É sempre uma delícia ouvir o som dos motores a pistão de configuração radial, em exibições como as do Domingo Aéreo 2011 da AFA, realizado no último dia 7 de agosto. Nas fotos, os North American T-6 e o Beechcraft E-18 da atual Esquadrilha Extreme, assim como o T-28 Trojan do Instituto Arruda Botelho, mostram suas linhas parrudas e sua robustez, mas voando com muita elegância.

E, falando em passar imagem de robustez, o destaque fica para o T-28 Trojan trazido ao Brasil pelo Instituto Arruda Botelho, também um produto da North American criado originariamente para ser um substituto do já robusto T-6 na Força Aérea dos EUA. Reparar no tamanho dos flapes e do freio de mergulho no exemplar das fotos.

Vale lembrar que a aeronave também foi adotada para treinamento de pilotos navais pela Marinha dos EUA, o que incluiu versões para treinamento de operações embarcadas, com gancho de parada.

Apesar da hélice bipá do T-6 e do Beechcraft fazerem mais barulho que o conjunto motor-hélice do T-28, ao vivo o ronco poderoso do motor deste último deixa evidente a sua potência superior. A Marinha do Brasil também adquiriu treinadores T-28, reformados e adaptados para emprego no navio-aeródromo ligeiro Minas Gerais (A 11). Para saber mais, clique aqui.

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Joker

Assim como tem o pessoal do naval q não é muito chegado nos quadrados retangulos de hoje em dia, as aeronaves a pistão tem seus admiradores.

As aeronaves a pistão ou ainda aquelas mais antigas independente de epoca demonstram o esmero e o desenvolvimento de tecnologias q custaram bilhões, muito trabalho arduo e vidas.