Amorim apoiou escolha do Rafale, desagradando cúpula da FAB

9

Márcio Juliboni

  A Dassault, a empresa francesa que fabrica o caça Rafale, pode ter ganho um importante aliado na disputa pela venda de 36 aviões para a Força Aérea Brasileira. Celso Amorim, que sucederá Nelson Jobim no Ministério da Defesa, já manifestou seu apoio público aos caças franceses em diversas ocasiões, quando era chanceler do governo Lula.

A compra dos caças foi um dos temas mais controversos do último governo. Avaliada em 7 bilhões de dólares, a licitação foi suspensa pela presidente Dilma Rousseff, no início de seu mandato. O argumento é que, em um ano de ajuste fiscal, não há “clima” para que o processo continue.

Seu padrinho político, Lula, e Amorim defenderem, várias vezes, a escolha do Rafale. A favor do caça francês, estariam não apenas a proposta de transferência de tecnologia – algo que os concorrentes do Rafale oferecem com restrições – mas, sobretudo, uma troca de apoio político da França às pretensões brasileiras de ocupar postos importantes em organismos internacionais.

Polêmica

A opção pelo Rafale, porém, não é um consenso nem mesmo entre a cúpula das Forças Armadas. Um relatório do Comando da Aeronáutica concluiu, por exemplo, que a melhor opção é o caça Gripen NG, da empresa sueca Saab.

Para se ter uma ideia do clima de polarização, Amorim, então chanceler brasileiro, chegou a declarar, em janeiro do ano passado, que a compra dos caças “era uma decisão política.”

Agora, como ministro da Defesa, poderá usar sua influência para continuar defendendo o caça francês junto à presidente Dilma. O problema é que a política externa brasileira mudou de rumo, chefiada agora por Antônio Patriota. E a própria presidente Dilma já teria manifestado a intenção de rever o processo de compra – e manifestado uma inclinação pessoal pelos caças da Boeing.

A batalha pelo maior contrato em jogo na área de Defesa brasileira entra em uma nova fase. E a Dassault torce para que Amorim ainda esteja na cabine de seu caça.

FONTE: Portal Exame, via Notimp

NOTA DO BLOG: já havíamos adiantado a preferência de Amorim pelos caças franceses ontem pela noite. Leia o post “Com Amorim no MD, Rafale segue como favorito

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Não gosto de copiar e colar o que já escrevi, mas o meu comentário anterior é muito preciso para deixar de ser repetido. Por isto, vamos lá: Senhores, Não creio que as chances do Rafale aumentaram. A presidente já puxou para si a escolha, o que desagradou muito ao Jobim. O esvaziamento de sua pasta e o contingenciamento das verbas do MinDef (e praticamente só do MinDef) mostraram ao ex-ministro que ele estava sendo fritado em fogo brando. Por isto ficou verborrágico e “pediu para sair”. Voltando ao FX-2, não vejo mudanças. Caminha para o cancelamento. A decisão, segundo a… Read more »

Antonio M

O governo Dilma não terá desgaste se comprar equipamento mais caro, terá desgaste se não bancar as bolsas-qualquer coisa do governo e as “bondades” para com os políticos da base governamental, aí sim perderá votos. Estamos no Brasil. E lembrei de uma frase que vi em outro blog, que é uma mistura de General De Gaulle, Tim Maia e do próprio blogueiro: “O Brasil não é um país sério, é um lugar onde o político governa para o governo, a polícia rouba, o traficante cheira e a pu.. tem orgasmo com o cliente”. Haverá revolta no Brasil o dia em… Read more »

Observador

Caro Antônio M: Não é só das bolsas-esmolas da vida, que sobrevive o apoio ao GF. Basta ver as últimas tentativas – inócuas ao meu ver – para combater a desindustrialização. Significarão a renúncia de bilhões de reais que, talvez voltem com uma maior arrecadação em outros setores. Assim, como o cobertor já está curto e continua a encolher, não haverá novos recursos para a defesa. A única forma seria o uso das reservas cambiais, mas não duvide de que a equipe econômica já está prevendo um cenário de fuga de dólares e não vai permitir o uso das reservas… Read more »

edcreek

Olá,

O Amorim vai ser ainda mais Anti-Americano que Jobim, tenho certesa que muito blogueiro esta arrependido e criando teoremas mirabolantes para justificar que ele mudará de opinião coisa que não fará…..

Pessoalmente não gosto da mudança, só mesmo da compra oficial do RAFALE que é sem duvida a melhor opção, mas para quando? eis a questão…..

Abraços,

ivanildotavares

Observador disse:

“A FAB que fique esperta e comece a procurar uma solução tampão para a aposentadoria dos mirrages-2000, porque dinheiro para compras bilionárias não haverá.”

Penso que uma alternativa mais bombástica seria oficializar que nada poderá ser feito e deixar claro a toda a nação que a FAB não se encontra em condições de cumprir suas funções constitucionais. Pronto. Se preferirem, melhora-se os termos para qualquer coisa do tipo: Estamos indefesos, quem quiser, pode invadir o espaço aéreo que nada poderemos fazer. Sei lá…

Abs

DrCockroach

Achei muito boa a sugestao do Ivanildotavares e concordo com praticamente todo o comentario do Observador, com uma unica ressalva: as reservas internacionais do Brasil em 12/2008 eram de 193 bilhoes de dolares (http://www.bcb.gov.br/pec/sdds/port/templ1p.shtm), agora em julho/11 fecharam em 346 bilhoes de dolares, bem acima (80%) do que eram em 2008.

Acredito que seja possivel sim investir 4, 6 ou 8 bilhoes (em anos) p/ concluir o FX-2, mas falta vontade politica, nao capacidade economica.

Este povo precisa eh receber pressao p/ fazer algo.

[]s!

Nick

Boa idéia mesmo.

Daria uma bela machete na FSP, Estadão e Globo : Governo Dilma coloca a FAB no chão!!!

[]’s

Nick

Machete = Manchete

Almeida

Os oficiais da FAB não vem a público nem para dizer qual foi o avião escolhido por eles (e por um ponto final nessa palhaçada política), imagine se amotinar assim e botar os caças no chão, acabando com a defesa aérea?

Lembram-se dos sargentos controladores de voo?

Lembram-se da antipatia da sociedade em geral aos militares desde a Ditadura?

Vamos ficar sem defesa aérea, mas em silêncio. Sem alarde. Sem o povo saber até ser tarde demais. Como nossos políticos gostam.