Imagens desmentem teorias de que homem nunca pisou na Lua

33

Uma nova imagem do solo lunar mostra o local do pouso das missões da agência espacial Nasa até o local. É possível ver as pegadas dos astronautas e o rastro deixado pelo veículo lunar. No vácuo do espaço, o equipamento deixado lá está intacto até hoje.

Com a vitória na corrida espacial, a Nasa abandonou a missão Apollo, e desde 1972 nunca mais voltou à Lua. A agência espacial americana cortou o seu programa de ônibus espaciais, mas afirma que agora quer voltar ao solo lunar. Muitos duvidam, no entanto, que o governo americano tenha dinheiro e vontade para concretizar o projeto.

Por ora, as imagens servem pelo menos para dispersar teorias que dizem que o homem nunca chegou à Lua e que as imagens famosas de 1969 foram filmadas em um estúdio em Hollywood.

FONTE:
UOL Notícias

Subscribe
Notify of
guest

33 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Depois do photoshop, imagens não provam muita coisa. Mas eu acredito na chegada deles na lua. Duro mesmo é ver pseudo cientistas receberem espaço na mídia com teorias que provocam risadas numa aula de física avançada.

Sagran Carvalho

Mais inacreditável mesmo é vermos um Presidente dizer que a chegada a Lua foi uma armação de Hollywwod.

Giordani RS

Que estranha ironia. Como explicar aos jovens de hoje e as pessoas do Futuro de que no Passado havia
Tecnologia capaz de levar o Homem a Lua e traze-lo de volta? Como explicar que havia um aviao capaz de atravessar
o Atlantico em apenas 4 horas contra as 12 horas de hoje?
A Geracao “Y” sucumbe ante a falta de objetivos e atolam suas almas
na felicidade comprada…

Sim! O Homem foi a Lua! E os sovieticos nunca contestaram!

asbueno

Senhores, o que move um foguete? Não, não é a tecnologia de propulsão e seus combustíveis, são as verbas e as vontades políticas. Fomos à Lua na década de 60 porque o clima político internacional pedia isso. A Guerra Fria foi o principal motor. De um lado Nikita Kruschev, com necessidade de mostar ao mundo que a “ciência soviética” era superior. Do outro Eisenhower e, depois, Kennedy e Johnson. Eike, na esteira do pós guerra, era refratária a gastos que pudessem romper o equilíbrio fiscal americano. Associado a isto as tês armas americanas disputavam a primazia de lançar um artefato… Read more »

tplayer

“Sim! O Homem foi a Lua! E os sovieticos nunca contestaram!”

Essa é a maior prova de todas.

Giordani RS

No bucks…

edcreek

Olá,

As imagens estão muito longe, se eu não acreditasse antes não acreditaria agora.

Como astrologo amador possuo dois telescopios e duas cameras especiais para astofografia, pessoalmente usando pontos de referencias já usei o telescopio e localizei o local de pouso, porém não vi nada, mas sei que foi pela limitação da ampliação, eu não vi mas tenho certeza que está lá, assim como o restante do sistema solar, galaxias e etc, vendo a coisa muda de figura eheheheh.

Algumas imagens minhas:
http://edcreek.multiply.com/photos

Abraços,

DrCockroach

Ainda hoje, absolutamente fantastico o homem ter chegado na Lua, simplesmente brilhante. Leva-se 1 segundo p/ se chegar a Lua viajando a velocidade da luz, leva-se 100 mil anos p/ se chegar no limite de nossa galaxia viajando a velocidade da luz, existem centenas de bilhoes de outras galaxias alem da nossa… http://www.youtube.com/watch?v=17jymDn0W6U&feature=share E, devemos estar pensando em nossa insignificancia. Seria o mundo real? Seria tudo uma ficcao (pilula azul ou vermelha, Matrix)? A realidade existe tal como a vemos? Hah vida apos a morte? Somos apenas passageiros, como a ciencia indica, mas temos o direito de estar aqui como… Read more »

joseboscojr

DrCockroach,
Não seja tão pessimista. rsrsss….
Na verdade se viajarmos durante 23.000 anos na velocidade da luz já estaremos nos limites de nossa galáxia tendo em vista que o Sistema Solar se encontra a cerca de 27.000 anos luz do centro da Via Láctea e ela tem 100.000 anos luz de diâmetro.

DrCockroach

Valeu joseboscojr! 23.000 na velocidade da luz p/ chegar no limite da nossa galaxia, partindo da Terra, fica bem mais em conta. Quando sai o proximo busao? []s! P.S.: por falar em filosofia, finitude humana, universo, concluo com o Nosso Ex-Guia: “Eu estava no Guarujá, caiu uma chuva na quinta-feira, que eu pensei que ia encher o mar. Eu falei: tudo bem, quando o rio transborda, a água vai para o mar. Primeiro, passa na casa das pessoas que moram na periferia, depois ela vai para o mar. Eu falei: se o mar encher, vai para onde?” PPS: Filosofia do… Read more »

joseboscojr

“Nunca cruzaremos a nossa Via Lactea, e nao adianta chorar sobre o leite derramado…”

Muito boa essa!

