Já foi anunciado que os Kfir C10 da Força Aérea Colombiana foram equipados com o míssil de médio alcance Derby da Rafael. Agora começaram a aparecer fotos dos mísseis nos novos Kfir colombianos como o míssil de treinamento na asa esquerda do Kfir em primeiro plano da foto acima.

Convém lembrar que os Kfir já concorreram como caça tampão até a entrada em serviço dos novos caças escolhidos pelo programa FX2. O escolhido foi o Mirage 2000, chamado na FAB de F-2000. Será que o Kfir não seria uma escolha melhor visto que estaria equipado com aviônicos e armas de uma geração a frente do Mirage 2000, apesar da plataforma ser uma geração mais antiga?

 

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilherme Poggio

O Chavez que se cuide.

Mauricio R.

Melhor mesmo, seria substituir os M-III, pelo upgrade de F-5.
Fora isso, somente substituindo aos M-III e F-5, pelos F-16MLU ou F-18.
Como o Chile está fazendo, reduzindo a diversidade de tipos de aeronaves voadas.

Vader

Esse Kfir é feio demais… Quanto à pergunta do blog, o Mirage-2000 é muito mais avião que o Kfir. Se ele não tem armas é por causa da incompetência e falta de planejamento do governo do Brasil e da cupidez e ganância dos ______ franceses. Quanto à FAB, jamais quis nenhum dos dois. Aliás, se formos falar bem a verdade ela também jamais quis nem mesmo o Mirage III; foi forçada a tê-lo pelas condições políticas da época. De lá para cá a FAB jurou de morte os ___________ franceses, e não irá aceitar NUNCA, JAMAIS, NEVER, de bom grado,… Read more »

Giordani RS

A FAC está numa situação complicadíssima. Tem qualidade e know-how para combate à baixa altitude e com helis de alta qualidade(graças ao Tio Samuel e a EMBRAER), mas está completamente desprovido de meios e qualidades no que tange alta performance de alta altitude. Kfir +Derby não passam de alvos. A FAV surraria com a maior facilidade, até mais que a surra que a FAB levaria… É de se estranhar o porquê de ainda a FAC não possuir F-16´s re-re-re-retirados do deserto…Uai? Eu acredito que o “tampax” deveria ter sido o Kfir, pois do M IIIE para o M2000 foi um… Read more »

Grifo

Será que o Kfir não seria uma escolha melhor visto que estaria equipado com aviônicos e armas de uma geração a frente do Mirage 2000, apesar da plataforma ser uma geração mais antiga?

Boa pergunta. Mas acredito que a resposta seja negativa, considerando que os Kfir oferecidos já tinham sido retirados de operação da IAF e no estado em que estavam não compensariam serem modernizados.

edcreek

Olá,

Concordo com o Giordani RS apesar do desempenho apenas razoavel o Kfir teria mais durabilidade que o Mirage o Kfir tambem já vem com armas de novas integradas(AGM-65 Maverick, Derby, Pyton, Paveway) o que não geraria custo.

Mas agora é facil de decidir já que o FX-2 tambem foi para o espaço, até essa definição com certeza não votaria no Kfir…

Abraços,

Observador

Este Kfir parece uma mistura de Mirrage III e Super Etendard.

Feio que dói.

Creio que, se a FAB pudesse ter escolhido, ao invés do genial “nunca antes neste país”, ela teria escolhido doze F-16 usados.

Tirando pelos F-5 da FAB, os F-16 poderiam voar por uns trinta anos.

Qualidade é isto aí, e não a dos comedores de queijo mofado.

Antonio M

Observador disse:
7 de junho de 2011 às 12:33

E é mesmo um Mirage III melhorado.

Parece que devido aquele emabargo francês por causa da guerra dos seis dias, se não me engano, acabaram desenvolvendo o Kfir em cima da célula do Mirage.

Giordani RS

“Observador disse: 7 de junho de 2011 às 12:33 Este Kfir parece uma mistura de Mirrage III e Super Etendard. Feio que dói.” O Kfir é fruto de uma necessidade israelense, devidamente complicada pelo embargo(de armas PAGAS!!!!) sacana que o governo DeGaulle promoveu contra a nação judia…A necesside faz a hora. E ele é “feio” como tu escreves devido ao excelente e confiável motor J79, que é mais curto que o ATAR. Resumidamente, o Kfir é muito mais capaz que o Mirage IIIE, mas ao contrário do seu pai(sim, o Kfir é um bastardo) ele desde o início foi otimizado… Read more »

G-LOC

Eu também acho que o F-5EM seria a melhor opção para o FX tampão. Primeiro que o programa de modernização deveria ser acelerado. O F-5EM é um caça de segunda geração com avionicos e armas de quarta geração assim como o KFIR C-10. Como os F-5EM estão surrando os F-2000 com seu datalink, Derby e Python5 eu magino que o resultado seria o mesmo com o KFIR. Imagino que escolheram a pior opção para o tampão. Pelo menos o C10 viria com o radar que a FAB escolheu inicialmente para seus F-5EM. Se a FAB tivesse comprado F-16A na década… Read more »