Corte orçamentário afeta prontidão da Defesa Aérea do País

30

Primeiro, uma boa notícia:

Uma fonte confidenciou ao Poder Aéreo que o Esquadrão Pampa foi considerado a unidade de caça da FAB mais preparada para o combate. Nossos parabéns aos caçadores de Canoas!

Agora, as más:

O esquadrão seria não apenas a unidade mais preparada. Atualmente, seria o único esquadrão da primeira linha realmente em condições de combater.

Além disso, todos os esquadrões receberam uma quantidade limitada de horas para voar ao longo de 2011. Estamos em abril, e o Pampa já teria  ‘consumido’ metade das alocadas ao esquadrão. E não são muitas.

 

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Observador

Será que a boa notícia não é mera consequência da má notícia?

Ou seria o contrário? OU ainda: uma não tem relação com a outra (duvido)?

DrCockroach

“Ministro da Defesa cancela ‘licença-fome’ na Marinha”

‘Na Força Aérea, estuda-se adiar treinamentos de voo e fixar meio expediente, também como a Coluna Força Militar antecipou em março. A jornada ficaria de segunda a quinta-feira, das 13h às 17h, e às sextas, das 8h às 12h. Tal medida depende, porém, do respaldo do Ministério da Defesa.

No Exército, discute-se reduzir a incorporação de recrutas que ingressam no segundo semestre. A deste semestre não sofreu alteração ante a indefinição sobre medidas de contenção.’
http://odia.terra.com.br/portal/economia/html/2011/4/ministro_da_defesa_cancela_licenca_fome_na_marinha_158003.html

Puff!

[]s!

Grifo

Caro Galante, sem querer duvidar das suas fontes, sempre quentíssimas, mas isso aí de só o 1/14 estar em condições de combate está parecendo papo de gaúcho… 😉

O corte de horas este infelizmente é muito real, mas fazer o quê, a prioridade é pagar os franceses.

Roberto F Santana

– O Rubinho ganhou a corrida!
– E segundo lugar, quem foi?
– Não teve, só ele estava correndo.

Antonio M

Haverá corte nos voôs do GTE? Duvido !

Vader

Como bem disse o Grifo, a prioridade do Lobim é pagar os franceses…

Soyuz

Existem duas caras para as forças armadas no Brasil. A primeira é aquela do Brasil Potencia, com seus submarinos nucleares, caças de quarta geração com elevados níveis de transferência de tecnologia, incentivo a industria nacional, projetos estratégicos como o KC-390, documentos mirabolantes como a END. A segunda é mais real, navios e submarinos que não saem do porto, caças que não decolam seja porque não há dinheiro, seja porque as compras políticas tornaram sua manutenção caríssima. Uma é a ilusão que políticos pregam e tolos entusiastas acreditam. Outra é a realidade do dia a dia dos homens e mulheres que… Read more »

Rodrigo

Não é de hoje que o 14 é a mais bem treinada unidade de defesa aérea da FAB.

Avisem para os franceses que a prioridade do Jobim é pagá-los.

Nem eles acreditam mais nisto.

edcreek

Olá,

Agora a Dilminha corta a grana já programada e a culpa é dos Franceses?

Só rindo mesmo, como colocam a culpa nossa nos outros…

Abraços,

andersonrodrigues1979

Eu concordo com o edcreek, a culpa não é dos franceses e menos ainda do Ministro da Defesa acho ate que ele vem sendo muito injustiçado aqui, tenho certeza que muita coisa boa que vem acontecendo com as FA é devido ao trabalho dele, é pouco sim eu concordo mais ele pelo menos tenta, e se a Dilma esta com ele travesado é porque ele luta pelo interesse das forças armadas, porque se depende-se somente dela aposta que teria muita coisa sendo cancelada. Tenho certeza que infelizmente vamos sentir falta dele quando ele sair desse cargo e ela colocar um… Read more »

Baschera

Infelizmente, ninguém (menos os patriotas…) está nem aí….

Felizmente, nossos vizinhos do sul são “mancos”…..

Pão e circo….. sorry periferia.

Sds.

Luiz Paulo

edcreek disse: 15 de abril de 2011 às 14:10 Em nenhum momento vi alguém dizer que a culpa é dos franceses. O que se disse é que Jobim está mais preocupado e empenhado em fechar o$$ negocio$$ com os franceses do que cuidar das FAs. Simples assim. andersonrodrigues1979 disse: 15 de abril de 2011 às 14:33 No mundo da fantasia, muita coisa ta acontecendo, no mundo real muito pouca pro que deveria, infelizmente. E ele fez uma coisa que nunca na “hifstória def paif” se fez tanto. Prometer e não cumprir. A começar pelas datas. Pela intromissão e alteração do… Read more »

Mauricio R.