Mas a coisa não é tão preta assim. Se um dia desenvolvermos algum sistema propulsor que nos permita viajar a 99,99% da velocidade da luz, esses 23.000 anos para o referencial “nave” e seus tripulantes não seria mais que umas poucas centenas de anos.
Nada impossível se no futuro tivermos como nos preservar criogenicamente. rssss

Leonardo

Depois que inventaram o tal do photoshop, como disse o colega Clésio as imagens não provam muita coisa. Só que ao contrário dos caros colegas continuo a duvidar de tal feito. Posso estar completamente equivocado, mas não consigo acreditar, em minha opinião foi a mais bem feita propaganda política de todos os tempos, tão bem feita que os russos talvez tenham achado melhor se calar a ter que entrar em questões desnecessárias em uma época de total bipolaridade no mundo. Mas eis a pergunta é: Se fossem os russos os primeiros e únicos a terem chegado a lua, o crédito… Read more »

asbueno

Sim, o crédito seria o mesmo. Os soviéticos encantavam o mundo com sua primazia inicial. Seria extremamente útil aos soviéticos contestarem, com provas, a ida americana à Lua. E eles teriam plenas condições para tal. Os soviéticos estavam dois passos atrás dos americanos. Despenderam muitas energias, por culpa de Krushev, criando situações para propaganda política. Sergei Korolev, líder dos projetos espaciais soviéticos, faleceu precocemente, devido a saúde abalada pelos anos de “internação” nos Gulags, no período stalinista. Sem ele o programa soviético perdeu grande parte de sua inspiração. Construiram um lançador classe Saturno, mas este explodiu na plataforma. Neste momento… Read more »

Leonardo

Caro ASBueno,

Realmente a sociedade americana é muito aberta e pesquisas realizadas em 2009 apontaram na época que apenas 6% dos americanos não acreditam em tal feito, como disse anteriormente posso estar errado e talvez até esteja errado, não tenho como contestar de forma irrefutável, mas essas fotos em nada corroboram se realmente tal fato ocorreu, sabemos dos recursos tecnológicos disponíveis hoje.

Disse: seria impossível a coisa toda ser uma farça. As provas seriam abundantes.

Há sites que contestam tais fatos, mas não vou entrar neste mérito.

Sds.

asbueno

Leonardo disse: 8 de setembro de 2011 às 18:30 “Realmente a sociedade americana é muito aberta e pesquisas realizadas em 2009 apontaram na época que apenas 6% dos americanos não acreditam em tal feito […]” Quando escrevi que a sociedade americana é aberta quis dizer que ela se interessa pelas ações de seus governantes. Cobra-os pelos resultados. A imprensa investiga. Nixon (presidente na época do pouso do Lunar Excursion Module Eagle ), caiu pelo escândalo Wategate, denunciado por repórteres do Washington Post. Ademais, 6% é um valor deveras baixo. Mas o ponto não é esse. “Há sites que contestam tais… Read more »

Vader

Ah tá, os americanos nunca chegaram na Lua, Marco Polo nunca esteve na China e Colombo jamais chegou à América… Chegar na Lua é fácil, e mesmo os soviéticos poderiam tê-lo feito à época, tivessem a motivação para isso. A distância é curta, a gravidade é baixa, o solo é estável e nem sequer há uma atmosfera para complicar as coisas. Não tem nada lá. Pedras e poeira. Algo muito diferente de visitar outros mundos. Vênus por exemplo: temperatura média 460 graus celsius. Pressão: 92 atmosferas. Chove ácido sulfúrico, o tempo todo, a bilhões de anos, e nem uma única… Read more »

Alexandre Galante

Putz, se o homem não foi à Lua, o Eugene mentiu pra mim:

http://www.aereo.jor.br/2011/08/10/omega-celebra-seis-pousos-na-lua/

Vader

Bosco, só pra “pirar o cabeção”: Carl Sagan dizia que teoricamente, pela Teoria da Relatividade, um viajante à velocidade da luz poderia dar a volta em todo o universo conhecido e voltar à Terra em 58 anos. Mas chegaria aqui para encontrar-nos a 4 bilhões de anos no futuro… 🙂 Outra dele: para se acelerar um centímetro cúbico de matéria até a velocidade da luz, seria preciso consumir toda a energia que já existiu, existe ou existirá no universo. Ou seja: viagens à velocidade da luz (ou próximas dela) são impossíveis. Outra: se a Terra fosse uma formiga no Central… Read more »

asbueno

Vader, lembro-me desta citações do Sagan.
Bons tempos…

Leonardo

“Um programa espacial, em sei cerne, é constituído por engenheiros, físicos, químicos e pilotos (que sempre trazem bagagem acadêmica). A NASA especifica o que quer. Empresas são contratadas e estas subcontratam outras dezenas.” Caro ASBueno não estou contestando a NASA e seu programa espacial e vou repetir, posso e até posso estar realmente errado, já pesquisei em alguns sites que contestam e outros que tentam corroborar o fato do pouso do homem na lua, todos apresentam suas provas como fatos irrefutáveis, mas minha opinião pessoal é que hoje com a tecnologia atual não há a menor dúvida quanto tal possibilidade,… Read more »

Leonardo

Quis dizer: “posso e até devo estar realmente errado.”

asbueno

Leonardo sua opinião será respeitada.

