T-50 aborta decolagem após falha no motor

24

O primeiro caça furtivo da Rússia teve que abortar uma decolagem durante o International Aviation and Space Show em Moscou nesse domingo por um problema na motor direito, informaram fontes oficiais.

O caça T-50 não deixou a pista e foi freado por um paraquedas.

O jato bimotor estava a 60 milhas por hora quando o piloto decidiu abortar a decolagem por problemas no motor direito, informou a agência RIA Novosti, citando um representante da United Aircraft Building Corp., uma holding estatal que controla fabricantes de aeronaves russas.

FONTE: Brandon Sun

COLABOROU: Marine

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

De duas uma: ou ele ingeriu um objeto que danificou a turbina, ou esse protótipo está usando um modelo novo, derivado da AL-31. Esse motor já tem 30 anos de desenvolvimento e é comprovadamente confiável. Se for um modelo novo de motor, é razoável esperar falhas como essa. O P&W F100 que o diga.

tplayer

Clésio, creio que o T-50 irá usar um modelo novo, porém acho que o protótipo não estava com ele.

Seria muito arriscado testar um protótipo com um motor também protótipo quando se tem uma versão com 30 anos de vida.

Mauricio R.

Oooopppssss, o artigo -117 piscou…

Mauricio R.
Roberto F Santana

Ficou igual ao carro do Batman.
Bricadeirinha…

Quase que com certeza deve ter sido “Foreign Object Debris” ou ingestão de passáro.

tplayer

Isso sim que é pós-combustão.

Nick

Tenso…. o.0

Essas labaredas não parecem normais não…

[]’s

Mauricio R.

Não é pós-combustão, é um flame out.

Roberto F Santana

Caro tplayer,

Piada boa é piada simples.
Fazia tempo que eu não ria tanto.
Parabéns pelo senso de humor.

Leonardo

Ainda bem que não houve nada com o piloto e a aeronave a que parece, poderá ser recuperada.

Ricardo Cascaldi

Mandou bem na piada tplayer!

Certeza que este não é o tal do avião que o Batman vai usar em The Dark Knight Rises?

Abraço

LuppusFurius

TPlayer…
É Isqueiro de Itú……

Lyw

Ha, se fosse monomotor (tipo um tal de gripen) já era!!!

tplayer

Lyw, ai nem decolava e não teria tanto problema.

haha

Rogério
Marine

O Velho problema com motores russos e FOD, ja bem citados pelo Cel. Fornoff… Rsrsrsrs

Vader

Bem lembrado Marine. Para quem não se lembra: “1- Percebemos que os motores que estão nesses aviões são muito sensíveis a danos de objetos estranhos (Foreign Object Damage). E a razão que isso é importante é que eles têm que levar 1 minuto antes de decolar e em um exercicio como o Red Flag em que lançamos de 60 a 80 avioes, se voce tem alguem que vai levar 1 minuto entre decolagens para lancar 6 avioes…”Falou! Vai encontrar outro lugar para você voar!” Então treinamos com eles e trabalhamos com eles para que encurtassem esse tempo para 45 segundos;… Read more »

Ivan

Uma matéria interessante no ‘Diário da Rússia’ afirma que: “Rússia, Estados Unidos e China serão únicos fabricantes de caças na próxima década” Comenta basicamente as declarações de Aleksey Nikolskiy, jornalista especializado russo, como as que seguem: “”O rebuliço provocado pelo protótipo do caça russo de quinta geração T-50, apresentado pela primeira vez ao público durante o MAKS-2011, no Salão Aeroespacial Internacional de Moscou, em Zhukovski, é perfeitamente natural…” “Todos os caças modernos de quarta geração – o Eurofighter Typhoon da EADS, o francês Rafale e o sueco Gripen – começaram a ser desenvolvidos ainda na década de 80…” “Ainda assim,… Read more »

Ivan

Nossos amigos russófilos iriam adorar…

Clésio Luiz

Esse coronel Terrence Fornof gosta de falar. Ele fala mau dos indianos mas fecha os olhos para os problemas que enfrenta em casa. Ele diz que os indianos tinham medo de FOD, mas esquece que toda pista em que os F-16 decolam tem que estar limpinha. Quem assistiu ao documentário Fighter Pilot: Operation Red Flag, vai se lembrar em como a própria USAF limpava, não com máquinas, mas com uma barreira humana que percorria toda a pista em busca de pedrinhas. Cada simples pedrinha era coletada e guardada cuidadosamente para prevenir FOD. E pasmem vocês, não havia nenhum caça indiano… Read more »

Marine

Verdade Clesio mas os demeritos de um, nao transformam os demeritos do outro em meritos. Ele nao defendeu cegamente o F-16 ou a P&W F100, apenas salientou os problemas de FOD dos russos. Ou seja, ninguem lhe perguntou sobre o F-16 ou a F100 e por isso nao tocou no assunto, mas so porque eles existem nos sistemas americanos nao quer dizer que nao e justo se ele mencionar que existem nos russos tambem. Nao cabe ao topico mas muitos denegriram o Cel. Fornoff simplismente porque ele teve a audacia de quebrar a miragem da suposta supremacia da familia Flanker.… Read more »

Clésio Luiz

@Marine

Quando se lê aquele texto tem-se a impressão de que ele quer passar uma imagem de supremacia do equipamento e pessoal americano, não de igualdade de condições.

Mas eu concordo com você, vence quem usa a cabeça e não só os músculos.