Hoje, dia 30/06/2011, completa um ano da publicação da Portaria MD 1.065 que estabelece novas diretrizes para as três Forças Armadas.

Abaixo seguem as diretrizes com relação às aviações de combate da FAB e da MB.

Aeronaves de Caça: Comando da Aeronáutica

1. Coordenar a aquisição de aeronaves de caça F-X2 para a FAB e a MB, nas quantidades, prazos e de acordo com os requisitos operacionais estabelecidos para cada Força Singular.
2. Coordenar a terceirização dos serviços de manutenção de 3º nível para a FAB e a MB, que deverão gerenciar seus respectivos contratos.
3. Coordenar a aquisição de forma centralizada do armamento aéreo de uso comum da FAB e da MB.
4. Estudar a possibilidade de criação de um Depósito Alfandegado (DA), nos moldes dos já existentes, para concentrar os pedidos e o armazenamento de itens para a FAB e a MB.
5. Iniciar estudos para o desenvolvimento de caça nacional, de 5ª geração e múltiplo emprego, em versões tripulada e não tripulada, com possibilidade de parceria com empresa estrangeira, respeitadas as diretrizes da END quanto à capacitação da indústria nacional, que atenda aos requisitos operacionais da FAB e da MB.
6. Propor uma catalogação dos itens componentes, de acordo com o SOC, viabilizando uma linguagem uniforme de identificação de materiais, em âmbito nacional e internacional, para uso dentro das atividades logísticas.

  • Leia o texto completo clicando aqui.
Subscribe
Notify of
guest

20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antonio M

Como eu já disse no Forte:

Oras! Foi feito um belo corte nos orçamentos militares que inviabilizam quase tudo!

E esta portaria? Oras! O papel aceita qualquer coisa …..

Ozawa

Esse é um problema cultural, da essência do setor público brasileiro, também refletido por óbvio nas FFAA, mas não só, em qualquer, eu disse, qualquer segmento público brasileiro, não se segue nada do que está escrito, é apenas material para confecção de relatórios e mais relatórios encadernados e apresentados em eventos pomposos e circunstanciosos, para que se tenha a impressão de trabalho e planejamento, na prática, é o que dá, no improviso, no gatilho, isso se não for tudo pra gaveta de um alto funcionário da burocracia estatal que é onde acredito que esteja o FX2, o PAEMB, entre outros…

Nick

Quem interessante. Não sabia que existia essa diretriz. Mas e agora, o que fazer com isso?

A FAB já está realizando os estudos de um 5ª geração com capacidade de ser tripulado ou não? E as parcerias já estão sendo sondadas??? Se há uma diretriz, a FAB já pode tocar esse projeto, certo? Não custaria muito, encomendar à Embraer que esta fizesse os estudos preliminares e buscasse parceiros. Pelo menos um estudo inicial de viabilidade.

[]’s

Baschera

O que foi feito ?? Hahahaha….rir para não chorar. Não foi feito ABSOLUTAMENTE nada, ao contrário, tiraram quase tudo !! E nem vão fazer absolutamente nada neste governo, segundo fonte quentíssima…. vão é enrolar..enrolar… até que permaneca tudo exatamente onde está, ou seja, abaixo do crítico. Quanto a este amontoado de belas intenções e palavras belas da tal portaria, permanecerão onde estão, apanas na tela de um computador qualquer, pois nem gastaram dinheiro em imprimir…. Triste ?? Mas real…. isto daí foi só mais uma promessa eleitoral, que todos, inclusive eu, já haviamos esquecido….. O Brasil é assim….. há 500… Read more »

Baschera

O mais engraçado são os dizeres “…Iniciar estudos para o desenvolvimento de caça nacional, de 5ª geração e múltiplo emprego..”

KKKKKKKK…. chega a ser um escárnio, quando a força não tem nem para aquele papel que se usa no sanitário…se quiser usar, vais ter que trazer de casa, como me disse um recruta do EB aqui na minha cidade.

Vergonha….

Sds.

Soyuz

• O Brasil é uns pais sem tradição militar relevante no cenário mundial. • Situa-se em uma região do mundo onde igualmente inexiste tradição militar, conflitos sérios ou potencial de conflito no futuro previsível. • O poder militar brasileiro tem como cultura secular um grande número de funções secundárias de cunho social, institucional e político, que por sua vez dividem os parcos recursos com a primeira linha de combate das três forças. • Existe na sociedade brasileira uma visão estigmatizada dos militares. Para parte da sociedade eles são uma espécie de reserva moral da nação, para outra parte eles são… Read more »

Roberto F Santana

Eu tenho uma solução até que barata para FAB. Um projeto de um caça, pequeno, leve e simples. Um caça de uns dez metros de comprimento, asas e empenagem enflechadas a 45 graus, entrada de ar do motor igual ao do F-100 Super Sabre. O motor seria um GE F414 de 22.000 libras. Levando uns dois ou três mil litros de combustível. Monoposto com o canopy do F-16. O piloto iria num MB Mk.10 ou num Aces II. Sem radar, só com um radinho VHF. Sem mísseis, só com dois canhões DEFA 554. Todo em liga de alumínio leve. Daria… Read more »

Samuel B. Pysklyvicz "Jaguar"

Um Grande Resumo. Não se fez nada. Uma enorme vergonha.

