segunda-feira, março 8, 2021

Gripen para o Brasil

AEL recebe contrato para participar da modernização dos F-5 “jordanianos”da FAB

Destaques

Defesa aérea da Sérvia atingiu outro F-117 durante a Operation Allied Force

A história de como um jato de ataque stealth F-117 Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos foi abatido...

HENSOLDT: Sistemas antidrone e de proteção de áreas críticas e estratégicas

Nos últimos anos, a venda de drones cresceu muito no mundo. Esses objetos voadores, cada vez mais comuns em...

FAB coordena Operação Escudo Antiaéreo

Operação aconteceu de forma conjunta entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira No período...
Guilherme Poggiohttp://www.aereo.jor.br
Membro do corpo editorial da revista Forças de Defesa e sites Poder Aéreo, Poder Naval e Forças Terrestres

A Elbit Systems Ltd. anunciou hoje que a sua subsidiária no Brasil, a AEL Sistemas S.A (“AEL”) recebeu um contrato da Embraer S.A. (“Embraer Defense and Security”) para a modernização de 11 caças F-5 da FAB. A AEL é a principal subcontrata da Embraer Defense and Security, contratada do projeto. O valor do negócio é avaliado em U$85 milhões  ocorrerá ao longo do ano de 2013.

O contrato de modernização, que é uma sequência daquele ocorrido entre 2001 e 2007, incluirá serviços de engenharia e entrega de todo o sistema de equipamentos, incluindo computador de missão, displays, radar, sistemas EW, sistema de gerenciamento de armas e outros aviônicos. E também, como parte do contrato, será fornecido um simulador de voo, sobressalentes e equipamentos de apoio em solo.

FONTE:
Elbit Systems

- Advertisement -

17 Comments

Subscribe
Notify of
guest
17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vader

Barbada, conforme já anunciado há algum tempo. Diante da incapacidade e falta de vontade do(s) governo(s) federal(is) do PT em dotar a FAB dos vetores novos que ela quer e precisa, nada mais pode a Força fazer a não ser colocar em ação seu “Plano B” para equipar o GDA em 2014, data da baixa dos Mirage-2000C. E o esquadrão de caça de Manaus vai assim pra cucuia… Uma lástima, mas quem não tem cão caça com rato. Inveja do Chile. Essa sanha do PT de comprar lixo francês está acabando de acabar com as Forças Armadas. Mas cada povo… Read more »

Lobo

Vader vc. disse tudo. O quê preocupa-me é a terra arrasada que este pessoal irá deixar em 2015 ou, com nosso ” SÁBIO POVO BOLSA FAMILIA” colocá-los novamente, só larguam esta mamata em 2019.
Daí Filho, esqueça o Brasil BananaCorruPtalandia.

Mauricio R.

Bom, espero que depois deste contrato, o MD e a FAB distribuam novos projetos pelo restante da indústria.
Esse negócio de é só Elbit, já cansou.
Pois necessitamos desenvolver capacitação, não criar outra Helibrás.

Leonardo

A questão não é partidária e sim patológica, mais especificamente cancerígena, pois está enraizado nos políticos brasileiros esse eterno ressentimento com os milicos e pelo visto isso não vai mudar nunca, eles podem revezar o GF por 100 e tudo vai ficar na mesma para os militares.

Não adianta ter a ilusão que seria diferente para as FA’s se a galera do “bicão amarelo” estivesse no comando.

Nick

É triste ver isso, enquanto os F-16 MLU chegam para os Chilenos.
Será que vale a pena modernizar esses F-5 E Jordanianos?? Quantas horas de vôo restam para essas células? Que dureza….

O F-5 E mordenizado deveria ser a 2ª linha de defesa, não a única. 🙁

[]’s

Leonardo

Nick disse:

Quantas horas de vôo restam para essas células? Que dureza….

Sabe quando Nick, quando o pessoal do GF estiverem assistindo uma apresentação da FAB e um F-5 largar uma ou duas asas em pleno voo, aí eles vão começar a coçar a cabeça, mas isso ainda vai demorar, não esquenta não…….

O melhor que podemos fazer é ficar aqui esperando sentados e vendo pela Trilogia o Chile caminhar a passos largos, consolidando a cada dia a sua bem equipada força aérea como a melhor da AL.

