Seis Lockheed Martin F-16 da Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos pousaram na base aérea de Decimomannu, na Sardíniana, último dia 27 de março para participar do patrulhamento da Zona Aérea de Exclusão sobre a Líbia.

Outros seis Dassault Mirage 2000-9, vindo da base de Souda, na ilha de Creta, chegaram posteriormente.

Os caças do EAU são apoiados por um transporte Airbus A330-200, responsável pelo pessoal de manutenção e equipamentos de apoio.

O aviões do EAU se juntarão aos caças da Força Aérea do Qatar, que já despachou seis Mirage 2000-5 como parte da contribuição da Liga Árabe para atender à Resolução 1973 da ONU.

A primeira patrulha aérea dos caças do Qatar ocorreu no último dia 25 de março em conjunto com caças franceses.

Jordânia e Kuwait também ofereceram ajuda logística para a missão.

FONTE: Globalsecurity

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
tplayer

Quero muito ver esses F-16 em ação, será politicamente interessante.

DrCockroach

O Qatar reconheceu os rebeldes como o legitimo governo da Libia. Penso que os EAU devem seguir o mesmo caminho em breve. Ambos enviaram equip. militares p/ cumprir a NFZ. O Qatar irah ajudar na venda do petroleo deles. Ateh quando o Ghadaffi consegue segurar a barra (e pagar o belo aumento de salarios prometidos a todos funcionarios publicos) sem deter qualquer fonte de renda significante? Os alemaes afirmaram que esta era a maneira de derrubar o kadafi, mas queriam fazer isto sem retirar os terminais de petroleo do poder dele… Puff! Prezado tplayer, tb eh interessante que estes minusculos… Read more »

Vader

Vish, os A-10 e os B-1 chegaram? Bizú o Kadafi e seus mercenários se mandarem logo…

tplayer

Podiam mandar um B-52 só para aparecer bem nas fotos. 🙂

Rodrigo

Com os A10, agora vamos ver danos de verdare

Os “ultra-modernos” e flexíveis que viajam trocentos Km para dispararem a bomba do dia, vão ficar sem alvos.

Espero que os gringos, deixem os Xavantes para eles.

Vader

Rodrigão: tava vendo um outro blog de aviação aí, e cheguei à conclusão que realmente tem gente que não habita no mesmo planeta que a gente ahahahaha…

Absolutamente surreal. Lá a JACA dá pau no F-22, no SH, no F-35 na Milennium Falcon e na X-Wing do Luke. E quem ousar falar que não é bem assim é “gripentelho do PA” ou é “o Vader disfarçado” ahuahuahuahuahua…

É cômico. Pobres diabos os que se atrevem a ler os comentários, rsrs, desaprendem o pouco que sabiam.

Observador

Caro Dr. Barata: Segundo consta, o Kadafi pode manter a guerra por muito mais tempo que os rebeldes se estes não receberem apoio financeiro. O Kadafi tem grandes reservas em ouro (bilhões) e dinheiro vivo (dólar e euros). Além disto, ele conta com o apoio dos paisecos africanos que ele ajudou e para onde vai fugir, se tudo der errado. Infelizmente para ele, não houve tempo hábil para vencer os rebeldes antes da coalizão atacá-lo. Outro fator importante: não pensem que ele conta apenas com mercenários. Ele tem apoio de parte da população ainda. Inclusive, caso os rebeldes vençam, podemos… Read more »

DrCockroach

Prezado Observador, O ghadaffi jah viola os direitos individuais de todos os individuos, nao somente as mulheres. O que os rebeldes irao se tornar eh apenas uma possibilidade. Eh trocar um fato, por uma possibilidade, na minha opiniao. Dois rapidos casos: – A da estudante de direito que foi estuprada pela milicia do ghadaffi: hoje o porta-voz do overno disse que ela serah processada e continuarah detida. Por que? porque ela manchou a “honra” dos que violentaram ela ao anunciar os nomes deles e, de acordo com a lei islamica, ela eh culpada!!! – Um jornalista da SKY news, logo… Read more »

DrCockroach
Observador

Caro Dr. Barata: Não discordo de você. O regime de Kadafi ( ou Gaddafi, ou Khadafi, ou Qaddafi…) é realmente odioso e iníquo. O que eu chamo a atenção é que, se tratando do Norte da África e Península Arábica, parece que toda mudança de regime é SEMPRE para pior. Incluo neste grupo também o Afeganistão. Nestes locais (é difícil para mim chamá-los de países) da mesma forma sempre foram danosas as intervenções militares das potências ocidentais. Dr. Barata, você conhece a história do Pântano de Camarina? É o seguinte: Camarina era uma cidade, localizada no Sul da Sicília, fundada… Read more »

Rodrigo

Guilherme Poggio disse:
29 de março de 2011 às 12:00

A10 é garantia de estrago e de imagens legais de câmera de combate.

Eu não sou um grande entusiasta dos aviões.

Mas se tivesse que escolher um para voar certamente seria o A10.

Na minha lista A10, A6 e pasmem..o Su25 😀 😀 😀 😀