O blog francês Secret Défense informou as seguintes estatísticas do Rafale em operação na Líbia:

  • 3 meses de operação ininterrupta;
  • Mais de 700 surtidas;
  • 3.800 horas de voo;
  • 5h30 de tempo médio de missão;
  • Até 28 caças Rafale engajados ao mesmo tempo;
  • Vários Rafale registraram mais de 130h de voo em um mês (um deles atingiu 140h de voo/mês);

Armas disparadas :

  • 10 scalps;
  • 182 AASM bombs;
  • 116 GBU;
  • 300 surtidas recce.
Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Justin Case

Amigos, Entre os parâmetros citados, creio que um dos mais significativos é o tempo médio de missão. Devemos considerar que, pela proximidade do TO, o tempo de missão para os aviões embarcados seja muito inferior aos da Força Aérea. Observando as distâncias a serem voadas para chegar à área de operação, dá para imaginar um tempo útil sobre a Líbia em torno de 2 horas por surtida, com mais de seis horas de voo totais para cada saída individual da Força Aérea. Dois aspectos são dignos de nota: 1.Quem já imaginou permanecer em uma missão em caça monoplace por seis… Read more »

Mauricio R.

Estatísticas da RAF, na Líbia.
Não parecem ser grande coisa.

(http://grandlogistics.blogspot.com/2011/06/some-statistics-on-royal-air-force.html)

Antonio M

Estes dados estão se tornando irrelevantes com o que estou vendo em termos de objetivos dessa guerra.

LuppusFurius

Três meses e o Gadaffi ainda está lá,;
Parabéns NATO…!!!!!!

DrCockroach

Pensamentos aleatorios: – Os pilotos do Typhoon, acompanhados pelos Tornados, tb tem tempo medio de 5.5hrs: With pilots having to fly more than 600 kilometres just to get to the Libyan coastline, the average mission to support the no-fly zone lasts five and a half hours, with some missions topping the nine-hour mark. “We are concerned about fatigue,” Joel said, adding that the constantly changing day shifts and night shifts were troubling the pilots’ sleep cycle. “Italian espresso coffee keeps us going though,” he said. http://uk.reuters.com/article/2011/06/19/uk-airshow-eurofighter-idUKTRE75I1V620110619 – A OTAN estah realmente raspando o tacho, mas sabia-se disto desde o inicio:… Read more »

DrCockroach

Segundo o Secretario de Defesa do Reino Unido a Libia custou ateh agora £ 260 milhoes, sendo £120 milhoes em custos de operacao e £140 milhoes p/ repor misseis e bombas. Mas se cair um Typhoon… E o Hague (Exterior) diz que o custo eh menor do que seria aid, consequencias geopoliticas p/ o Egito e Tunisia, etc: http://www.telegraph.co.uk/news/worldnews/africaandindianocean/libya/8593400/Cost-of-British-involvement-in-Libya-is-250m.html []s! P.S.: concordo, as operacoes na Libia deverao alterar muitas coisas, mas a OTAN realmente tem sofrido como organizacao. O primeiro que eu colocaria na reta seria a Alemanha… hey, mas jah estah, os EUA jah anunciaram a retirada de uma… Read more »

Tadeu Mendes

Sera que era essa mesma OTAN quem iria segurar os russos na Europa????

Sem a presenca e o comando dos EUA, a OTAN tem provado para o mundo, de que nao passa de uma organizacao ineficiente e desdentada.

Considerada a mais importante alianca militar do seculo XX, a OTAN esta passando vergonha na Libia; um pais de terceiro mundo, militarmente fraco e com pouca ou nenhuma experiencia de guerra.
.

Tadeu Mendes

Sera que era essa mesma OTAN quem iria segurar os russos na Europa????

Sem a presenca e o comando dos EUA, a OTAN tem provado para o mundo, de que nao passa de uma organizacao ineficiente e desdentada.

Considerada a mais importante alianca militar do seculo XX, a OTAN esta passando vergonha na Libia; um pais de terceiro mundo, militarmente fraco e com pouca ou nenhuma experiencia de guerra.
.

Wagner

Bom, para mim é até uma surpresa, eu achava que a Otan européia estava mais forte.

Ta feia a coisa…

Já posso dormir tranquilo, nada ali ameaçará a Mãe Rússia.

Não conseguiram nem deter o exército pupérrimo do Kadafi !!!

Eu bem que desconfiei, quando não ajudaram a Geórgia. Uma Koni sabem explodir, saberiam lutar contra o Moskva ??

Acho que não…

Mas que continuem pagando beeem pelo petroleo… 🙂

Mauricio R.

Wagner,

A OTAN agradece por vc e os russos estarem pensando assim!!!
Mas a realidade é bem outra:

“The Kommersant Ukraine daily newspaper, citing a secret document on Ukraine’s program with NATO for 2011, said Yanukovych sought closer ties with the bloc even more earnestly than his openly pro-Western predecessor, Viktor Yushchenko.”