Ah, mas p/ o bolsa-familia, teve reajuste e p/ o salário dos nossos profícuos congressistas, tb!!!

Antonio M

NJ injustiçado? Ele é um impune isso sim!!! http://www.leieordem.com.br/nelson-jobim-a-constituicao-violentada-o-ministro-insensato-e-o-sino-sumido.html “Em outubro de 2003, o Brasil foi confrontado com um crime que, praticado 15 anos antes pelo deputado constituinte Nelson Jobim, assumiu dimensões bem mais perturbadoras ao ser revelado por um Nelson Jobim já vestindo a toga de ministro do Supremo Tribunal Federal. Com a naturalidade de quem explica por que prefere chimarrão a café, o ex-parlamentar do PMDB gaúcho confessou ter infiltrado na Constituição de 1988, cujo texto definitivo lhe coube redigir, dois artigos que não haviam sido votados, muito menos discutidos no plenário. …” Èita terra da fantasia mesmo… Read more »

Rodrigo

Luiz Paulo disse:
15 de abril de 2011 às 16:59

Você foi perfeito!

jacubao

Bom, aqui em Manaus pode-se ver os F-5M recém chegados voando praticamente todos os dias. Quando eu tiver tempo Galante, vou tirar umas fotos e te mando.
Um abração.

Grifo

Em termos de prontidão de outras forças aéreas, quando falávamos aqui que a França e outros países europeus não tinham meios de sustentar uma campanha aérea:

http://www.washingtonpost.com/world/nato-runs-short-on-some-munitions-in-libya/2011/04/15/AF3O7ElD_story.html

NATO runs short onb some munitions in Libya

Less than a month into the Libyan conflict, NATO is running short of precision bombs, highlighting the limitations of Britain, France and other European countries in sustaining even a relatively small military action over an extended period of time, according to senior NATO and U.S. officials.

Rodrigo

Eu li hoje que os franceses pediram arrego para os gringos.

E falaram que sem os Spectre e A10 a coisa não vai fluir.

DrCockroach

Prezado Grifo, Na verdade eh uma fartura da OTAN, como diria o caipira” “farta tudo”. Nao eh somente municao, mas tb pecas de reposicao e mesmo pilotos. Na materia do “Telegraph”, que postei outro dia, afirmava que apenas oito (8!) pilotos da RAF estavam treinados p/ usar o Typhoon e fazer ataques ao solo. Tb dizia que a RAF estava canibalizando outros Thypoons p/ conseguir deixar alguns operando. Mas os Ingleses tem pelo menos dois times no solo da Libia no momento. Um treinando soldados e outro aconselhando na estrategia dos rebeldes. Os ultimos dias jah demonstrou um pouco do… Read more »

DrCockroach

No inicio imaginei que, sem o assassinato do ghadaffi, haveria um provavel deadlock por muito tempo. Mas li uma materia (nao acho o link agora) que mudou um pouco minha perspectiva. Um reporter (Sky News, Telegraph??) visitou soldados do ghadaffi feridos no hospital em Misratah. Eram adolescentes entre 15-19 anos. Falaram que foram mandados p/ linha de frente no combate sem sequer saber onde estavam indo. A reporter entrevistou dois deles (um com a perna amputada). O primeiro disse que foi posto no primeiro SUV da coluna de veiculos que tentava entrar Misratah, o veiculo foi atingido por um RPG… Read more »

DrCockroach

Por falar em “fartura”, tb “farta” comunicacao/coordenacao.

O General Younis (que comanda os rebeldes;) agora reclama que a OTAN disse que poderiam avancar p/ Brega pois nao tinha ninguem no deserto, mas foram outflanked (novamente e novamente e…) pelas forcas do ghadaffi que estavam, adivinhem aonde?, no deserto… A OTAN tem a bela deculpa agora das tempestades de areia p/ nao fazer nada.

Mas, convenhamos, este General Younis estah sempre choramingando; que cara peh no s… A culpa eh dele tb. Precisa ser substituido por alguem mais preparado.

[]s!

Rodrigo

DrCockroach disse:
17 de abril de 2011 às 8:54

A OTAN está fazendo reconhecimento pelo Google Earth..

Dá nisto.

DrCockroach

Muito boa esta Rodrigo.

Mas jah que estamos no espirito, achei muito engracado o Jay Leno comentando o pedido da Franca p/ que os EUA lutassem mais, segundo ele, eh o mesmo que o Charlie Sheen dizendo p/ alguem ficar sobrio 🙂 (normalmente nao conto estas piadas, mas jah que o Jay Leno contou em rede nacional/internacional, acho que eh ok).

