Na foto acima, o caça chinês J-10AH da PLA Navy, perceptível pela numeração em vermelho e começando com 8.

Na foto abaixo, o J-10 da Força Aérea (PLAAF), com a numeração em amarelo.

Mais abaixo temos um protótipo do J-10B, a nova versão com DSI (diverterless supersonic intake), IRST (infra-red search and track), estabilizador vertical modificado, aletas ventrais e nariz modificado para um possível radar AESA. O primeiro voo ocorreu em dezembro de 2009 e, segundo algumas fontes, esta versão será modificada para embarcar no primeiro navio-aeródromo chinês que está nos últimos estágios de reconstrução.

Subscribe
Notify of
guest

12 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Pena que a versão naval só vai decolar de porta-aviões com sky-jump.

Senão, pelo peso máximo carregado (19.277 kg) e pelo preço cabia no opalão.

(suspiro).

Investimento nas nossas FAs? A quem estou querendo enganar?

Se o armamento não for francês e o contrato já não estiver assinado, pode esquecer.

Baschera

Apesar da PLAAF ter uma impressionante frota de mais de 2.300 jatos militares, fora os de transporte, etc…(só perde para a USAF), ela ainda tem em seus arsenais muitos J-6 (Mig-19), J-7 (Mig 21), J-8 (Su –15) …. Nos anos 70 eles começaram estudando um Mig-23 egípsio e depois com os detalhes e plantas dos Lavi, criaram o J-9 (1975/76) depois formalmente paralisado e abandonado em 1980. Nos anos 80, iniciaram uma espantosa diversificação e fabricação de novos modelos que culminaram no K-8, JF-17 (FC-1 no Paquistão) e agora no J-10 e J-20. Isto sem falar nos Su-27 e Su-30… Read more »

Almeida

Impressão minha ou o estabilizador vertical do J-10B está parecidíssimo com os dos aviões franceses, Mirage 2000 e Rafale?

De qualquer maneira, esta nova versão promete.

Renato Oliveira

Baschera, um engano mínimo de sua parte (herrar é umano rsrs), o H-6 continua sendo produzido. E faltou na sua lista o J-11, cópia não-autorizada do Flanker…

EUA e cia. que vão dando bobeira… o sono do dragão foi longo mas está terminando…

Almeida, não é impressão sua; a DSI, inclusive, é cópia do F-35. O caça é uma colcha de retalhos, com a maior parte sendo do Lavi e uma ou outra coisa de outros projetos, mas está em produção e voando bem. Enquanto isso, na República Federativa das (e dos) Bananas…

Renato Oliveira

Galante, é impressão minha ou as outras versões tem aletas ventrais tb?

Mauricio R.

“Também fabricaram (acho agora não mais…) o bombardeiro H-6…”

Há uma nova versão, H-6K, remotorizada e internamente bastante modificada.

“Impressão minha ou o estabilizador vertical do J-10B…”

Sim, o estabilizador tem uma forma mais alongada, em relação ao anterior.
Interessante o armamento, mísseis “Python 3” e “Slammer”, na realidade PL-8 e PL-12/SD-10.

O link abaixo tem mais algumas artes relativas aeronaves chinesas, algumas em serviço outras não,

(http://www.airlinebuzz.com/forums/blog.php?tag=flieger+revue&u=39)

Rodrigo

Se é grande coisa eu não sei…

Mas que é bonitinho é.

Vader

Bonitinho e ordinário… 🙂

Leonardo

Bonita ave, os caras não estão de bobeira.

Enquanto isso no Atlântico Sul, existe um gigante que está adormecido há 500 anos, e ao que parece não vai acordar tão cedo.

giordani1974

É impressão minha ou a imagem do J-10 da PLAAF armado é a mesma carga paga dos nossos super-mega-master-hiper F(orever)-5? Esses J-tudo são alvos para F-16, F-18(H e SH), F-22, F-35, M2000 e Su-35, mas a letalidade deles ao inimigo não deve ser a nave, mas sim a quantidade de naves. Acredito que o investimento que o governo chinês fez em cima do Lavi, aliado ao conhecimento de cópia dos MiG-s, tenha sido muitas e muitas vezes superior ao retorno que as naves deram, mas os frutos que vão colher serão imensamente importantes para a sua existencia Futura. Enquanto isso,… Read more »

Nick

O que se comenta na net é que o J-10 teria capacidades semelhantes à um F-16 C Block 40. Nada mal. Já o J-10 B “NG” poderia ser, quem sabe equivalente ao Block 50, e se equipado com um AESA, poderia chegar no nível do Block 60. Mas claro, tudo isso hipoteticamente falando.

Para um país que operava(opera) Mig-19/21, é um salto gigantesco.

[]’s

Marcelo Martins

Pode ser cópia do Lavi, pode ser ordinário, mas uma coisa é certa: os chineses estão fazendo alguma coisa. E nós? Não conseguimos concluir uma concorrência que se arrasta a mais de 10 anos para comprar um caça pronto!