“Moscow wants us to be in its orbit and pay for that, too,” a high-ranking source in the Ukrainian government told Kommersant. “It’s not us who are pulling away from Russia. It is pushing us away.”

http://www.defensenews.com/story.php?i=6880921&c=EUR&s=SEA

DrCockroach

Esta eh boa. Os jornalistas da Al Jazeera encontraram racoes da Turquia em 3 bases tomadas das tropas do Ghadaffi. Ah sim, data de fabricacao de 03/2011 (depois do embargo) e a Turquia eh membro da OTAN… Uns tentam cortar as linhas de suprimento das tropas do Ghadaffi e outros…tentam manter. Isto vai dar meleca.

http://www.youtube.com/watch?v=tLDT00jOCWc&feature=player_embedded

[]s!

P.S.: Mas o Gadhaffi irah perder, sai vivo ou morto mas sai.

juarezmartinez

Se tem ujma coisa eu eu tenho que tirar o chap éu para os Franceses é apropaganda, são fantásticos, agora se locupletar de missões onde não há opsição aérea organizada, ou ainda vinda terra me faz rir, agora vamos ver os Rafales durante muiiiito tempo na “chon” pois para fazer “comercial” estão sugando célula a moda bixo, e como dise um técnico da GE: “O pessoal de manutenção das forças engajadas vai ter muito rabalho no segundo semestre”… S´opara lembrar a FAb já efetuou missões com F 5 voanda mais de oito horas continuamente, nada que planejamento, organização e manutenção… Read more »

Baschera

Eu ia comentar a mesma coisa que o Juarez escreveu acima…..

É quase um passeio….sem oposição aérea ou AA….. é só escolher o alvo e apertar o botão.

Sds.

edcreek

Olá,

A França está fazendo o que os outros paises já fizeram, a Inglaterra, e até a Suecia já soltaram notas com o que fizeram(ficar tirando fotos), foi postado aqui mesmo no blog, mais do mesmo a pegação de pé contra os Franceses.

O importante é a disponibilidade mostrada pelo caça e o uso operacional da AASM e Scalp que ainda não tinha sido usado na pratica.

Abraços,

Antonio M

E falando no F5, o AMX também : “…Um ensaio decisivo foi realizado em agosto de 2004, quando dois deles saíram da base de Santa Maria, RS e permaneceram no ar, por mais de 10 horas ininterruptas, realizando 3 reabastecimentos em vôo. Cobriram 6.900 Km, não foram detectados e teriam destruído qualquer alvo na América Latina ou até mesmo chegado à África. ..” “…Em agosto de 1998, seis AMX do primeiro lote e 22 pilotos voaram 52 saídas de ataque em 18 missões nas duas últimas semanas da operação. Os AMX atuaram junto com os F-5E Tiger III chilenos, F-16A/B… Read more »

Soyuz

Não se deixem impressionar por dados fora de contexto. O que é mais desgastante para um piloto de combate? Voar 6 horas sobre a Líbia com oposição ar-ar nula e oposição solo-ar totalmente degradada sob a proteção das facilidades da OTAN como REVO, AWACS, C-SAR ou uma surtida de duas horas sobre o Atlantico sul em um A-4 argentino atacando navios ingleses com bombas de ferro e ameaça de Sea Harrier? Para um conflito na forma como tem sido conduzido na Líbia, se juntasemos o que melhor temos na américa do sul, F-5BR, F-16, AMX, A4AR, R-99 e por hipotese… Read more »

Wagner

Baah !! Que heresia ! A Ucrânia ficará conosco, gostem ou não, e se entrarem para a Otan, vão ter que pagar 5 X mais pelo gás… entrem para a Otan e nós os congelamos… E que tratem de nos dar de graça aquele Slava !! kkkkk ! Mas eu me referia aos desempenho dos ocidentais mesmo… é, o Kadafi, Soyuz, vc tem que ver que ainda está sendo útil. Vejam, que laboratório perfeito !! Olhem, de duas uma: 1) a Otan não quer ganhar, só treinar e se justificar 2) a Otan tá tentando ganhar mas não consegue sem… Read more »

juarezmartinez

Vem cá tchêm tu deve ter um problema de autoestima muito sério, ou tu és um russo enrustido, que história e esta de nós vamos aumentar o Gas, tu podendo hem….