Video aqui, a piada sobre a Franca/OTAN/Libia eh aos 2m45s:

http://www.nbc.com/the-tonight-show/video/monologue-41411/1320618/

[]s

Ozawa

Bem…, depois da notícia abaixo, publicada hoje no O GLOBO, o 1º GAvCa já gastou mais alguns preciosos minutos de vôo neste ano. Provavelmente por alguma demonstração ou treinamento para o dia da aviação de caça que se avizinha: Manobras de caças F-5 fecham espaço aéreo e assustam moradores da Barra Plantão | Publicada em 17/04/2011 às 16h00m Sérgio Ramalho RIO – Uma série de manobras realizadas por três aviões supersônicos F-5 sobre o Itanhangá, na Barra da Tijuca, assustou moradores da região por volta das 15h. Por pelo menos três minutos o espaço aéreo na localidade ficou limitado aos… Read more »

DrCockroach

Video raro da batalha em Misratah, completamente cercada e terceira maior cidade da Libia.

http://www.france24.com/en/20110418-defiant-rebels-push-back-gaddafi-forces-misrata-libya?ns_linkname=20110418_defiant_rebels_push_back_gaddafi_forces&ns_campaign=editorial&ns_mchannel=reseaux_sociaux&ns_source=twitter&ns_fee=0

Aqui foram documentados diversos casos do uso de cluster bombs em areas residenciais pela tropas pro-ghadaffi e o hospital recebe mais civis do que soldados/rebeldes.

O Coronel dos rebeldes, no video, fala que jah faz um mes (talvez exagero) que ele deu as coordenadas p/ a OTAN e ateh agora nada… Misratah, ao contrario das outras cidades que ocorrem batalhas, nao foi evacuada e o mandato formal da ONU autoriza a protecao dos civis.

[]s!

Grifo

Aqui foram documentados diversos casos do uso de cluster bombs em areas residenciais pela tropas pro-ghadaffi e o hospital recebe mais civis do que soldados/rebeldes.

Caro DrCockRoach, qual é o problema de se usar cluster bomb? Todo mundo usa, inclusive o Brasil.

Sobre “civis”, esta é uma guerra civil. Ninguém tem carteirinha de soldado.

DrCockroach

Prezado Grifo,

Em qual bairro no Brasil o EB usou cluster bombs?

Na verdade, nem “todo mundo” usa, ou pelo se propoe a nao usar:
http://en.wikipedia.org/wiki/Convention_on_Cluster_Munitions

Certo, entao uma crianca com sharpanel na cabeca e um soldado/rebelde com uma AK47 estao todos dentro do legimito campo de batalha? Que inocentes, nao combatentes se vc quiser, serao atingidos pelos dois lados nao eh surpresa, mas quando um dos lados deliberadamente usa armamento que aumenta em muito a possibilidade de nao-combatentes serem atingidos eh muito diferente.

[]s!

Grifo

Em qual bairro no Brasil o EB usou cluster bombs? Caro DrCockroach, o Brasil fabrica, vende e usa cluster bombs. Não usamos em nenhum bairro porque não precisamos, mas se a situação se colocasse certamente poderíamos usar. E se você ler sobre a convenção vai notar que nem o Brasil, nem os EUA, nem a Líbia a assinaram e portanto ela não tem valor nenhum nos cenários que estamos tratando aqui. Você não tem como cobrar que a Líbia siga uma convenção que ela não assinou, e como brasileiro tem menos direito ainda já que nós também não assinamos. Certo,… Read more »

DrCockroach

mas se a situação se colocasse certamente poderíamos usar. Prezado Grifo, se a situacao fosse num bairro, certamente “poderiam” usar, mas na minha opiniao nao “deveriam” usar. Note que no meu primeiro post, falo sobre uso em bairro residencial. E se você ler sobre a convenção vai notar que nem o Brasil, nem os EUA, nem a Líbia a assinaram e portanto ela não tem valor nenhum nos cenários que estamos tratando aqui. Você não tem como cobrar que a Líbia siga uma convenção que ela não assinou, e como brasileiro tem menos direito ainda já que nós também não… Read more »

DrCockroach

Testemunho de um piloto do Typhoon em sua primeira missao: We were looking along one of the main supply routes in Misratah when we came across a compound with around 10 – 15 main battle tanks in. “We reported our findings to the command and control assets we work with and shortly thereafter, were cleared to engage. “At that point, we generated coordinates for the targets and dropped weapons. Each time we assessed the likely weapon effect and whether there would be any collateral damage implications. “It was a precision attack from a significant altitude. “To be honest, I was… Read more »