nome constará ao lado do Santos Dumont. rsrssss

  6. ricardo_recife 22 de setembro de 2011 at 18:35 #

    A definição de sexta geração ainda está para ser feita, mas observando para as fotos e as poucas informações dispostas além de ser furtivo e super ágil:
    1. fará toda a ação de guerra eletrônica (como as do EA-18G Growler),
    2. utilizará laser de forma intensiva,
    3. o radar será uma arma ativa,
    4. o avião será uma nave mãe para aviões robô,
    5. voará mais longe e mais rápido e utilizará combustíveis alternativos (talvez até multifluel),
    6. o avião terá completa interatividade com o piloto, possivelmente até inteligência artificial. Conversando com o piloto e sugerindo alternativas durante as missões.
    7. etc, etc, etc….

  7. heberth_thaylon 22 de setembro de 2011 at 21:25 #

    muitíssimo interessante!
    a ultima foto me lembra claramente o UCAV Extreme Deep Invader(EDI), do filme Stealth. para quem não conhece este aviao:
    http://www.google.com.br/search?um=1&hl=pt-BR&safe=off&biw=1280&bih=605&tbm=isch&sa=1&q=e.d.i+stealth&btnG=Pesquisar

  8. joseboscojr 22 de setembro de 2011 at 22:04 #

    Mudando de assunto mas falando praticamente da mesma coisa, rsrs, os EUA precisam acelerar o desenvolvimento de um caça pós-Raptor, ou então iniciarem o quanto antes um upgrade do F-22, além de aumentarem a quantidade.
    Levando-se em conta a atual tecnologia de radares russa, que está implantando radares de varredura eletrônica extremamente potentes, capazes de detectarem alvos com RCS de 1 a 2 m2 (compatível com um caça armado de 4,5ªG) a mais de 250 km, a coisa parece que vai ficar difícil.
    Tá certo que nem falam de tecnologia LPI (baixa probabilidade de interceptação) para seus radares, ou seja, vão irradiar igual meu nervo ciático, rsrsr, que somado ao maior RCS dos Flankers, não têm nada de muito sutil.
    Mas o que parece é que eles estão equilibrando a coisa pela força bruta e a coisa pode ficar feia mesmo.
    É esperar pra ver se a tecnologia radar russa deu mesmo esse salto em qualidade, já que há alguns anos não era lá essas coisas.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

23 de Outubro – Dia do Aviador

No dia 23 de outubro de 1906, o “14 BIS” foi o primeiro avião mais pesado que o ar a […]

O avião de transporte A400M Atlas pela primeira vez no Brasil

No sábado, 11 de outubro de 2014, uma das cinco aeronaves A400M Atlas já entregues à Força Aérea Francesa encontrava-se […]

Vídeo da Embraer com cenas da apresentação do KC-390

A Embraer disponibilizou em seu canal do youtube um vídeo mostrando a apresentação, em 21 de outubro, do primeiro protótipo […]

Vídeo promocional do Gripen NG, agora com legendas em português

Os leitores do Poder Aéreo já conhecem a versão com legendas em inglês deste vídeo promocional do Gripen NG, divulgado […]

Protótipos se somarão aos KC-390 encomendados pela FAB, para uma frota total de 30 aviões

O protótipo apresentado ontem em Gavião Peixoto e outro atualmente em montagem deverão ser convertidos para compor a frota da FAB, após […]

Após acidente, estão suspensos os voos da frota de Su-30 da Índia

A Força Aérea Indiana “groundeou” (suspendeu as operações de voo) toda a sua frota de caças Su-30MKI após acidente recente, para […]