Grande abraço

LuppusFurius

Algo para pensarmos….. Pois logo podem vir ajudar o Perseguido Povo Brasileiro ou alguma Nação Índigina maltratada…….Qualquer desculpa esfarrapada….. Compreendendo a guerra da Líbia O artigo abaixo é de Michael Collon (*), que já publicou vários livros sobre as estratégias da guerra dos EUA e da mídia nos conflitos precedentes. Ele apresenta uma análise global do caso líbio, bastante abrangente, citando notícias publicadas na imprensa mundial e ainda fatos históricos que demonstram as verdadeiras intenções dos ataques à Líbia, bem como a repetição do modus operandi de guerra das superpotências. Os grifos são meus. 1ª PARTE: Perguntas que é preciso… Read more »

Wagner

EXCELENTE reportagem a que vc postou Luppus, muito boa. Parabéns por te-la encontrado. Isso apenas mostra a ingenuidade daqueles que acreditam na ” democracia” norte-americana, nos ” valores da liberdade” ocidental, na ética de Washington, nos ” direitos humanos” defendidos pelo ocidente. Mostra o quão errados estão aqueles que pensam que os EUA são bonzinho,s ou que são melhores que seus inimigos. Mostra o que é a ” Liberdade” para os norte americanos. Mostra qual é a verdadeira face do unico , ultimo e grande inimigo da Liberdade, em sentido ampl, no mundo : Estados Unidos da America e seus… Read more »

Wagner

obs: o termo caezinhos seguidores refere-se a lideres como Saakashvilli, por exemplo, ou Yuchenko. Exemplos perfeitos.

juarezmartinez

Sim, claro eos russos devem ser os bonzinhos da história mundia, meu amgio manda quem pode obedece que tem medo, é assim que as coisas funciona, infelizmente….

Grande abraço

DrCockroach

Apesar de agnostico o DrCockroach irah procurar um retiro espiritual qualquer, algo Zen 🙂 Que salada para nao dizer outra coisa… O autor, Michael, em outro texto se refere ao gadhaffi como um “homem sem visao” que nunca implantou o socialismo, mas o “capitalismo de estado”. Ah sim… entao o escroto do gadhaffi agora eh apenas um “homem sem visao” que falhou no socialismo. Lembro do meu tempo de diretorio academico (uns 30 anos atras 8) ) em que alguns colegas achavam o gadhaffi (sempre com minuscula) um exemplo a ser seguido, pois se infiltrou no Exercito com o objetivo… Read more »

DrCockroach

Pilotos Franceses sobre a Libia, nao o Rafale nao aparece…

http://www.natochannel.tv/?uri=channels/381662/1385903

[]s!

Wagner

Eu não condeno a causa rebelde, a principio, eu a considero justa.

O que eu condeno é o desperdicio de vidas de ambos os lados,.

Não precisavam ter morrido tantas pessoas.

Lamentável…

DrCockroach

Prezado Wagner, Questionar o desperdicio de vidas eh sempre correto, acho legitimo, por exemplo, questionar bombardeamento de Centros de Comando e Controle. Tb acho legitimo questionar, como fez o prezado Furius, se a R2P nao poderah ser deturpada e ser usada como desculpa p/ intervencoes suspeitas, embora ataques suspeitos poderiam ser executados com ou sem a R2P, exemplos abundam. Mas, novamente, pontos legitimos p/ debate. No fim, acho que no geral estamos avancando, um pouquinho, mas avancando em questoes humanitarias, o mundo estah bem menor… No caso da Libia, talvez o gadhaffi fique sem suprimentos em alguns meses, os rebeldes… Read more »

DrCockroach

Cameron falando sobre a Libia: aos 1m46s ele comenta que os recursos sao das reservas e nao do orcamento, portanto nao haverah mais cortes na defesa.
http://www.guardian.co.uk/world/video/2011/jun/22/prime-ministers-questions-video

Esta eh a questao do FX-2: os recursos tb devem vir das reservas ( + de 330 bilhoes de dolares) atraves de dotacao especifica ao inves de dotacoes orcamentarias anuais. Mas vai explicar isto p/ o inutil util do Mantega… O problema do FX-2 eh o custo de manutencao (olho no Rafale!) mas nao de aquisicao.

[]s!

Justin Case

Amigos, boa tarde. Artigo publicado hoje em O Globo: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/07/01/empresa-francesa-que-produz-os-cacas-rafale-aposta-tudo-na-possibilidade-de-venda-ao-brasil-924820476.asp Mais que um bom negócio: Empresa francesa que produz os caças Rafale aposta tudo na possibilidade de venda ao Brasil Publicada em 01/07/2011 às 23h29m Chico Otávio, enviado especial BORDEAUX, FRANÇA – No pátio que separa as duas unidades da Dassault Aviation em Bordeaux, a bandeira do Brasil tremula ao lado da francesa. O segundo executivo na hierarquia da empresa abre um sorriso para receber o visitante. A poucos metros dali, os empregados estão montando mais seis exemplares de uma das mais poderosas e versáteis máquinas de guerra do planeta.… Read more »