F-22 voltarão a voar, mas com recomendações

1

O secretário da Força Aérea dos EUA, Michael Donley, e o Chefe do Estado-Maior general Norton Schwartz, recentemente aprovaram um plano de implementação desenvolvido por funcionários do Air Combat Command que permitirá que o Raptor F-22 retome as operações de voo depois de um jejum  de quatro meses.

O comandante do Air Combat Command ordenou um ‘stand-down’ da frota em 3 de maio passado como medida de precaução após 12 incidentes, onde pilotos experientes tiveram sintomas de hipoxia (baixo teor de oxigênio). Os incidentes ocorreram durante um período de três anos desde abril de 2008.

“Agora temos uma visão clara dos estudos e investigações recentemente conduzidos e podemos retornar ao voo de forma prudente e apropriada”, disse Schwartz. “Estamos gerindo os riscos para as nossas tripulações, e os estudos dos sistemas de geração de oxigênio do F-22 continuam.”

Toda a frota passará por uma inspeção ampla dos sistemas de suporte à vida antes de retornar ao voo, seguido de inspeções diárias após o voo, disseram as autoridades. O avião está autorizado a voar acima de 50.000 pés. Os pilotos vão utilizar equipamentos de protecção adicionais e passarão por uma bateria de testes fisiológicos.

O Raptor F-22 entrou em serviço em 2005. A partir de maio de 2011, a Força Aérea  recebeu 170 aeronaves. O F-22 voou mais de 300 missões em apoio à Operação “Águia Nobre”.

FONTE: Secretary of the Air Force Public Affairs / AFNS

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Barbada. Por excesso de precaução os americanos colocam uma frota inteira no chão. Alguém acha que russos ou chineses fariam a mesma coisa por um probleminha detectado em alguns OBOGs? 😉