Um caça F-22 Raptor da USAF voou com sucesso em velocidade de supercruzeiro (acima de Mach 1 sem pós-combustor) com um combustível contendo uma mistura de JP-8 com biocombustível derivado de uma camélia na proporção 50/50 . A informação foi divulgada pela USAF no último dia 22 de março.

O voo, ocorrido no dia 18 de março, foi precedido de testes conduzidos no solo por membros do 411th Flight Test Squadron. A USAF selecionou o F-22 como a aeronave que testará o bioconbustível que será utilizado em todos os demais caças do seu inventário.

O Raptor realizou diversas manobras incluindo o ‘supercruise’ a 40.000 pés, atingindo a velocidade máxima de Mach 1,5.

O fluido sintético derivado da camélia pertence à classe de biocombustíveis hidroprocessados, conhecidos como “hydrotreated renewable jet” ou HRJ. Combustíveis HRJ podem ter origem em diversos tipos de plantas e de gordura animal.

Autoridades da USAF certificaram no último mês de fevereiro toda a frota de transportes C-17 Globemaster III para uso de biocombustíveis tipo HJR.

FONTE: Base Aérea de Edwards

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
André

Haveria mercado, para esse fim, com relação ao etanol brasileiro?

Vader

Os EUA perceberam que atualmente são terrivelmente dependentes do petróleo, e estão investindo cada vez mais em combustíveis renováveis, para diminuir tal dependência quanto a seu inventário de armas. Isso é apenas o começo: o petróleo está com os dias contados nas FFAAS daquela nação. No futuro teremos de M1 Abrams a foguetes a biocombustível. Para o Brasil, essa é uma oportunidade imperdível. Se soubermos fazer as coisas corretamente, e nos aliarmos de fato com os gringos, isso significa basicamente uma montanha (e é uma SENHORA MONTANHA) de dinheiro. No aspecto nosso interno um Super Hornet (por exemplo) movido a… Read more »

Antonio M

Se pudesse utilizar o biodiesel a base da mamona, que nasce até em concreto, seria ótimo.

Mas creio também que volte o uso de “agentes laranja” para atacar plantações, similar ao atacar plataformas/refinarias de petróleo ……

Justin Case

Amigos, Os motores a jato, pelo seu princípio de funcionamento, são “flex” quase que por natureza. A maioria deles já “nasceu” homologada para operar com vários tipos de querosene e até com gasolina de aviação. O fato de ter sempre o ar com uma taxa de compressão estável, chama sempre acesa e usar bicos injetores facilita muito a tarefa. É só questão de achar uma regulagem adequada. Já para motores a pistão, o esforço tecnológico deve ser muito mais alto, pois é provável que seja necessário alterar as suas características mecânicas. Por isso poucas notícias existem sobre motores flex a… Read more »

Vader

Justin Case disse:
2 de abril de 2011 às 12:47

“Havia uma experiência de motor a álcool aqui no Brasil, mas nada ouvi quanto a outros tipos de combustível.”

Se não me engano tinha um “Ipanema” que voava a etanol.

Abs.

Rodrigo

O conceito Flex é funcionar sem alterações com mais de um combustível em qualquer proporção.

Se para cada combustível forem ter que alterar todas as trocentas câmaras de combustão de cada motor fica inviável.

O Brasil, segue se esforçando para ficar defasado em uma tecnologia que teve o seu maior sucesso aqui.

Aqui desenvolveu-se o combustível, mas os motores continuam estrangeiros e o Pró-alcool tem quase a minha idade!

A lição continuou sem ser aprendida e agora os motores Flex, as duas FCUs mais utilizadas do Brasil vem da Itália e EUA…

joseboscojr

Muito legal essa iniciativa da USAF em tornar seus F-22 mais ecológicos.
Como diz o velho e “sábio” Paulo Maluf: “estupra mas não mata”.
Não é porque um F-22 vai meter um míssil na sua cara que ele tem que consumir combustíveis não renováveis.
Rsrsssss

asbueno

Tenho um amigo, doutor pela EESC-USP, cuja vida acadêmica é dedicada a pesquisa de motores movidos a biocombustíveis. Sobre o Ipanema, a EMBRAER, segundo ele, teria feito uma “gambiarra”. Eu entendi, que a empresa não quis gastar dinheiro para fazer algo realmente bom, no estado da arte. Afinal quem é o concorrente do Ipanema. Mas seria importantíssimo para a aviação geral. Em um determinado momento a avgas estava em torno de R$5,00 e o álcool R$1,00. Mesmo hoje valeria a pena. O custo da hora de voo cairia e, para os aeroclubes, seria um grande impulso. O problema seria converter… Read more »

Observador

Senhores, Os EUA sempre estão pensando décadas á frente. Ao contrário de alguns sonhadores, eles não estão se preparando para um mundo sem petróleo, mas um mundo em que a matriz energética tem várias fontes, e o petróleo é apenas uma delas. O futuro é da energia elétrica, não importando muito como será gerada, se em termoelétricas à gás ou carvão, hidroelétricas, usinas eólicas, usinas termosolares (fotovoltaicas são uma piada) ou usinas nucleares. Só um dado para ser ruminado por todos nós: se a China manter o ritmo de crescimento pelos próximos vinte anos, ela vai consumir o que o… Read more »