Conheça os mais novos helicópteros da FAB

0

VH-35

A FAB recebeu no ano passado dois helicópteros modelo EC-135T2i da Eurocopter. As aeronaves foram montadas na Helibras. Na FAB os helicópteros são conhecidos como VH-35 e substituem os VH-55 (Esquilo Bi) do GTE (Grupo de Transportes Especiais). As matrículas são FAB 8500 (cn 0637) e FAB 8501 (cn 0673). Segundo consta, o valor do contrato para a aquisição destas duas aeronaves é de US$ 12milhões.

FOTO: Ricardo Hebmuller/Airliners.net

Nota do Blog: segundo a FAB, no dia 5 de março os dois helicópteros “Esquilo Bi” (VH-55) que equipavam o GTE foram transferidos para o 3º/8º GAV, Esquadrão Puma, que opera a partir da Base Aérea dos Afonsos. Os Esquilos serão empregados, segundo a FAB, no treinamento das tripulações do esquadrão, que opera helicópteros H-34 Super Puma.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jacubão

Por que não uma frota desses helicópteros equipados com eletrônica de combate, flir, NVG, lazer entre outros e armados com MINIGUN, .50 ou 20mm e misseis TOW ou HELFIRE. Poderiam complementar os MI-35 da FAB e ainda dar uma certa capacidade de combate ao EB e a MB.

RODRIGO

Aparelhos novinhos,para transportar os “cumpanhero¨,enquanto a frota de combate é do tempo de Cabral….!

RJ

Acho esse helicóptero muito pequeno para equipá-lo com lazer. No máximo uma LCD de 15″ e um playstation II.

Almeida

Pessoal, por favor, o certo é LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) com “s”.

Lazer é recreação.

OBS: Porque aposentaram os esquilo bi nesta tarefa?!

Carlos Augusto

Amigo Almeida, assim você mandou RJ para praia. KKKKK…

Poggio

Almeida,

Na verdade ele não foi aposentado, apenas trasnferido para Natal. O Esquilo Bi é, realmente, uma decepção.

Rodrigo Marques

Só uma curiosidade a respeito do Lazer X Laser

Quem fez a prova para a ESPCEX ( EScola Preparatória de Cadetes do Exército)em 1986, sabe que esta pequena confusão é inesquecível…rs

COMANDANTE MELK

Senhores, penso eu que seria adequado em vez da utilização do EC-135T2i da Eurocopter, um aparelho mais robusto para operar no transporte presidencial, algo como o EC 155 da propria Eurocopter. Já que este se situa digamos, numa classe meio-leve, podendo transportar até 12 passageiros, creio que seria mais condizente para transportar a autoridade maxima da República.

Nunão

Poggio e Almeida, se não me engano os dois esquilos Bi do GTE, o tico e o teco, foram para o esquadrão Puma. Saiu alguma coisa a respeito dias atrás no site da FAB mas não achei relevante o suficiente. Vou conferir outra vez e colocar uma nota a respeito para esclarecer.

RJ

Playstation II é Lazer (pelo menos aqui em casa) e Wii não daria para brincar nesse helicóptero. Já no EC725…

RJ

Quem mesmo tava falando da falta de padronização dos modelos de heli das forças armadas? temos mais um modelo diferente agora?

Nunão

A nota sobre os Esquilos Bi no Esquadrão Puma já está no post.

Roberto CR

Bom, pelo menos tá bonitinho… rsrsrs

Abraços

welington

Como as aquisições para o transporte executivo acontecem com facilidade….

Ricardo

Tamanho não é documento…

Vide casos como o MD-500 defender II ou o BO-105 Alemão…

Muito melhores do que esta p*** de Esquilo.

So entendo que usem o Esquilo porque é fabricado aqui… Apenas isto creio que faça compensa ro uso, mas duvido que ele tenha a resistência que um MD500 demonstrou em combate… Vide anos atraz quando um Esquilo da policia foi derrubado por traficantes…

Fazer o que no Brasil sempre se improvisa nê… Ao invez de fazer certo 🙁

Imagine estes EC-135 na config de um BO-105… 🙂

Ricardo

So para ilustrar…

Poe um Esquilo para fazer isto 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=pNWCSE9BaW0

Ou isto

http://www.youtube.com/watch?v=_5jvstlHASc&feature=related

[ ]´s

Ricardo

So mais esta eu juro fico quieto 🙂

http://www.youtube.com/watch?v=RHTroAhP5qE&feature=related

Mauricio R.

Mais porcarias da Eurocopter, MONTADAS no Brasil…
Não há jeito de aprenderem.

Edilson

Bem o GTE tá ficando bem equipado
A-319
EMB-190
EMB-145
EMB-135
Cougar
e agora o EC-135
só mais uma coisa, muito provavelmente os Lierjet sejam trocados ou pelo Phenom 300 ou pelo Legacy 500 que está em desenvolvimento.
apesar das críticas gostaria de salientar que se estas aquisições se confirmarem o GTE vai contar com uma frota praticamente construida no Brasil com exceção do A-319.
seria bom que isto acontecesse nos demais esquadrões das forças.
grande abraço a todos

Edilson

desculpem onde lê-se EMB-135 Entenda-se Legacy 600

Julio

Caro welington, concordo plenamente com vc.

