O VH-35 do GTE

Uma das aeronaves que estavam expostas no pátio da Base Aérea de São Paulo durante o “Portões Abertos” do último sábado era um dos dois helicópteros EC135 da FAB, operadas pelo GTE – Grupo de Transporte Especial.

O Comando da Aeronáutica adquiriu em 2008 dois destes helicópteros na versão EC135T2i da Eurocopter. As aeronaves foram montadas em Itajubá (MG) pela Helibras. Segundo consta, o valor do contrato para a aquisição destas duas aeronaves é de US$ 12 milhões.

Na FAB, os helicópteros foram designados VH-35 e receberam as matrículas FAB 8500 (cn 0637) e FAB 8501 (cn 0673), sendo ambos operados pelo GTE, baseado em Brasília.

A versão EC135T2i é a mais nova da família135 e conta com dois motores Arrius 2B2 com 634 shp.

Os dois helicópteros estão configurados para o transporte de autoridades civis e militares do país e por isso contam com o interior bem acabado (padrão VIP) , incluindo assentos com acabamento em couro. Nessa versão, transportam cinco passageiros, além de dois membros da tripulação.

A compra do EC135 fez parte de uma grande modernização ocorrida no GTE entre 2005 e 2010. Durante esse período praticamente todas as aeronaves daquela unidade da FAB foram substituídas por novos modelos.

Com as incorporação destas aeronaves, os antigos VH-55 (Esquilo Bi) do GTE puderam ser substituídos. Os Esquilos bi não foram desativados, mas transferidos para o 3º/8º GAV, Esquadrão Puma, que opera a partir da Base Aérea dos Afonsos. Esses Esquilos bimotores são empregados para treinamento das tripulações do esquadrão, que opera helicópteros H-34 Super Puma (também dotados de dois motores).

 

Já os dois novos EC135 do GTE são os únicos helicópteros deste modelo que operam no segmento militar no Brasil. Mas o tipo também está presente no segmento público e civil, destacando-se a Receita Federal (com dois exemplares) e a Omini Taxi Aéreo (quatro exemplares para emprego off-shore).

Mas é possível que uma outra Força passe a empregar o modelo no Brasil: o EC135 concorre com o AgustaWestland AW109 para ser o próximo helicóptero de emprego geral de pequeno porte da Marinha do Brasil. A Aviação Naval busca um substituto para suas aeronaves Esquilo (Mono e Biturbina) que operam no 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). Para saber mais sobre o futuro helicóptero leve da Marinha, leia a reportagem sobre os 50 anos do HU-1 na revista Forças de Defesa nº 2.

Para adquirir o seu exemplar da revista, clique num dos botões abaixo. Use o PagSeguro para gerar um boleto pagável em qualquer banco e o PayPal para pagar com cartão de crédito. Ao efetuar a compra por estes botões, favor informar o endereço completo para o envio. Os lotes das revistas são enviados semanalmente, após a confirmação do pagamento.

Para dúvidas sobre outras formas de pagamento e demais informações, envie um e-mail para revista@fordefesa.com.br.

Ao comprar a revista, o leitor torna-se assinante dos sites das Forças de Defesa, podendo postar comentários após o seu cadastramento.


 

 

VEJA TAMBÉM:

Tags: , ,

Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

4 Responses to “Eurocopter EC135 de uso militar no Brasil” Subscribe

  1. Antonio M 21 de setembro de 2011 at 12:43 #

    Me recuso a comentar os motivos de justamente o GTE ser o esquadrão com as aeronaves mais modernas da FAB…….

  2. Lyw 22 de setembro de 2011 at 20:44 #

    Pessoal do Poder Aéreo, gostaria de elogiar esta edição de vossa revista, que está muito bonita e bem feita. Mas com relação à esta matéria, foi cometido um pequeno erro no texto contido na revista, lá vocês dizem que a marinha do Brasil está interessada no EC-145 e não no EC-135 que seria o certo, como informado aqui no poder aéreo.

  3. Guilherme Poggio 22 de setembro de 2011 at 22:21 #

    Bem observado Lyw. Faremos uma errata no próximo numero.

  4. Mauricio R. 23 de setembro de 2011 at 10:01 #

    E segue essa estupida e inócua reserva de mercado, se não for Eurocopter, não pode outro!!!
    O Brasil não ganha absolutamente nada c/ isso, mas prá que se incomodar, não é mesmo???

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.

Falando na base chilena na Antártida onde o C-130 da FAB se acidentou…

… algumas fotos mostrando o local um dia antes do acidente, quando houve a troca de comando na Base Aérea […]

Trailer de Star Wars: Episódio VII

Saiu hoje o primeiro trailer de “Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força” que está sendo dirigido por […]

Comandante da USAF na Europa visita ala de Gripen na Suécia

Visita do general Frank Gorenc, que deseja expandir exercícios entre as forças, incluiu ‘voo’ no simulador do caça JAS 39 […]

Baixe 7 edições da revista Forças de Defesa e doe quanto quiser

Agora você poderá baixar para o seu computador, tablet ou smartphone as melhores reportagens da nossa revista impressa Forças de […]

Salada russa? Índia nega que cancelaria Rafale por França não entregar Mistral à Rússia…

Sim, o título é confuso, mas a notícia também é. Segundo reportagem publicada nesta quinta-feira (27-11) no site Sputnik International […]

Fotos do C-130 Hércules da FAB acidentado na Antártida

Fotos enviadas hoje pelo aplicativo WhatsApp mostram o estado do C-130 da FAB após o acidente ocorrido hoje de manhã […]