A imprensa boliviana noticiou a entrada em serviço dos jatos de treinamento e ataque K-8, de fabricação chinesa, na Força Aérea Boliviana.
Os aviões serão usados contra o narcotráfico, mas ainda carecem de legislação adequada para o cumprimento da missão.
Dos 12 pilotos bolivianos treinados na China para voar o K-8, metade recebeu treinamento para ataque ao solo.

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Parece um narval.

Almeida

Podem falar o que quiserem dos chineses, mas esses K-8 são bem bonitos e, por U$ 10 milhões cada, bem atrativos financeiramente. Custam menos que um Super Tucano e não tem nenhum item vetado pelos norte-americanos, tornando-se assim até mesmo um concorrente deste.

Parabéns para a FAB (da Bolívia) pela aquisição modesta porém à altura de suas necessidades e orçamento.

Vader

É isso aí, a gente dá refinaria de presente pra eles, e eles vão lá e compram aviões zerinho zerinho.

Muito bom! Parabéns Brasil! Parabéns PT!

Bronco

Precisa mesmo politizar a questão? Me perdoe, não sou petista, mas penso que isso é um tremendo oportunismo barato e desnecessário. E pra ser sincero, já está ficando chato ver isso constantemente no blog. Fato é que a Bolívia fez, sei lá com que dinheiro, o que o Brasil não faz há décadas, exceto pela compra dos Super-Tucanos: comprar aviões novos, que tenham desempenho satisfatório. Embora seja uma aeronave completamente diferente, como disseram acima, é bom abrir o olho, pois é uma aeronave mais barata e com desempenho superior ao ST, sem as restrições naturalmente impostas, e que pode ser… Read more »

tplayer

Bronco, a questão é que a Bolívia tinha um compromisso “moral” de ter optado pelo Super Tucano devido ao caso citado pelo Vader.

Falando nisso, já ouviram a história de que a Bolívia estaria querendo o Acre de volta?

Bronco

E esse “compromisso moral” esbarra em embargos de componentes e negociações complicadas, exatamente como ocorreu com a Venezuela. Agora supondo que a Bolívia comprasse os ST. Ela certamente o faria com empréstimos do BNDES, como foram as demais vendas para países da Amética Latina. E meia dúzia aqui continuaria metendo o pau na negociação, dizendo que foi comprado com o nosso dinheiro. Particularmente penso que o que precisa ser discutido, sem partidarismo, é que o fato de alguns países da América Latina, notadamente os que são considerados de “esquerda”, ou “antiamericanos” estão buscando parcerias militares e comprando materiais em países… Read more »

tplayer

Sim Bronco, é muito perigoso.

Outro detalhe é que são justamente os nossos ditos “amigos” que estão indo comprar lá.

Acho que está é na hora de trocar o foco da diplomacia.