RJ

Alguém poderia levantar uma lista dos modelos de helicóptewro atualmente em uso nas forças armadas, separados por quantidade, categoria, tempo de uso e disponibilidade.

E então poder vislumbrar um caminho para a racionalização disso tudo. Pois me parece que temos modelos de helicópteors demais, e que o governo os compra da mesma forma que nossas esposas escolhem qual carro vamos comprar.

Almeida

Pessoal, quanto ao laser, foi só pra iluminar (entenderam? entenderam?) os demais colegas sobre as origens do termo laser. PS2 com certeza é lazer RJ! 🙂

Quanto a racionalização, realmente fiquei surpreso como mais esta aquisição. A FAB vai operar 7 ou 8 tipos diferentes de helicópteros! E 2 deles chegaram agora, sem o menor cabimento ou necessidade real. E sem transferencia de tecnologia ou offsets. Como bem disse o colega RJ, parece que o Governo compra aeronaves para o GTE como se comprasse carros de luxo…

Schettini

Absurdo!!!!!!!!!!!! Ao invés da FAB buscar a padronização dos seus helicópteros, ela adquire + dois diferentes!

Hornet

Como diria o grupo Língua de Trapo: “CD é laser”!!!

O Língua de Trapo também dizia que “Disco é voador”…na época do LP, é claro.

Pronto, já contribuí pra discussão a respeito do laser!!!…hehehe

abraços a todos

Francisco AMX

Quando fala que na FAB tem jabá também, ficam bravo comigo! o Brasil é o Brasil amigos, consolem-se! Saito é brasileiro, mas não aquele que não desiste nunca! ele é o outro….

Piramboia

Desculpem-me os da FAB, mas para uma força aérea … vocês são ótimos pilotos executivos. Concordo com RODRIGO e welington: como são rápidos para substituírem e ampliarem a frota de transporte especial!!! Não vi nem ouvi nada sobre licitação ou concorrência para a substituição dos Esquilos Bi (que por sinal, devem estar em excelentes condições operacionais e ainda com uma longa vida útil). A aquisição de tais tipos de aeroanves não envolvem maçantes (por sua longa duração) concorrências que percorrem mandatos e mandatos presidenciais, discussões infrutíferas etc. Tudo rápido e “eficiente”!!! Queria ter uma notícia-surpresa dessa, abrindo uma página especializada… Read more »

Noel

A determinação para que sejam adquiridas e incorporadas, ao GTE, novas aeronaves, sempre partem da Presidência, que definem até o layout e os equipamentos da galley, hoje em dia, até a pintura tem que ser aprovada pela Presidência; portanto a Força está apenas deguindo ordens, parece que alguns companheiros se esquecem disso.

luciano

putzzz… gastar uma grana dessas , so pra bacana ficar dando role!!!… cumulo do absurdo

Jorge

Existe alguma possibilidade que do uso desses helicópteros EC-135, a FAB/EB/MB adquirirem experiência para futura aquisição dos BO-105?

Francisco AMX

Noel, sei disso que tu fala, mas a FAB, através do seu comando por acaso é fantoche??? parece que sim! estes comandantes só pensam em si? no seu bem estar? na sua carreira?? acho que sim… o que me deixa entristecido é que eles não podem ser demitidos, tem o direito de contestar certas aquisições, pelo menos não concordar com elas, mas parece que os comandantes das 3 forças são “politizados” demais… alguns até miram uma carreira política talvez….Engraçado, aqui na minha empresa, tenho 17 funcionários, muitos, de minha confiança, adiquirida pela maturidade e eficiência que possuem, me contestam de… Read more »

Bosco

Gosto muito da estética desse helicóptero aliada ao rotor Fenestron que é mais silencioso e seguro em terra.
Muito parecido (esteticamente) com o MD-900 NOTAR.

André C

Saindo do tópico eu vi uma noticia muito interessante : Decorreu em Getafe, Espanha, a cerimónia oficial da entrega do primeiro P-3AM Orion que foi atualizado pela EADS CASA à Força Aérea Brasileira. Este é o primeiro de oito Orion que pertenceram à US Navy que serão modernizados pela EADS CASA, sendo possível que um nono aparelho seja também adquirido. Sabe-se que o Brasil comprou também três “airframes“, das quais duas servirão para peças tendo sido desmontadas e armazenadas, no Brasil. Se o Brasil não exercer a sua opção de compra para um nono Orion, então a terceira “airframe” terá… Read more »

[…] « Conheça os mais novos helicópteros da FAB […]

Piramboia

Noel,conforme você disse:

“…portanto a Força está apenas deguindo ordens, parece que alguns companheiros se esquecem disso.”

Rapaz, essa foi a mesma desculpa que os réus de Nuremberg disseram!
Tenho medo dessa desculpa! Como nos meus tempos do CMS: “explica mas não justifica!!”
Sem ofensas!!!

