Ghardabiya antes e depois do B-2

6

As duas imagens acima mostram as instalações militares da Base Aérea de Ghardabiya, nos arredores do aeroporto de Sirte. Os hangares protegidos (HAS) foram destruídos por JDAMS (ou possivelmente GBU-31/B) lançadas por três B-2 nos primeiros momentos do ataque contra instalações militares líbias no dia 25 de março.

Em conjunto com os ataques dos B-2 também foram lançados TLAM a partir de unidades navais.

Publicidade

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato Oliveira

Precisão fenomenal, base inutilizável pelos próprios aviões. Dá-lhe B-2 + JDAM!

joseboscojr

Bem, a GBU-31 é uma JDAM e não “ou”.
Rssss

Rodrigo

Deve ser o terror, só saber do ataque quando começam as explosões e totalmente desmoralizante saber que o atacante já está muito longe.

tplayer

Coisa linda o poder do B-2.

joseboscojr

Sem falar que um B-2 pode atacar os 16 hangares ao mesmo tempo com 16 GBU-31 de 1 T cada. O CEP (erro circular provável) de 3 a 6 metros não faz diferença já que a bomba irá cair em algum ponto dentro de uma área de 30 a 150 m2, e um hangar como esse ocupa pelo menos uns 300 m2. Armas guiadas por GPS estão tão precisas que hoje praticamente não há necessidade de um sistema de orientação terminal contra alvos fixos. Laser, TV, IIR, MMW, Ladar, etc, só são fundamentais contra alvos móveis na maioria das vezes.… Read more »

joseboscojr

Um programa chamado DAMASK foi completado e visava dotar a JDAM de um seeker IIR (formação de imagem térmica) com capacidade ATA (aquisição automática de alvos), sem intervenção humana (mas com um data-link opcional se o fator humano for julgado importante). Esse sistema poderia refinar a precisão de uma JDAM (como faz a AASM-IR) para nível submétrico contra alvos fixo e seria uma boa alternativa contra alvos móveis. Fato é que não houve ainda interesse por parte dos americanos em adquirir o sistema e ele não foi encomendado, muito provavelmente porque já está operacional a JSOW-C que conta com estes… Read more »