Vader

Leonardo disse: 11 de abril de 2011 às 12:47 De fato Leonardo, não acho que seria diferente com os tucanos no poder não. Poderia até ser pior. Enquanto o Brasil não tiver no poder um partido/candidato conservador/liberal (coisa bem diferente da social-democracia dos PSDBosos) não irá haver mudança alguma para as FFAAs. Continuarão a ser apenas usadas para propaganda política e como guardas nacionais em casos de calamidade. Cada povo tem o governo que merece… Mas agora, neste momento, a responsabilidade é do PT, que está no poder há uma década (muuuuuito tempo) e não fez nada para mudar o… Read more »

Rodrigo

Leonardo disse:
11 de abril de 2011 às 12:47

Faço minhas suas palavras.

A diferença entre PSDB e PT para mim é uma só.

O PSDB pouco faz e pouco fala;
O PT pouco ou nada faz e fala muito.

cfsharm

Leonardo, você é um otimista!! RSRSRS.

Só iriam mudar, se a asa de uma das aeronaves de tranporte soltasse uma ou as duas asas… ah, esqueci… esta parte eles cuidam muito bem, pois a principal função da FAB para eles é o tranposte VIP – a defesa aérea fica por conta de São Pedro, Santa Bárbara e São Judas TAdeu ( aquele das causas impossíveis… porque Santo Expedito já jogou a toalha com o cancelamento do FX-2).

Darkman

Não modernizaria nenhum F5 e nem comprava mas nenhum deles.
Pegava os F16 A/B mesmo modernizava e partiria para o FX2 e logo depois para o FX3.
Com todo o tempo na demora da definição desse FX, daria pra fazer isso tranquilamente.

Abs.

Ivan

Darkman,

Este trem já passou.

O F-16 A/B MLU era a opção ideal para o TämpaX do FX-1, há 8 (oito) anos atrás. Agora, se a FAB tentasse algo assim, correria o riso de ficar com estes caças por mais 2 (duas) décadas.

Sds,
Ivan.

edcreek

Olá,

Como diria nossos conterranios Gaucho, Bahhhh….

Isso era esperado e lastimavel, teremos mais sucatão para voar, pelo menos por uns 5 anos….

É torçer para o companheiro Chavez, o companheiro Alan García, e Sr. Sebastián Piñera ficarem calmos, se não teremos que correr para debaixo da asa do nosso grande irmão, tenho certeza que muitos gostariam disso, mas eu não, de jeito nenhum….

Sonhamos com Rafales, NGs, e Vespões e acordamos com AMARGs do Paraguai, ops quer dizer Jordania…..

Lamentavel…..

Darkman

Sim caro Ivan, este era o risco que íamos correr, mas se querem modernizar pelo menos íamos ter mas caças de melhor qualidade.
Agora não sabemos que vai ser feito e se vão realmente modernizar como tem que ser feito pois o Fx2 já era daqui a poucos anos o Fx2 já vai estar ultrapassado e copmo ficamos ???

Rafale e F18 estaram passados mas ainda os Vespões.
Mas 30 anos parados !!!

Abs ao antigo

Ivan

Darkman,

Na época do tampão do F-X1 o risco não seria tão grande, pois havia a ilusão de novo rico, com o gastador ligado.

Mas hoje, no tampão do F-X2, o risco é enorme.

O ideal seria definir o processo, mesmo que adiasse a compra.

Optando pelo Gripen NG, o TampaX seria o Gripen A/B MLU, ou até mesmo alguns Gripen C/D estocados.

Optando pelo SuperHornet, o TampaX seria o Hornet ou mesmo alguns SuperHornets block1 com radar APG-73.

Optando pelo Rafale… bem, nesse caso é melhor ficar com o F-5M bicudo mesmo.

Abç,
Ivan. 🙂

Valdo

Já que a discursão sempre cai para a política, gregos, troianos, etc. etc…

hoje lí algo sobre o PMB (partido militar brasileiro), na qual os militares querem voltar ao poder de forma democrática, pelo voto…

Abraços co calcanhar do Brasil

Lobo

Enquanto isso……………………… a India já projeta seus UCAVs……..
E nóis de Mike..1.8 …8v……….mas com MP4…..e pneu faixa branca…

tplayer

Vejam pelo lado bom, a FAB sempre será lugar para vermos vetores velhos em estado de voo. Um verdadeiro museu.

Não vejo nenhuma liderança política no Brasil que mudaria esse panorama de sucateamento das FAs, infelizmente estamos fadados a sermos a piada militar do mundo.

Combates Aéreos

Constant Peg, o programa secreto da USAF que usava aviões russos para treinamento

A Força Aérea dos EUA revelou em 2006 uma parte da complexa série de programas que obtiveram, testaram e...
- Advertisement -
- Advertisement -