IRST do Super Hornet avança para nova fase de desenvolvimento

5
 
 

Equipamento, que é instalado em tanque de combustível externo, pode agora seguir para a fase de desenvovimento de engenharia e manufatura

Na quinta-feira, 21 de julho, a Boeing informou que o programa IRST (Infrared Search and Track) so F/A-18 Super Hornet recebeu um memorando de decisão de aquisição “Milestone B” da Marinha dos EUA (USN), no dia 13 deste mês. Isso permite que o progama avance para sua próxima fase, que é a de desenvovimento de engenharia e manufatura. 

O sistema IRST é um sensor passivo de longo alcance que procura e detecta emissões no infravermelho. Ele pode acompanhar múltiplos alvos simultaneamente, provendo a capacidade de aquisição de alvos ar-ar mesmo quando estes estão equipados com tecnologia que interfere com radares. Trata-se de um elemento crítico no roteiro do F/A-18E/F Block II da USN, inserido numa série de aprimoramentos de capacidades para que o Super Hornet possa se manter à distância de ameaças conhecidas ou emergentes, nas próximas décadas.

A Boeing subcontratou a Lockheed Martin para a produção do sensor IRST, a GE Aviation para fornecer o tanque de combustível externo que contem o sensor, além da Meggitt Defense Systems Inc para o sistema de refrigeração da unidade.

Em informe divulgado no mesmo dia, a subcontratada Lockheed Martin acrescentou que já possui uma linha de produção ativa para o sensor IRST destinado a versões de exportação do caça F-15. Trata-se de uma tecnologia madura e comprovada, que já acumulou 200.000 horas de voo desde que equipou caças embarcados F-14D. Além do programa do ISRT dos F/A-18E/F da USN, a Boeing também subcontrata a Lockheed Martin para os ISRT do programa do F-15C da USAF (Força Aérea dos EUA).

FONTES: Boeing e Lockheed Martin

FOTOS: Lockheed Martin

NOTA DO EDITOR: reparar na quantidade de mísseis ar-ar levados pelo Super Hornet na configuração mostrada na foto do alto. Para matérias anteriores sobre os sensores IRST do Super Hornet e também do F-15, clique nos links abaixo:

 

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Idéia de gerico, pq não implementar a solução dada no F-18 Bolck II???

Groo

Instale um IRST e ganhe muito arrasto inteiramente grátis!

joseboscojr

Groo,
Possivelmente o IRST poderá ser levado num pod convencional também, instalado na linha central ou numa estação do Amraam, como no F-15C.
O problema é que levar apenas o IRST não agradou a USN já que ou tira um Amraam ou impede o uso do tanque central.
Mesmo porque, operacionalmente nenhum Super Hornet decola ou retorna sem pelo menos um tanque externo.
Eu não gostava da idéia no princípio, mas já acostumei. rrrssss

Vader

Achei uma boa solução. Faz sentido.

Almeida

Esses bichinhos ai carregam mais mísseis que os F-15!