Wolfpack

Com esta aeronave a nossa coleção de Helicopteros aumenta. Temos quase de tudo aqui…

Dalton

Pois é Piramboia…

O Presidente exerce o comando supremo das forças armadas, portanto nao se tem muito o que fazer.

sds

Noel

Quanto a sua crítica, Francisco AMX, não vou refuta-la, pois a esmagadora maioria de seus posts referentes a FAB são no sentido desacredita-la; se vc tem essa visão, que os Oficiais recebem jabá, quem sou eu prá tentar atenua-la; afinal muitos, ou a maioria, aqui pensam a mesma coisa, ou muito pior. Mas quanto a vc Piramboia, se vc é milico, tem a obrigação de saber como as coisas funcionam na caserna; vc pode retrucar uma determinação superior, a autoridade pode até escuta-lo, porém se vc não conseguir convence-lo, no fim é: cumpra-se a ordem, e ponto final. Não é… Read more »

Robson Bandeira

Caros amigos, a presidência da república é o cargo mais importante do país, não importando que quem esteja nele seja o seu político preferido ou não.
Não vejo nada demais em se ter duas aeronaves diferentes para cumprir a missão a que se destinam, isso é pequeno demais diante de tantos problemas que a força tem para resolver, gostei da matéria e da foto, acredito ser uma perda de tempo uma polêmica ou uma discussão sobre o uso dessas aeronaves.

Sds a todos de boa fé

Piramboia

Noel, Ao ler tão “sábias” palavras vejo o quanto ainda tem que evoluir como pessoa. Se você não entendeu o que eu quis dizer, nada tenho a fazer a não ser desculpar-me por sua ignorância. Se eu quis chamar a atenção sobre a rapidez de como procedem certas compras em detrimento de outras mais urgentes e você sentiu-se ofendido a ponto de lembrar não a mim mas a todos “milicos” O DEVER DE OBEDECER SEM DISCUTIR, paciência!! Pensava que aqui era um espaço aberto e democrático para se discutir os fatos que ocorrem em nossas FFAA. Outra coisa: fui MILITAR… Read more »

Piramboia

Outra coisa Noel:

Falo como contribuinte e não como fiel cumpridor de ordens como V.Sa. quer que nos portemos. Se V. Sa. acha que o desperdício de dinheiro em tais aeronaves é válido e que todos os contribuintes devem se comportar como “milicos fantoches” (como bem disse Francisco AMX) sugiro que faça um exame sério de sua consciência pois é dinheiro tirado do NOSSO TRABALHO, do NOSSO SUOR!
O espaço é aberto a TODOS! Deixei a carreira militar devido a pessoas como você terem o pensamento dominante!
E NÃO ME ARREPENDO! GRAÇAS A DEUS!!
Reflita!!!
Saudações a TODOS!!!

Noel

Piramboia, aqui é um espaço aberto, como vc citou, sendo assim fico admirado pelo seu nível de irritação(duas postagens seguidas prá mim foi inédito rsrsrs), vc como participante do Blog e contribuinte, pode discordar de qualquer opinião ou decisão governamental postada aqui, porém mesmo discordando, tem que entender que a Força Aérea cumpre ordens(vou me ater apenas a compra dos hélis); como qqr milico, mesmo não gostando, e a ordem partiu do Cmt das Forças Armadas. Acho que vc ficou muito “mordido” por pouca coisa, pois quando citou ter trabalhado no CMS, indicou ser militar, portanto fiquei admirado pela sua… Read more »

tonii

a fab e uma foça que a ordem esta acima de tudo seus grandes militares tem que cumprir o que vem do planalto no que toca a padronizaçao seria bom porem ha helicopteros para varias missoes e a FAB tem que cumprilas seja ataque transporte salvamento PARASAR por isso a variedades de helicopteros.

Romario santos

Finalmente amigos e amigas brasileiros a nossa FAB tá se modernisando e ficando mais forte a cada ano, mes, semana, uma boa noticia.

Jacubão

Por que não uma frota desses helicópteros equipados com eletrônica de combate, flir, NVG, lazer entre outros e armados com MINIGUN, .50 ou 20mm e misseis TOW ou HELFIRE. Poderiam complementar os MI-35 da FAB e ainda dar uma certa capacidade de combate ao EB e a MB.

RODRIGO

Aparelhos novinhos,para transportar os “cumpanhero¨,enquanto a frota de combate é do tempo de Cabral….!

RJ

Acho esse helicóptero muito pequeno para equipá-lo com lazer. No máximo uma LCD de 15″ e um playstation II.

Almeida

Pessoal, por favor, o certo é LASER (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation) com “s”.

Lazer é recreação.

OBS: Porque aposentaram os esquilo bi nesta tarefa?!

Carlos Augusto

Amigo Almeida, assim você mandou RJ para praia. KKKKK…

Poggio

Almeida,

Na verdade ele não foi aposentado, apenas trasnferido para Natal. O Esquilo Bi é, realmente, uma decepção.