A aposentadoria do avião espião Lockheed U-2, que começou a voar para a CIA 1956, já frequentou os noticiário por um bom período. Mas ontem, o AirForceTimes.com anunciou que a USAF, que absorveu as missões do U-2 na metade da década de 1960, retirará de serviço o “Dragon Lady” por volta de 2015, quando o UAS Northrop Grumman Global Hawk o substituirá.

O jornalista da AirForceTimes, Dave Majumdar, informou que o Global Hawk “teve alguns problemas e falhou nos testes operacionais devido à poucA confiabilidade e ao desempenho medíocre dos seus sensores.” Em relação a este comentário, o tenente coronel Rick Thomas, gerente do programa Global Hawk para a USAF, respondeu que o Global Hawk percorreu um longo trajeto. “A avaliação e os testes operacionais iniciais são apenas uma marca no percurso.”

Oque realmente o tenente coronel quis dizer com isso?

FONTE: Air & Space

NOTA DO EDITOR: acredita-se que a USAF mantenha em serviço cerca de 32 U-2. Um deles foi visto operando a partir da Ilha de Chipre em apoio à resolução 1973 da ONU, determinando uma zona de exclusão aérea sobre a Líbia.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Milton

O U-2 assim como o SR-71 simplesmente são fantásticos e deixaram sua marca na história!

Clésio Luiz

Hipoteticamente falando, claro, porque não somos inimigos os EUA, o que poderíamos fazer para abater um troço desses? Até onde eu sei, não temos SAMs. As nossas AAAe não atingem 24.000m. Nossos caças, o F-5M e o F-2000 tem teto de serviço de 15.000 e 18.000m respectivamente.

E para terminar, com toda certeza esse bichinho aí está equipado com o que há de melhor em termos de contra-medidas eletrônicas, então não existe garantias de que o Derby e o Super 530D possam atingi-lo, mesmo que disparados dentro do envelope de engajamento.

Mauricio R.