F-X2: crise econômica continua servindo como desculpa

21

Dilma discutiu o assunto com o colega Sarkozy em NY

O governo brasileiro vai adiar os planos de compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) pelo menos até 2012, já que busca cortar gastos para combater a crise econômica global, disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, nesta quarta-feira. A aquisição dos caças para a FAB foi discutida em Nova York em reunião entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, que faz campanha para que o Brasil escolha os aviões Rafale, da francesa Dassault Aviation.

Os outros concorrentes são a americana Boeing (dos F18 Super Hornet) e a Saab (dos Gripen NG), da Suécia. Segundo Patriota, Dilma disse a Sarkozy que os planos de modernização da frota de caças brasileiros vai depender da situação econômica. “Dependendo de como evoluir a situação econômica mundial, se a crise se revelar menos grave do que alguns imaginam, esse tema poderá ser retomado, por exemplo, no ano que vem”, disse Patriota citando Dilma.

Logo no primeiro mês de governo, Dilma decidiu suspender o processo de escolha de caças e abrir uma nova disputa, com a possibilidade de participação de novos concorrentes. A decisão de rever as propostas foi motivada pela forte pressão internacional, já que diversos fabricantes manifestaram interesse em vender aviões para a FAB, um negócio de bilhões de dólares. Até deixar a presidência, Lula dava sinais de que preferia os caças franceses, principalmente em função de a Dassault ter incluído no pacote de venda dos aviões Rafale a transferência de toda a tecnologia de produção dos aviões.

FONTE: Reuters

NOTA DO EDITOR: prezado ministro, e como fica a crise dos caças na FAB? Em breve o Mirage 2000 vai parar de voar.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
JapaMan

Não criemos cânico! nossa defesa vai ser feita por nossos supertucanos maquinados e destemidos! rs…

Sds,

Augusto

A impressão que dá é de que o Governo está fugindo do Sarkosy como o diabo foge da cruz, mas em função das recentes notícias e declarações do presidente da Rosoboronexport, ao mesmo tempo fica a impressão de que em 2012 poderá surgir alguma “surpresa”.

Por outro lado, se crise mundial for pretexto para que se adie novamente a compra, os caças não entrarão na pauta tão cedo, porque essa crise não acabará tão cedo, segundo análises econômicas mais apuradas e recentes.

Darkman

Pior que nem verba para tampão tem ….
Que coisa horrível estamos vivendo em termos de Defesa, os F5M vão ter que assumir o lugar dos M2000.

Sem esperança !!!!

Abs.

Storm Rider

É uma pena para o Brasil termos governantes tao incompetentes. Alguem tem alguma duvida que em 2012 a crise vai estar superada? A Europa ta entrando no buraco e os sinais sao claros (N é por nada q eu sai de la a pouco mais de 1 mes!). Agora é o nosso momento de aproveitar a ruina deles e seguir de onde eles pararam e seguir adiante.

Storm Rider

Enquanto isso vamos “sonhando” com submarino nuclear.

Observador

Senhores, Vejam o que disse o Ministro: o governo vai adiar os planos de compra dos novos caças PELO MENOS até 2012. Como já disse antes, para mim só vai haver algum anúncio lá em 2014, quando estivermos em plena campanha presidencial. Daí virá a tona toda aquela patriotada, todo aquele ufanismo, o Brasil-Potência. De novo. Tudo igualzinho a 2010. Só para ganhar o voto dos otários. É só vocês lerem os comentários de 2010 neste blog mesmo. O puxa-saquismo de alguns comentaristas pelo Lula e pelo PT era de dar dó. Lembro inclusive de um semi-analfabeto que foi agressivo… Read more »

DrCockroach

Primeiro: Eh dose!!! Segundo: Hey Sarkozy! &*^%#*&%!!!! Quando a Grecia jah estava quebrada em 2008, lah estava ele tentando vender rafale e fragatas…Se preocupe com os bancos franceses que estao a um fio de virarem de barriga p/ cima. Se eu fosse ele pressionava p/ garantir o pgto do financiamento dos helis e subs p/ mitigar o provavel calote dos “devedores duvidosos” (leia-se Grecia); Se o problema eh orcamento, por que pagar alguns bilhoes a mais pelo rafale? Por que optar por um custo hora-voo bem mais alto que irah impactar no orcamento da FAB? Talvez tenha sido balao no… Read more »

Vader

Rárárárá, FX2??? Rá! Pegadinha do Malandro!

Galera, caiam na real: esqueçam! Esse governo e seu ParTido tem inúmeras outras prioridades. Por exemplo:

– roubar;
– deixar roubar;
– fazer propaganda do Brasil-Potência;
– preparar o retorno em grande estilo do molusco semi-anarfa;
– construir estádio pro curinthia;
– construir estádios pro povão (panem et circences);
– bolsa-esmola;
– açular o antiamericanismo no mundo;
– etc.

O FX2 foi apenas uma jogada do ex-presidente para angariar votos pra sua sucessora.

NÃO VIRÁ AVIÃO ALGUM. Tirem o cavalinho da chuva.

edcreek

Olá,

Vader falou bonito, em genero numero e grau, não teremos nada novo e terremos F-5 M AD(Ad-eternium), piada de mau gosto.

