Na conferência internacional sobre motores aeronáuticos Isabe 2011, em Gotemburgo, a Aero Volvo apresentou uma série de soluções técnicas para aumentar o empuxo produzido pelo motor RM12 que equipa o caça Gripen.

A aeronave Gripen alcançou um marco importante na primavera de 2011 quando passou de 150.000 horas de voo sem ter sofrido um acidente relacionado ao motor. Este foi o resultado de ações pró-ativas e trabalho metódico entre a Volvo Aero, a Saab, a FMV (Agência Sueca de Material de Defesa) e as Forças Aéreas que operam o Gripen.

O Gripen continuará em serviço por mais de 30 anos e Volvo Aero está trabalhando continuamente para ver como o RM12 podem ser desenvolvido no futuro. Em geral, os caças estão se tornando cada vez mais pesados na medida que o número de atribuições aumenta. Por sua vez, isso também requer mais empuxo e maior capacidade de refrigeração.

Em relação ao empuxo produzido, o objetivo é uma elevação entre 2% e 15%, dependendo da exigência do cliente.

Torbjörn Salomonsson, Líder do Projeto da Volvo Aero, apresentou na Isabe as oportunidades de desenvolvimento para o RM12. O aumento do empuxo ocorrerá com o desenvolvimento em três áreas principais:

  • Novo controle do motor.
  • Um fan novo ou modificado proporcionando um aumento de fluxo através do motor. Isso será conseguido pelo design avançado chamado blisks (bladed disks).
  • Uma nova turbina com materiais capazes de suportar temperaturas mais altas, e um fluxo de refrigeração maior. Isso será conseguido adaptando e modificando uma versão mais recente da turbina da General Electric.

“Dissemos anteriormente que é possível aumentar significativamente o empuxo dos motores RM12 existentes a um custo muito competitivo. Teremos então um motor mais potente e econômico. Isso também significa que podemos atualizar os 220 motores que a Força Aérea já tem, mantendo a competência do motor dentro do país “, diz Henrik Runnemalm, chefe de pesquisa da Volvo Aero.

“Do ponto de vista financeiro, é bom que o RM12 possa ser desenvolvido para que os investimentos feitos no motor RM12 pelos usuários do Gripen possam ser plenamente realizados. O tempo de voo médio é atualmente de cerca de 700-800 horas por motor. A vida útil restante do motor é até quatro vezes isso”, acrescentou Runnemalm.

FONTE: adaptado de Volvo Aero AB

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ricardo_recife

Mais potência para o NG!