Mauricio R.

OFF TOPIC…

…pois nem o tsunamí segura essa:

Esqueçam aquela imagem do F-2, no meio do lixo daquela base aérea lavada pelo tsunamí!!!

“Tokyo has reaffirmed its plan for a 2014 first flight of its experimental Mitsubishi ATD-X Shinshin stealth demonstrator, while it also considers three fighters for its F-X requirement.”

(http://www.flightglobal.com/articles/2011/06/30/359002/first-flight-of-japanese-atd-x-likely-in-2014.html)

Grifo

No caso do item 5 em negrito ainda bem que não foi feito nada. O Brasil não tem a menor condição financeira, tecnológica e industrial de desenvolver um caça de 5a. geração. Se nem a Europa está fazendo, como é que nós vamos fazer aqui? Acho que a FAB tem que apostar no desenvolvimento do que ela mais precisa e do que o Brasil tem condições de fazer: mísseis, VANTs, um avião de transporte. Delírios como caça de 5a. geração tem que ficar só no papel da portaria mesmo. Em relação ao item 1. ao contrário tudo já foi feito,… Read more »

DrCockroach

Umas contas rapidinhas aqui, inspirado pelo video que postei semana passada em que o Cameron justificava o uso das reservas inglesas p/ os combates na Libia embora houvesse cortes no orcamento: – Reino Unido: – – Cortes de 100,000 empregos publicos em 4 anos (mas lah o setor de saude eh o terceiro maior empregador do mundo, tendo uma quantidade de medicos e enfermeiros semelhante ao que os EUA tem soldados), saude gratuita; – deficit da aposentadoria dos funcionarios publicos previsto p/ 2011; 3 bilhoes de dolares (governo propos aumento de 3% nas contribuicoes p/ diminuir o defict entre a… Read more »

Giordani RS

Povo que não Conhece a sua História está fadado a repetí-la…

Antonio M

DrCockroach disse:
1 de julho de 2011 às 5:58

Por isso quando os “anti-imperialistas” e “antiamericanistas” começam a falar em declínio de Inglaterra, EUA e em comparção com a ecnomia Chinesa e de outros “emergentes” que ironizo.

Só desce quem subiu e quando a China alcançar os padrões sociais que os “outros” alcançaram, aí sim poderão falar com certeza de ascensão e declínio.

Nick

Caro Grifo,

Será que a FAB não poderia dar uma de “joão-sem-braço” e ir avançando nessa questão? Vai encomendando algumas estudos assim sem muito alarde… fazendo contatos… alinhando os requerimentos com outros projetos… saber da capacidade financeira e tecnológica de eventuais parceiros… Enfim, criar um fato consumado, e mandar na calada da noite para a presidente assinar…hehehehe

[]’s

Antonio M

Não é “off topic” !!!!

01/07/2011 – 08h49
Jobim elogia FHC e diz que hoje tem de tolerar ‘idiotas’

O ministro Nelson Jobim (Defesa) fez um discurso ontem na homenagem ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que foi interpretado como sinal de insatisfação com sua situação no governo Dilma Rousseff.

Tem de lidar com idiotas? É alguma forma de antropofagia?! De experiementar do próprio remédio?!?!? rsrsrsrsr!!!!

Ê Brasil …….

Antonio M

Por que não sai logo de uma vez?

Deve ser porque a boquinha, o cargo são muito bons……..

Vader

“5. Iniciar estudos para o desenvolvimento de caça nacional, de 5ª geração e múltiplo emprego, em versões tripulada e não tripulada” 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 🙂 Como se não bastasse o Brasil ter um caça de 5a geração ele tem que ser nacional, múltiplo emprego, e ainda vir em duas versões, uma das quais VANT… Uma coisinha tão fácil de se fazer que nem o Tio Samuel ainda tem… 🙂 LOL… 🙂 Seria até cômico, não fosse ridículo. Essa palhaçada toda de END, PAEMB, Braço-Forte, FX2,… Read more »

DrCockroach

Antonio M disse:
1 de julho de 2011 às 10:14

Prezado Antonio M,

Hoje ou amanha o NJ deve pedir demissao, pelo menos sai com estilo 🙂

[]s!

Observador

Senhores:

É, pelo visto, com tal discurso, o nosso caro ministro “pede prá sair”.

Tinha esperança que o substituto fosse o Aldo Rebelo, um sujeito que, embora seja da patota, não tem medo de bater de frente com a turma bolchevique/revolucionária/ecochata.

Mas acho que o MinDef vai para a mão do PMDB, insaciável por novos cargos. E teremos um ministro ainda mais fraco, despreparado e desisnteressado.

Tadeu Mendes

Caro Soyuz. Sabias palavras. A mais pura verdade. Se estivesse no Brasil iria condecora-lo por bravura e honestidade. Seu comentario foi no alvo. Durante toda a sua estoria, o Brasil so deu dois grandes saltos na area militar. E corrigam me se estou errado. O primeiro foi durante a Segunda Grande Guerra. Os EUA equiparam e treinaram os militares brasileiros, tirando o pais do primitivismo belico. O segundo foi durante o governo militar, quando os ministros do EMFA. deram mais um impulso na capacidade belica e operacional das forcas armadas. Este ciclo se encerrou nos anos 80. Na minha opniao,… Read more »