Storm Rider quanto ao Submarino nuclear, não se pode falar nada, as obras da base e verbas dos reatores e projetos estão em dia, tudo conforme o planejado com engenheiros Brasileiros em judá( França ).

Abraços,

tplayer

E assim o Brasil ruma para o tão sonhado hi-lo mix. Obviamente de F-5M e Super Tucano.

Antonio M

” prezado ministro, e como fica a crise dos caças na FAB? Em breve o Mirage 2000 vai parar de voar. ”

E o ministro responde:

– Mirage? O que é Mirage? Não seria aquela ilusão de óptica que ocorrem em desertos ?!?!?!!??!!?

Antonio M

tplayer disse:
22 de setembro de 2011 às 8:41

Talvez reativem alguns Xavantes também ……Já que os Impala, parece que foram renegociados e devolvidos à África do Sul…

DrCockroach

Captain’s log Stardate 65223.4, O lado negro da forca estah a conquistar adeptos, que saudades dos klingons… 🙂 Concretamente qual seria o motivo p/ nao concluir o FX-2? a) nao lembram (nao eh); b) querem punir a FAB (pouco provavel); c) preocupados com uma reacao considerando os cortes no orcamentos (talvez); d) nao entendem bulufas de orcamento (talvez); e) nao eh prioridade (talvez); Mas eh bom lebrar que, por exemplo, considerando a proposta da SAAB o primeiro pgto provavelmente somente viria em 2020 (o presidente, que vir apos o presidente, que suceder o atual presidente) e os pgtos seriam em… Read more »

Corsario137

Gente, isso foi só um olé no Sarkô! O FX2 anda paralelamente a essa declaração e Dassault está fora do páreo. A Dilma não vai com os cornos do cara e acima de tudo ela é uma criatura muito técnica, adora um relatório mostrando porque A+B=C. O Lula era o cara do consenso, comprava a cerveja mais cara só porque era amigo do dono do bar. A Dassault está fora, isso é o que está nas entrelinhas.

Storm Rider

Uma correçao, o anti-americanismo nao tem nada a ver com PT. Tinha quando o PT era partido de eleições.

Giordani RS

“NOTA DO EDITOR: prezado ministro, e como fica a crise dos caças na FAB? Em breve o Mirage 2000 vai parar de voar.” O ministro, não voa de caça, portanto, os esquadrões que se danem…agora vai ver o GTE…ah, pra esse sempre haverão as melhores verba$…imagina o “filhote” e seus amigos ou a “filha” voando em sucata? Não dá nem vontade de comentar isso, mas, prendo a respiração e “vambora”. Se a desculpa é a cri$e, como pode haver tantos recursos para a copa do mundo? Estadio pro “curintiã”(R$1 bilhão!!!!) Estadios em brasilia e em manaus?! E depois? Clássico gama… Read more »

ricardo_recife

O FX-2 está morto, as propostas já caducaram! Não valem de nada! O Sarkozy é uma mistura de chato com cretino, depois de tudo, de toda a sacanagem no caso Brasil-Turquia-Irã, ainda vem com está história de tentar vender “la jaque” por fora para Tia Dilmona como “quase” fez com o Guia Supremo Genial de Todos os Povos ou La LULLA de nove dedos leves. Deviam colocar uma placa nos dias de reunião Brasil – França “é proibido tender vender jaca estragada”. Não tem lógica apostar em caças de 4.5 geração, o certo é ir direto para um de quinta,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Ricardo, Acredito que caças de 4,5 geração ainda serão muito necessários e vão compor boa parte do inventário de forças aéreas, desde que os da quinta geração respondam pelo “hi”. Assim, quanto ao F-X2 eu penso que um primeiro lote de 36 aviões (28 monopostos e 8 bipostos) podem muito bem reequipar 2 esquadrões da FAB, deixando ainda sobrar umas duas aeronaves para testes de armamento etc.Seria resolvido o mais urgente, por volta de 2015, que é a baixa dos F-2000 e dos F-5 mais voados. Posteriormente, um segundo lote na mesma proporção (28 mono mais 8 bi = 36)… Read more »

Marcos

Pelo visto, a Dilma esta cozinhado o Sarko em banho maria, e de quebra, prolongando ainda mais a vida dos F5.

Júlio

Tá explicado o tal acordo de parceria estratégica com a França.

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5365896-EI8142,00-Escandalos+rondam+Sarkozy+sete+meses+antes+das+eleicoes.html

Escandalos de corrupção que incluem as vendas de fragatas e submarinos.

Tadeu Mendes

So uma perguntinha: E a grana do Pre-Sal, vai servir para que????

Mas deixa eles (Governo e PT), que aquele montao de petroleo no fundo do mar, podera ser tomado do Brasil na base da porrada.

Imaginem se os EUA fossem inimigos do Brasil…rsrsrsrsrs. Era so eles estacionarem um NAe. com suas 80 aeronaves em cima da regiao de Tupi, que nem a FAB e nem a MB poderiam fazer absolutamente nada.

Gracas a Deus, os americanos nao sao tao mal, como quer pintar aquela galera com complexo de inferioridade.