Vader

E tem mais: Quem já viu o Módulo Lunar da Apolo 11 garante que não sabe como os caras conseguiram pousar com aquela estrovenga na Lua. A coisa toda tinha menos capacidade computacional do que uma calculadora portátil de hoje. Boa parte do módulo era coberta por uma “capota”, uma “bolha” de um tecido metalizado anti-radiação. Se rasgasse aquilo, morriam todos. Era basicamente uma armação de aço forrada de tecido e com um motor. O foguete Saturn era basicamente uma V2 gigante. Ou seja: uma bomba! Uma loucura. Hoje iria todo mundo em cana. Mas eram outros tempos. Os EUA… Read more »

LuppusFurius

Vader a caravela tá no porto? O Saturn tá na rampa?
É só embarcar ou tem que mostrar a identidade?

joseboscojr

Leo, O é óbvio aqui não Terra pode não sê-lo na Lua, sem atmosfera, sem umidade, com baixa gravidade, etc. Nesses sites que contestam a veracidade das fotos há nitidamente muita má-fé por parte do autor. Poucas são as fotos que realmente poderia nos fazer pensar, mas mesmo essas são rebatidas consistentemente. Sem falar que para a comunidade científica mundial, não são as fotos divulgadas pela NASA que dão subsídio à façanha da ida do homem à Lua. Há uma série de outras provas, que não são contestadas pelos que duvidam. Os que duvidam usam como argumento a percepção de… Read more »

joseboscojr

Faltou o “que” no início da minha frase.

joseboscojr

Um dia desses eu tava dando uma olhada em alguns dos sites que contestam as tais fotos. Há coisas de uma ingenuidade impar. Em uma, o cara diz que a Terra não está no tamanho certo, tinha que ser maior quando vista da Lua. À princípio ele até tem razão, mas se é uma ilusão criada por algum efeito especial ou fraude fotográfica, por que o responsável não criou uma Terra maior? Sendo falsa poderia ter o tamanho que melhor se adequasse à possível farsa. Na minha leitura, onde outros vêem uma farsa, pra mim é um dado que corrobora… Read more »

joseboscojr

O mesmo a respeito da falta de estrelas no céu. Será que Hollywood estava passando por uma falta grave de estrelas artificiais na época que a farsa foi armada? As sombras erradas, idem. Por que o contra regra que ajudava na farsa não desligou os holofotes e deixou apenas 1 para que parecesse o Sol? Ou seja, na minha ingenuidade são os furos que me fazem crer que as fotos são reais, se fossem muito certinhas talvez eu desconfiasse. Mas acredito na ida do homem à Lua não pelas fotos, assim como acredito que o Torre Eiffel ou a Pirâmide… Read more »

Leonardo

Boscão, Eu entendo seus argumentos, e como falei com Bueno, posso devo mesmo estar errado, mas por mais que falem e mostrem fatos ditos como irrefutáveis, não consigo acreditar que tal feito tenha sido realizado no período de 1969 até 1972 e depois simplesmente ter sido abandonado, se atualmente o homem planeja nova viagem a Lua após 2020, hoje há outro agravante para NASA, os sucessivos cortes por que passa o programa espacial americano, e se pararmos para pensar que com toda atual tecnologia não somos capazes de realizar mergulhos tripulados nas regiões abissais de nossos oceanos, como em 1969… Read more »

joseboscojr

Leo, Mas nos já estivemos no ponto mais fundo dos oceanos. Só não voltamos porque os riscos x vantagens não compensam. Como disse o Asbueno, havia antes a vontade e dinheiro sobrando. E a tecnologia era sim compatível com o feito. Na época tinha 9 anos de idade e me lembro como se fosse hoje. A tecnologia empregada pela NASA era considerada de ficção científica e se hoje parece não condizente com a façanha é porque essa mesma tecnologia nos fez avançar. Se em 2020 voltarmos à Lua, em 2050 acharemos que nossas naves de 2020 eram carroças e provavelmente… Read more »

Luis

O programa Apollo foi suspenso em 1972, na Apollo 17, mesmo com as missões até a Apollo 20 já planejadas, devido aos altos custos e desinteresse do público em geral. Nos anos seguintes os americanos montaram uma miniestação espacial, chamada Skylab, que durou até 1979, utilizando ainda os potentes foguetes Saturno, projetados pela equipe do gênio Wernher von Braun. Nos anos 80 entrou em cena o Ônibus Espacial (Space Shuttle), com 6 unidades construídas. Sergei Korolev, outro gênio, pai do programa espacial soviético, havia morrido em janeiro de 1996 e o foguete N1 (equivalente soviético ao Saturn V) explodiu nas… Read more »

Luis

Dois documentários:

-Um sobre o programa espacial americano:
http://en.wikipedia.org/wiki/When_We_Left_Earth:_The_NASA_Missions

-Outro sobre a corrida espacial:
http://en.wikipedia.org/wiki/Space_Race_(TV_series)