Em nota do Ministério da Defesa da França, foi anunciado pelo ministro Gérard Louguet o início das negociações com a Dassault para fornecer, em 2014,  um novo sistema de veículos aéreos não tripulados MALE (moyenne altitude longue endurance – altitude média e longa duração) para as Forças Armadas Francesas. O anúncio foi feito em 20 de julho, na reunião do Comitê Ministerial de Investimento (CMI – Comité ministériel d’ investissement).

O objetivo é substituir o sistema atualmente em uso pela Força Aérea Francesa (Armée de l’air), o Harfang, até que em 2020 entre em operção uma nova geração de aparelhos, desenvolvidos como parte do acordo de cooperação franco-britânico de novembro de 2010. 

A Dassault está propondo uma versão francesa do Heron TP, em cooperação com a empresa israelense IAI, com geração de empregos na França e transferência de conhecimento. Espera-se que isso permita começar uma infraestrutura industrial que prepare para o futuro sistema MALE franco-britânico.

FONTES/ FOTO: Ministério da Defesa da França e Força Aérea Francesa (Armée de l’air)

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauricio R.

Entubaram a AdA!!!
Subordinando sua necessidade, que como na RAF ou na AMI poderia ser atendida pelo MQ-9 Reaper, aos interesses da Dassault.
Alemães e italianos, assim como o restante da Europa, fazem mto bem ao externarem suas preocupaçãoes; qnto ao protocolo de defesa anglo-francês.
Vejam que até a sigla MALE (medium altitude, long endurance), foi traduzida p/ o francês!!!
Mas produtos franceses neste segmento, o “Harfang” ora em uso no Afeganistão é o mesmo “Heron” que a IAI vendeu aqui p/ a PF, não há nenhum.