Mas não para lançar bombas

Dois anos atrás três caças Rafale monopostos decolaram da Base Aérea de Saint-Dizier (França), em direção a Trípoli, na Líbia. Mas esta não era uma missão de combate. Muito pelo contrário.

Os três caças franceses participaram, juntamente com outras 75 aeronaves, de um desfile aéreo ocorrido  no dia 1º de setembro para celebrar o 40º aniversário da “Grande Jamahiriya Popular e Socialista”.

A presença dos três caças Rafale, nas palavras da Força Aérea Francesa, traduzia a vontade da França em reforçar sua colaboração com a Líbia nos assuntos de defesa. Mal sabia o governo líbio que  a colaboração era somente com os rebeldes.

FOTO:Sirpa Air

 

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach

Penso que os paises que participaram das operacoes da OTAN fizeram a coisa certa ao intervir, tb acho (mas eh apenas um educado “achismo”…) que o resultado serah positivo. Tampouco concordo com as teorias sobre o petroleo da Libia (2%), imigracao (um mar separa, facil patrulha), negocios escusos (eh mais facil negociar com tiranos, e a Franca estava bem encaminhada), mas que eh uma saia justa eh. Esta foto vale realmente por mil palavras. Uma mudanca abrupta de lado. Mas no fim: – David Cameron saiu vitorioso porque bancou esta em meio a cortes no orcamento militar, e nao houve… Read more »

Almeida

Cade os defensores dos franceses bonzinhos, norte americanos malvados?

Grifo

A presença dos três caças Rafale, nas palavras da Força Aérea Francesa, traduzia a vontade da França em reforçar sua colaboração com a Líbia nos assuntos de defesa.

Na verdade traduzia mesmo a vontade da França em vender o Rafale.

Não comprou, deixou de se amigo.

Aliás, por onde anda a nossa “parceria estratégica”? Sarkozy já era praticamente de casa, vinha ao Brasil até para inaugurar ponte. Depois alguma coisa aconteceu que ele não deu mais as caras nem na posse da presidente, não liga mais, não atende mais telefonema. O que houve?

Grifo

Um texto para reflexão, de um blog francês. Tradução pour moi même. http://premiereslignes.blogs.nouvelobs.com/archive/2011/08/25/et-si-sarkozy-avait-reussi-a-vendre-le-rafale-a-kadhafi-l-au.html E se Sarkozy Tivesse Feito a Venda dos Rafales ao Kadhafi? Eles Teriam Combatido? Apenas imagine… Se ano passado o presidente Sarkozy tivesse conseguido vender uma dúzia de aviões Rafale ao coronel Kadhafi? Um tipo formidável, este Mouamar, cheio de dinheiro, apaixonado pela tecnologia militar francesa e disposto a investir. E, como se sabe, o Rafale não é dado… É sem dúvida o mais sofisticado dos caças. A pérola da indústria militar aérea e naval francesa. Ele já custou quase 40 bilhões de euros em dinheiro público.… Read more »

DrCockroach

Grifo disse:
30 de agosto de 2011 às 2:00

Aliás, por onde anda a nossa “parceria estratégica”? Sarkozy já era praticamente de casa, vinha ao Brasil até para inaugurar ponte. Depois alguma coisa aconteceu que ele não deu mais as caras nem na posse da presidente, não liga mais, não atende mais telefonema. O que houve?

O povo mais frio de coracao! Talvez ele viesse aqui por outros motivos alem dos subs, helis ou rafales… :

comment image

Mas agora coma Carla mamae, os dois tiveram que se comportar, mas segundo fontes securas… foi lindo enquanto durou 🙂

[]s!

DrCockroach

– Quem perfume cheiroso…
comment image

– Hummm, serah hoje…
comment image

– …..
comment image

Como disse: nao escreve, nao liga, mas dizem que foi lindo enquanto durou 😯

[]s!
P.S.: desculpe a brincadeira editores, mas nao resisti a piada.

Vader

Francês é tão bonzinho que até me comove… 🙂