Gripen NG chega a Le Bourget depois de passar por mudanças

10

O Gripen NG da Saab tocou a pista de Le Bourget na noite de segunda-feira. O seu fabricante trouxe o demonstrador para apresentá-lo a várias delegações durante os próximos dois dias.

Proveniente de Linköping, o NG ficará em exibição estática e mostrará seus novos aviônicos da Rockwell Collins no cockpit traseiro. Após passar por mudanças, o Demo voltou ao voar no último dia 19 de maio. Ainda apresentando os aviônicos comuns no assento dianteiro, a aeronave já realizou cerca de 20 voos desde então.

Oferecido ao Brasil, o NG também é utilizado para demonstrar tecnologias para a próxima versão do Gripen, caça que atualmente voa pela República Checa, Hungria, África do Sul, Suécia e Tailândia. Estocolmo tem dito que irá adquirir 10 Gripens na nova configuração caso o Brasil opte pela aeronave, enquanto a sua própria força aérea deve tomar uma decisão no próximo ano sobre seus requisitos futuros.

“O que estamos fazendo agora com a aviônica é um passo muito maior do que alcançar supercruise com o Demo”, disse Peter Nilsson, chefe da Saab, referindo-se ao trabalho de sucesso em que o Gripen ganhou a habilidade de sustentar o vôo supersônico sem uso de pós-combustor.

Após a conclusão do teste de aviônicos no final deste ano, o NG será equipado com radar Selex Galileo ES-05 Raven de varredura eletrônica ativa.

“A próxima aeronave chegará em outubro de 2013, e está sendo construída a partir do zero como um NG”, disse Nilsson. Isso trará um novo formato para a aeronave, que terá uma fuselagem mais comprida, maior envergadura e aumento das entradas de ar do motor.

FONTE: Flightglobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Poder Aéreo

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
edcreek

Olá,

Pobre Estocolmo se esperar o Brasil adquirir o Gripado.

Uma pena o projeto estar condenado, a concorrencia com os caças Norte-Americanos anda dura ultimamente com tantos caça de 2º mão em condições razoaveis de uso.

Abraços,

Antonio M

Se a delegação brasileira (caso exista!) estiver por lá, basta montarem um Gripen NG na configuração “transporte VIP” e com certeza comprarão em regime de urgência/sem licitação umas 120 unidades para o GTE ………

Paulo José

Era o tipo de caça perfeito para a FAB!O problema é que este país não é confiável para se levar a diante um projeto como o Gripen NG.Teriamos que ter mais parceiros para dividir o investimento, como está sendo feito com o nosso KC-390.Poderiamos ter um caça sem radar, como foi feito no AMX….

Abc

Paulo

Nick

Pior que tenho de concordar com o Antonio M,

Se fossem para transporte VIP, já estariam comprados.

[]’s

edcreek

Olá,
Antonio M normalmente não concordo contigo, mas nessa eu assino com o relator e reconheço firma.

Republica bananeira!!!!!!!!

Abraços,

Almeida

Taí, gostei da idéia, 120 Gripens F bipostos para o GTE! Transporte VIP supersônico! Dilma assina na mesma hora!

Almeida

“As viagens oficiais são muito longas e cansativas, com o Gripen no GTE podemos fazer campanh… digo, lançar obras em duas ou três cidades no mesmo dia.”

LuppusFurius

Antonio M você é um gênio ,”meu garoto”
Mas como diria o Grande Nelson Dim-Dim ” o F-35 é perfeito para nós, iremos criar 10 GTEs para todos os Senadores,Deputados,Ministros e ASPONES.Total 350 F-35.
Para o GTE da president”A” (eu sei que é certo mas é horrivel o som),precisa de coisa melhor vamos reviver o F-23 ,Vermelho ou Rosa……..180 tá bom….sempre é bom ter uma reserva para uma viajem inesperada para as “bases”…..
Antônio M achou a solução ……………
Aproveitando quais os números da Mega, Antônio M?????!!!!!!

Antonio M

É, temos que rir para não chorar mesmo!

Valeu pessoal…..