A questão da compra dos caças que renovarão as Forças Armadas é uma das causas do indisfarçável desconforto de Nelson Jobim à frente do Ministério da Defesa durante o governo Dilma Rousseff.

Jobim, que daria como praticamente certa a compra dos caças franceses Rafale, da Dassault Aviation, teria ficado desapontado com uma possível preferência pessoal de Dilma por aviões da americana Boeing.

O impasse e a demora do governo em bater o martelo a respeito da compra dos caças teria irritado Jobim e contribuído para que ele, tido como um homem de personalidade forte, aumentasse o tom de críticas e insinuações que, claramente, têm causado desconforto no Palácio do Planalto.

A polêmica sobre a compra de 36 novos caças se arrasta desde o governo Luiz Inácio Lula da Silva. Além da Dassault e da Boeing, o Brasil também analisa ofertas da sueca Saab.

O então presidente Lula chegou a fazer manifestações públicas em apoio ao modelo proposto pela França. Mas ao tomar posse no início deste ano, Dilma Rousseff decidiu reavaliar as ofertas e suspendeu o processo de compra dos aviões.

FONTE: Jornal do Brasil, via Notimp

VEJA TAMBÉM:

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DrCockroach

Boa materia, alias, mais uma boa materia aqui: A França perde seu maior aliado … Jobim é brasileiro, mas também foi visto usando a camisa da França em negócios que não tinham nenhuma participação do País. Em outubro de 2010, o ministro da Defesa, dedicou parte de seu tempo a uma atividade um tanto curiosa: convencer os governos da Líbia e dos Emirados Árabes a fechar a compra de 74 aviões Rafale, fabricados pela francesa Dassault. A título oficial, o lobby seria recompensado com um substancial abatimento na fatura dos 36 aviões que a FAB pretendia adquirir da Dassault. Mas,… Read more »

Mauricio R.

Dr.Cockroach,

Segundo noticiado pela Rádio Eldorado, a respeito dessa audiência, os chefes militares teriam dito a presidenta, “que servem ao Estado, não a pessoas”.

edcreek

Olá,

Não vejo como perda do maior aliado no caso do FX, o Amorim não admitira nada Americano, gostando ou não os bloqueiros de plantão.

O tempo provará isso, sem duvida teremos surpresas e ingratas não no caso do FX mas em outros casos…..

Abraços,

DrCockroach

Valeu Mauricio R.,

Estou aqui tentando interpretar esta declaracao, aparentemente normal, mas com um pouco de flexibilidade…o Amorim que se cuide 🙂

Melhor agora se alguem me contar sobre a cara do Saito, se anda triste com a saida do NJ nunca mais como sushi ou bebo saque em protesto!

[]s!

DrCockroach

ok, ok, nao como sushi, mas o saque nao entra na parada porque ninguem eh de ferro 🙂

Prezado Edcreek,

Saber, evidentemente que nao sei, felizmente nunca convivi com o Amorim, mas me parece que ele nao tem o perfil de quem implementa sua propria agenda; se tivesse, nao teria dividido o Itamaraty com o “top top” Garcia, um chanceler do B bem abaixo (ou acima) do nariz dele, como “nunca antes na historia deste Pais”

Acredito que ele farah o que a Dilma mandar, mas realmente o tempo eh que dirah.

[]s!

Grifo

Melhor agora se alguem me contar sobre a cara do Saito, se anda triste com a saida do NJ nunca mais como sushi ou bebo saque em protesto!

Caro Dr, registro da cara do brigadeiro Saito ao saber da saída do Jobim:

http://goo.gl/toHh3

DrCockroach

Maravilho Grifo!

Amanha compro uma garrafa de saque entao! 🙂

[]s!