Alguns detalhes dos motores F-100 dos caças F-16 marroquinos

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Versão que equipa os 24 caças F-16 adquiridos pelo Marrocos é a F100-PW-229 Engine Enhancement Package (EEP) da Pratt & Whitney, que reduz os custos do ciclo de vida

Segundo informe da Pratt & Whitney, o motor F100-PW-229 Engine Enhancement Package (EEP) equipa os novos caças F-16 adquiridos pelo Marrocos. O pacote de melhorias incorpora novas tecnologias ao modelo F100-PW-229, que já acumulou mais de 2,7 milhões de horas de voo em 19 anos de serviço ao redor do mundo. A Força Aérea Real do Marrocos tornou-se o 22º cliente internacional a selecionar um motor dessa família.

Sobre essa versão mais recente, a empresa informa que o pacote amplia o intervalo de grandes inspeções do motor de sete para dez anos – ou de 4.300 para 6.000 ciclos (TACs), o que proporciona uma redução de 30% no custo do ciclo de vida do motor. Ainda segundo a Pratt & Whitney, o F100-PW-229 é o único motor de caça financiado e qualificado pela USAF (Força Aérea dos EUA) para a capacidade de 6.000 ciclos.

O motor incorpora a tecnologia da seção quente desenvolvida para os propulsores F119 do F-22 Raptor e F135 do F-35 Lighting II. A configuração EEP foi projetada para permitir fácil instalação em motores F100-PW-229 produzidos antes de 2009, ano em que estava planejada a incorporação do EEP à linha de produção.

O pacote mantém a potência de 29.160 libras do motor (129.7 kN). Outras características do F100-PW-229 são o peso máximo especificado de 1.744 kg, comprimento de 4,85m, diâmetro máximo de 1,18m.

FONTE / IMAGENS: Pratt & Whitney e Lockheed Martin

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